As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!

Já dizia um provérbio muito antigo: “Não se pode agradar a gregos e troianos”. E é exatamente o que acontece no nosso cotidiano, e não seria diferente no dia do nosso casamento. Por mais que nos esforcemos em preparar a festa perfeita, sempre haverá algum convidado insatisfeito com algo, afinal, é impossível agradar a todo o mundo.

12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos

Ronald Barrós
Foto: Ronald Barros

Isto não acontece só na sua recepção, acontece em todas as festas, por mais esforço que se faça. Mas se soubermos com antecedência quais são as 10 queixas mais comuns dos convidados de casamento, mais preparados estaremos para evitar, ao menos algumas delas.

1. Cerimônia religiosa muito longa

Está claro que existem diferentes tipos de religiões e cultos, mas no dia do seu casamento é importante que o tempo seja o justo, nem mais, nem menos. É fundamental criar um programa com o seu wedding planner e com a pessoa que oficializará a cerimônia. O ideal é uma cerimônia breve, resumida, que conte com todos os passos indispensáveis para que seja emocionante e não canse. Deixar um “gostinho de quero mais” nos convidados é simplesmente perfeito.

10 tradições de casamento em 10 países diferentes: estranhas ou incríveis?

Foto: The Nichols

2. O local escolhido

Não adianta você querer casar ao ar livre se é temporada de chuva ou de frio. Escolher o local do casamento de acordo com a estação do ano, com o número de convidados e com o estilo da festa que você idealiza é fundamental. Os convidados devem estar cômodos todo o tempo e o lugar é importantíssimo.

3. Demora excessiva

Claro que a noiva deve se deixar esperar, afinal ela é a grande protagonista do dia e não vai querer chegar antes dos convidados. Mas cuidado com o tempo, afinal os convidados também passaram o dia entre maquiagem, cabelo e preparativos para estarem lindos e radiantes no dia do seu casamento, e esperar demais, no lugar de criar a expectativa da chegada da noiva, pode deixar os convidados inclusive, mal-humorados.

10 dicas para ser a noiva mais deslumbrante no seu grande dia!

Shea Christine Photography (Danielle & Christian)
Foto: Shea Christine Photography (Danielle & Christian)

 4. Tempo de espera entre a cerimônia e a recepção

Ao final da cerimônia, depois da fila de beijos e abraços, você ainda terá que ficar um tempo, para fotos com a família e para organizar o deslocamento à recepção. Certifique-se que todos os convidados se dirijam diretamente à recepção, sem muita espera. Lembre-se que você, com tanta adrenalina, pode não sentir nem fome, nem sede, mas os seus convidados estarão provavelmente sedentos e com alguma fome. Se, ao chegar ao local da recepção, eles encontrarem aperitivos e bebidas frescas, melhor ainda, afinal todos os noivos querem que seu casamento seja original, divertido e inesquecível para todos os convidados.

5. Mesas mal organizadas

Este ponto é importantíssimo, você não vai querer sentar o seu chefe ao lado da sua melhor amiga! Organizar bem as mesas é fundamental para que a festa seja alegre e descontraída, por este motivo, faça uma lista detalhada de quem senta com quem e estarão todos contentes!

Família com família, amigos com amigos, colegas de trabalho com colegas de trabalho. Não adianta querer misturar um pouquinho para criar novos laços de amizade, deixe isto para a pista de dança!

5 motivos para seu noivado NÃO durar muito tempo

Foto: Catherine Mead Photography

6. Falta de atenção dos noivos

Esta é uma das maiores reclamações por parte dos convidados! Claro que você tem amigos mais e menos íntimos, mas no dia do seu casamento você terá que dar uma atenção especial à todos, agradecer a presença e fazer uma foto com todos eles. Uma boa alternativa é você fazer o passeio entre as mesas de todos depois do jantar, agradecer, fazer a foto e depois relaxar!

7. Algum convidado imprudente

Uma festa de casamento é sempre divertida, justamente por reunir pessoas com diferentes interesses, personalidades e o melhor: todas misturadas e juntas em um só lugar.

Foto: Hillary Maybery

São festas heterogêneas e contam com todo tipo de gente, mas convenhamos, Peter Sellers no filme Um Convidado bem Trapalhão (The Party, em inglês) está engraçadíssimo e arranca risadas durante todo o filme, mas não no SEU casamento! Certifique-se de que nenhum convidado beba além da conta e possa vir a atrapalhar o bom andamento da festa. Parece mentira, mas é algo que ocorre em muitas celebrações de casamento.

8. Serviço que deixa a desejar!

Este é outro ponto crucial. Os responsáveis pelo buffet, bebidas e serviço de bar para casamentos devem ser experientes e devem estar treinados para prestar um serviço simplesmente perfeito, sem nenhum problema. Além de profissionalismo, eles devem ser simpáticos, cordiais e prestativos, pois se trata de uma festa e todos devem estar felizes, incluindo o pessoal que está trabalhando.

9. Buffet com poucas opções

É óbvio que você não poderá satisfazer os gostos de todos, mas quantas mais opções, melhor. Não esqueça de incluir uma opção vegetariana/vegan, uma para celíacos, outra para diabéticos e se há muitas crianças, um menu infantil. Imagine a carinha de felicidade da sua tia diabética quando você disser: “tia, estes docinhos lindos são sem açúcar”! Ou quando o seu amigo vegan tenha um prato apetitoso e pensado só para ele, na sua frente. Um mimo que eles recordarão para sempre.

Foto: Lacie Hansen

10. Música desanimada

Ok, você ama música clássica, mas no dia do seu casamento a música deve ser animada porque o tempo em que os convidados passam na pista de dança é o termômetro do sucesso da sua festa: quanto mais tempo, melhor festa!  Aqui sim, você pode contratar uma banda e um dj e exigir: “Você tem que agradar a todos os gregos e a todos os troianos, está em suas mãos”. E eles poderão, com certeza!

Se você quer que tudo saia perfeito no dia da sua festa de casamento, conte com o serviço primordial de uma assessoria. Encontre aqui no Guia do Zankyou, os melhores assessores de casamento do país. Você é uma noiva eco-friendly e tem talento para manualidades? Então este artigo é para você: 6 ideias handmade com estilo para um casamento 100% personalizado.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Comentários (16)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

11 coisas que você precisa saber do seu estilista de vestido de noiva
11 coisas que você precisa saber do seu estilista de vestido de noiva
Chegou o momento: hora de fazer sua primeira visita a uma loja de vestidos de noiva. As expectativas são altas e você já sabe que poucas noivas, encontram o vestido sonhado de primeira. Descubra tudo que você deve saber na hora de começar a caça do seu vestido de noiva perfeito!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
A escolha do vestido de noiva: que tarefa mais prazerosa e difícil ao mesmo tempo... Se você mora no Rio de Janeiro vai ficar muito mais fácil com esta seleção das melhores lojas que o Zankyou fez para você!
Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Escolhido o vestido é hora de começar a pensar nos acessórios do grande dia. Nesta matéria, recompilamos as principais ideia da estilista Carol Hungria sobre como escolher os acessórios para noivas. Escolha e acerte!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações