10 passos a seguir ao fazer sua famosa e às vezes, polêmica: lista de convidados de casamento

Decidiram se casar e chegou a hora de fazer a lista de quem irá convidar para o grande dia! Mas afinal, como fazer a lista de convidados sem sofrer? E em seguida, como gerenciar a sua lista sem stress? Foi pensando nisso, que listei 10 passos a seguir quando o assunto é a famosa e polêmica lista de convidados do seu casamento!

Foto: Chris Yeo Photography

1. Local escolhido influencia a sua lista

Antes, tenham em mente a escolha do local do seu casamento onde serão realizadas a cerimônia e a recepção. É importante por conta do espaço, para quantas pessoas é recomendado, afinal todos os convidados precisam estar bem acomodados tanto na igreja, quanto na festa.

2. Não esqueça ninguém

Primeiro faça uma lista gigantesca, completa. Pensem em listas separadamente (noivo e noiva) comecem listando os avós, tios, primos e assim sucessivamente, até a família acabar. Depois iniciem os amigos da escola, da faculdade, do trabalho, do clube e os vizinhos. Este é o momento ideal para conversar com os pais sobre quem são as pessoas que eles pretendem convidar para a festa. Lembrando que a lista de casamento deve conter as pessoas que fizeram parte da história dos noivos, já que a festa é para celebrar a união deles.

Foto: Chris Yeo Photography

3. Defina as regras do jogo antes dele começar

Hoje em dia, alguns noivos demoram mais para se casarem, e por já estarem estabilizados financeiramente, eles mesmo acabam arcando com os gastos. Neste caso 50% é da Noiva e 50% do Noivo. Para quem segue a tradição dos pais pagando a festa, sejam justos, eles também têm “direitos”. Tanto de convidar pessoas, quanto de dar “pitacos”. Portanto, defina as regras do jogo. Não tem erro!

4. Faça uma tabela

Com as seguintes infos a serem preenchidas: origem, pronome de tratamento, número de convidados, nome do convidado, cônjuge/acompanhante, endereço, telefone/email, RSVP. Quanto mais informações você tiver, mais facilmente realizará os cortes de convidados.

5. Classificação dos grupos

Pinte cada grupo de uma cor diferente, para facilitar sua visualização: na parte “origem”, classifique em família, amigos da escola noivo/noiva, amigos da faculdade, etc.

6. Cortes

Infelizmente alguns serão cortados. A melhor dica é: corte grupos inteiros. Convidar um, e não convidar outro, acaba sempre deixando alguém chateado. Se isto não for possível, entregue o convite para o convidado fora do ambiente daquele grupo e avise-o que ele foi o único convidado, por conta de uma lista reduzida.

7. Faltas

Em geral, a porcentagem de convidados que não comparecem à recepção pode chegar até a 20% da sua lista inicial. Mesmo após o RSVP (confirmação de convidados feita por email ou telefone) pode ocorrer uma ausência de cerca de 10% dos convidados, por conta de imprevistos e doenças.

8. Não sintam-se culpados pelas escolhas

O casamento é o momento para partilhar com quem mais se ama e com as pessoas com as quais vocês convivem. Se você não conversa com uma pessoa há alguns anos, ela já não faz parte do seu círculo de amizades, e apesar do carinho que você tem por ela, você não tem obrigação de convidar. Relaxe! Todos passam por isso!

Saiba mais sobre “Phatt Design”
Foto: Phatt Design

9. Convites

Com a lista prontinha em mãos, é hora da entrega dos convites. Com quanto tempo distribuir os convites? Todos os convidados devem receber os convites com pelo menos 30 dias de antecedência ao evento. Se os convidados forem de outros estados, entregue com 60 dias de antecedência, para que eles possam organizar suas agendas com calma. Para convidados de outros países, é preciso entregar com pelo menos 90 dias de antecedência.

10. RSVP

RSVP significa Répondez S’il Vous Plaît, expressão que veio do francês e quer dizer: responda por favor, ou seja, ligue para o telefone que está indicado no convite e confirme a sua presença. Nem todas as noivas optam por fazer o RSVP, mas é importante realizar, afinal, pode evitar o desperdício de comidas e bebidas, e o valor que você pagará por convidado.

Está em busca de fornecedores para seu casamento? Confira o guia do Zankyou!

Colunista

Fernanda Barni é blogueira no OMG I´m engaged 

 

Você é especilalista em casamento e quer ser colunista do Zankyou? Entre em contato!

Deixe seu comentário

Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Como escolher os acessórios para noivas: Carol Hungria responde!
Escolhido o vestido é hora de começar a pensar nos acessórios do grande dia. Nesta matéria, recompilamos as principais ideia da estilista Carol Hungria sobre como escolher os acessórios para noivas. Escolha e acerte!
Foto Divulgação Cymbeline
As 10 melhores lojas de vestidos de noiva de São Paulo: exclusividade total!
Uma loja de vestidos de noiva PERFEITA deve apresentar as melhoras marcas e assessorar a noiva em tudo o que ela necessita. Selecionamos as 10 melhores lojas de vestidos de noiva de São Paulo onde você vai encontrar luxo e exclusividade total. Confira!
Vestidos de noiva 2016: TODAS as tendências!
Vestidos de noiva 2016: TODAS as tendências!
Todas as tendências em vestidos de noiva 2016! Decotes ilusão e efeito TATTOO marcam um ano que chega com muita versatilidade e estilo!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações