10 erros que madrinhas e convidadas devem evitar ao compor um look de casamento!

10 erros que madrinhas e convidadas devem evitar ao compor um look de casamento!

Especialistas no tema dão dicas para você fazer sucesso, mas sem exagerar nas escolhas nem ofuscar o brilho da noiva no grande dia.

  • Convidados
  • Conselhos

Você foi convidada para um casamento e está ansiosa para encontrar o modelo perfeito que vai arrasar nos cliques que serão publicados nas redes sociais? Nós entendemos sua euforia, mas antes de focar apenas nas novas tendências que tal descobrir quais são os 10 erros que madrinhas e convidadas devem evitar ao compor um look de casamento?

Especialistas dão dicas para você fazer sucesso na festa de casamento de seus amigos ou familiares, mas sem exagerar nas escolhas nem ofuscar o brilho da noiva no grande dia. Confira os conselhos de Rosana Negrão, proprietária do Rosana Negrão Atelier, e Fabi Piasentin, consultora de imagem e estilo.

Madrinha & Convidada: inspirações de vestidos de festa e acessórios

salvarFoto: Encarnación Campanario
Foto: Encarnación Campanario Zankyou Espanha

1. Não seguir as recomendações da noiva

Na opinião da consultora de imagem e estilo Fabi Piasentin, o maior erro das madrinhas e das convidadas é não seguir a recomendação da noiva. É fundamental seguir as orientações da roupa que deve ser usada no dia – cores, modelos etc. – adequando o look para o horário da cerimônia. É extremamente deselegante ir ou muito arrumada para o horário ou ‘desleixada'”, diz Fabi. 

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Reflita sobre o estilo da festa. Se a celebração acontecer na praia ou campo, por exemplo, evite vestidos de cores fortes, extremamente bordados ou com excesso de brilho. Mesmo que a festa aconteça à noite, avalie se o local e estilo da festa comportam um look hollywoodiano. Observe o que o convite diz a respeito do traje

Como conseguir um look de madrinha perfeito: 7 dicas para acertar sempre!

salvar
Foto: La Más Mona

2. Cair na tentação dos modismos

“Como você vai se sentir vendo as fotos desse casamento daqui a alguns anos?” Esta é a pergunta feita por Fabi Piasentin às suas clientes. Por isso, antes de cair na tentação dos modismos – como um novo modelo de vestido que está bombando nas novelas ou então as duas peças “cropped” (aquela que deixa a barriga à mostra) – lembre-se que a maioria das cerimônias pede uma produção clássica. “Não significa que o look deva ser careta, afinal de contas, o mais importante é que a pessoa se sinta bem na roupa que estiver usando”, diz a consultora.

No entanto, pense em como você vai se sentir, no futuro, ao se ver usando determinadas peças. “Vai se sentir confortável com a barriga de fora, com essa determinada estampa, brilho ou cor? E a maquiagem? Vai gostar de se ver gótica suave? Lembre-se que você está lá para compartilhar um momento importante de amigos e não para roubar a atenção deles. Para quem deseja usar algo tendência, o ideal é pegar apenas um item que está na moda e acrescentá-lo ao look. Assim você fica atual na medida certa”, recomenda Fabi Piasentin.

salvarFoto: Click10
Foto: Click10

3. Exagerar nos acessórios 

Alguns acessórios são de uso exclusivos da noiva. Tiaras e outros acessórios para cabelos entram nessa lista. “Para madrinhas e convidadas que querem usar alguma peça no cabelo, sugiro que ela coloque algo bem discreto para não concorrer com o penteado da noiva: pode ser um ponto de luz como a pérola, por exemplo”, indica a joalheira Rosana Negrão, proprietária do Rosana Negrão Atelier.

No passado, também se usava bastante a combinação de anel, pulseira e colar. Mas a moda atual pede algo mais clean. Portanto, se você já está usando um vestido bordado com um lindo corte, precisa tomar cuidado com os acessórios que complementarão a composição. “Um vestido bordado, por exemplo, já é uma joia. Não necessita de um colar no pescoço. Você pode escolher um brinco longo, mas pode descartar pulseira e anel”, afirma Rosana Negrão.

Veja os 8 erros que você não deve cometer ao escolher os acessórios para ir a um casamento!

salvarFoto: Freepik.
Foto: Freepik.

4. Calçado em desacordo com local

Certifique-se do local onde serão realizadas a cerimônia e a festa do casamento em questão. Se uma das etapas da celebração acontecerá na praia ou no campo, fique atenta ao tipo de calçado que você usará. “Não faz sentido uma madrinha caminhar até o altar com o salto fino de seu sapato entrando na grama ou na areia. Um salto mais baixo ou mais grosso vai ajudá-la a ficar muito mais elegante e a andar com mais conforto!”, diz Rosana Negrão.

Sapatos para madrinhas e convidadas 2017: modelos e cores espetaculares!

salvarFoto: Blanco y Caramelo Photography
Foto: Blanco y Caramelo Photography

5. Vestido branco

Moças, vestido branco é SEMPRE da noiva. Sempre, sempre e sempre! A menos que ela peça que todos os convidados vistam branco, o que é exceção. Não contrariem esta regra nem em pensamento!

6. Vestido nude

O vestido nude é o novo vestido branco. “Hoje está em alta a noiva usar um vestido nude ou pérola claro. Então, não dá para a madrinha ou a convidada escolher essa cor, mesmo que sejam cores mais escuras. Afinal de contas, são tons muito parecidos com as da noiva. Vamos respeitar o nude também como uma cor da noiva!”, considera Rosana Negrão.

Como escolher o vestido de festa para um casamento de dia: dicas de uma expert!

salvarFoto: Nyx Style
Foto: Nyx Style

7. Vestido com cauda longa

A cauda também é da noiva? Sim, é! Mesmo que seu vestido seja colorido ou um modelo completamente diferente de um vestido de noiva, deixe esse luxo para a mulher que está se casando. O dia é dela!

“De repente, a madrinha pensa assim: eu quero entrar na nave, naquela passarela, com uma cauda maravilhosa para meu vestido… Sim, é realmente lindo uma sereia com uma cauda deslumbrante. Mas esse requinte é da noiva. Então, madrinhas e convidadas, também vamos cortar a cauda!”, comenta Rosana Negrão.

salvarFoto: Lechuga y Ruiz
Foto: Lechuga y Ruiz

8. Pulseira ou bracelete com fecho aberto

Você nem imagina, mas pulseiras e braceletes com fechos abertos podem causar incidentes constrangedores. “No dia do meu casamento, o gancho da pulseira de uma convidada prendeu na renda do meu vestido e não soltava de jeito algum. Foi muito chato!”, recorda a joalheira Rosana Negrão. “Sempre digo para as madrinhas tomarem cuidado com a peça que usarão no braço, pois ela pode prender no vestido dela ou da noiva. Aliás, vestido bordado não combina com esse tipo de pulseira!”, completa.

salvarFoto: Andrea Medrano
Foto: Andrea Medrano

9. Maquiagem forte

Se você usar uma maquiagem natural e leve vai acertar no look, seja durante o dia ou à noite, na praia, no campo ou no castelo. Mas se você quer flertar com o perigo e optar por uma maquiagem carregada, tem uma probabilidade maior de errar. Tome cuidado ao escolher a maquiagem que usará, converse com uma profissional e faça uma escolha que combine com o estilo da festa e valorize sua beleza.

Como escolher a maquiagem e o penteado das madrinhas e convidadas negras: Dicas TOP!

salvarFoto: Jesús Lara
Foto: Jesús Lara

10. Chapéu fora do contexto

Chapéus são lindos e nós amamos, mas ele é perfeito para casamentos no campo. Se a cerimônia for clássica, realizada à noite, evite esse item. Ele precisa fazer parte do contexto do local e do horário“, avisa Rosana Negrão.

salvarFoto: Alejandro Bergado
Foto: Alejandro Bergado

Agora que você já sabe o que não fazer na hora de montar seu look, confira nosso miniguia de estilo para casais de convidados: 7 dicas lindas para combinar os looks! Veja também como escolher o vestido das madrinhas de acordo com seu tipo de corpo: dicas para acertar!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Rosana Negrão Atelier Acessórios para cabelo