X

Como organizar um casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

Vocês decidiram casar e agora não sabem por onde começar? Fiquem tranquilos, pois daremos uma mãozinha neste guia completo mostrando como organizar um casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

Estão com pressa? Saiba que é possível fazer um casamento em 4 meses: guia completo!

Saiba mais sobre “Layla Eloá Fotografias”
Foto: Layla Eloá Fotografias

12 meses antes do casamento

1. Vislumbrem seu casamento. Vocês imaginam casar apenas no civil ou no religioso também? Imaginam uma cerimônia na igreja e a recepção em outro local? Ou pretendem fazer tudo no mesmo lugar? Sonham com um casamento ao ar livre? Têm um perfil tradicional ou preferem fazer uma celebração personalizada? Qual será o estilo do casamento: clássico, moderno, rústico, vintage, boho chic… Lembrem-se que esta escolha deve refletir a personalidade do casal, não apenas a de um dos dois. Pretendem convidar todos os amigos ou só as pessoas mais próximas?

2. Elaborem um plano orçamentário para o casamento: quanto dinheiro vocês querem gastar e o valor destinado a cada coisa.

3. Montem sua “equipe de planejamento”. Considerem a contratação de uma assessoria de casamento.

4. Escolham uma data e horário. Selecionem várias opções e, em seguida, verifiquem a disponibilidade de seus convidados essenciais, oficiantes e locais desejados antes de tomar a decisão final.

Saiba mais sobre “LoveShake”
Foto: LoveShake

5. Comecem a planejar a lista de convidados.

6. Pesquisem e reservem os locais da cerimônia e recepção. Não deixem de levar em conta o estilo do casamento e o período do ano em que ele será realizado. Se o local dos sonhos for muito concorrido, não percam tempo confabulando. Reservem o quanto antes! Aproveitem para obter informações quanto aos outros serviços oferecidos pelo espaço e se trabalham apenas com fornecedores próprios. Tenham sempre em mãos o contato do responsável pelo local do casamento, para que esta pessoa possa esclarecer dúvidas a qualquer momento.

7. Anunciem o casamento aos familiares e amigos, fazendo um convite informal.

8. Escolham os padrinhos, madrinhas, testemunhas do civil, daminhas e pajens; e claro, perguntem se estão todos dispostos a participar deste momento da vida do casal.

Lista de convidados do casamento: como administrar a sua e a dos seus pais sem perder o humor!

Foto: Dawid Zielinski

8 a 10 meses antes do casamento

9. Noiva: Pesquise, experimente e encomende o seu vestido de noiva. Decida o modelo com tempo suficiente para fazer todas as provas e reparos de última hora. O vestido deve ser ajustado até quatro semanas antes do casamento. A maioria das noivas ganha um ou dois quilos antes do casamento, mas existem as que perdem peso também. Atenção: Se a noiva vai casar grávida o último ajuste deve ser feito mais próximo do casamento, pois o corpo da gestante muda rapidamente.

10. Comecem a pensar no cardápio da recepção.

11. Comecem a pesquisar referências e idealizar sua decoração floral e seu buquê de noiva. Decidam como será a decoração do local da cerimônia e da festa e contratem uma empresa especializada. Reservem também o fornecedor de flores e buquê.

12. Decidam que tipo de entretenimento desejam para a festa: uma banda acústica para o jantar e um super show animado na pista de dança? Apenas um DJ, ou todas as alternativas?

13. Pesquisem, entrevistem e reservem os fornecedores de foto e vídeo, músicos e DJ. Conversem com todos eles sobre as suas referências e expectativas.

Saiba mais sobre “Marcelo Andrade”
Foto: Marcelo Andrade

14. Façam cotações e reservem acomodações para os convidados de fora da cidade.

15. Entrem em contato com empresas de locação (tenda, mobiliário etc.) caso fique sob a sua responsabilidade alugar algo para a cerimônia ou recepção.

16. Registrem-se em sites para montar a lista de presentes. Para os casais que já vivem juntos e estão perfeitamente equipados – e que, provavelmente, irão preferir ganhar dinheiro ao invés de utensílios – o Zankyou desenvolveu a solução perfeita para sua lista de casamento online, onde é possível reverter todo o valor recebido em dinheiro.

17. Opcional: Pesquisem uma apólice de seguros de casamento para proteger seus investimentos caso surja algum imprevisto.

Consulte nosso guia completo para fugir de roubadas na hora de escolher os fornecedores do casamento!

Foto: Dawid Zielinski

6 a 8 meses antes do casamento

18. Contratem os músicos da cerimônia.

19. Encomendem os vestidos das madrinhasdaminhas e pajens.

20. Comecem a planejar a lua de mel. Quanto mais cedo, mais fácil conseguir reservas para o destino desejado pelo casal, maiores os descontos e parcelamentos nos valores e mais tranquilidade na hora de relaxar depois de toda a agitação que os noivos terão vivenciado. Definam quando pretendem sair para a lua de mel, pesquisem e decidam os destinos. Vocês podem contar com a ajuda da lista de casamento do Zankyou onde você pode determinar cotas para Lua de Mel como presente de casamento.

21. Dependendo do destino escolhido para a lua de mel, preparem-se para eventuais burocracias. Verifiquem a validade dos passaportes e, se necessário, deem entrada nos trâmites para a retirada de visto.

Saiba mais sobre “Rafael Porto Fotografia”
Foto: Rafael Porto Fotografia

22. Enviem os save the date. Esta é uma ideia particularmente boa se vocês marcaram o casamento durante um feriado ou se forem realizar um destination wedding.

23. Façam uma entrevista com o oficiante da cerimônia religiosa e informem-se sobre os trâmites e formalidades necessários para a realização do casamento na igreja.

24. Informem-se, também, sobre todos os trâmites necessários para o casamento civil e deixem toda a documentação separada e organizada.

25. Façam uma pasta para guardar toda a documentação que diz respeito ao casamento: contratos de serviço, documentação do casal, orçamentos, etc.

26. Criem um site de casamento Zankyou para compartilhar com seus convidados todos os detalhes sobre os preparativos e informações sobre o dia do casamento.

Aproveite e tire a dúvida: Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?

Foto: Zatrzymaj Czas

 4 a 6 meses antes do casamento

27. Participem do curso de casais de sua igreja, se necessário.

28. Escolham e comprem as alianças.

29. Pesquisem e façam cotações junto a fornecedores de convites de casamento (caso já não o tenham feito para a criação dos save the date). Suas opções: o casal cria o layout do convite – ou de todas as peças que compõem a identidade visual do casamento – e contrata uma empresa especializada apenas para imprimi-los (muitos fornecedores oferecem este serviço online); ou o casal delega todo o processo de criação e impressão a uma empresa especializada em convites de casamento.

30. Noivo: Comece a procurar seu traje de noivo.

31. Pesquisem e reúnam referências para seu bolo de casamento. Visitem fornecedores, escolham e fechem contrato.

32. Elaborem um cronograma para o dia do casamento descrevendo todos os momentos: início da preparação, tempo da cerimônia, entrada dos noivos, brinde, primeira dança etc.

Saiba mais sobre “Dona Amélie”
Dona Amélie | Foto: Maiatos

33. Busquem textos e músicas para serem reproduzidos na cerimônia. Separem e organizem as músicas para a cerimônia. Façam, também, uma pré-seleção de músicas para tocar na festa. Aproveitem seu site de casamento para pedir sugestões de músicas aos seus convidados.

34. A menos que o casamento seja em um restaurante, vocês precisam procurar um serviço de buffet.

35. Perguntem ao fornecedor contratado para o buffet se ele oferece serviço de pessoal para servir a comida e a bebida durante a festa. Caso contrário, também terão que procurar e contratar esta equipe por conta própria. Na hora de escolher, prefiram um serviço de qualidade e confiança para evitar dores de cabeça durante a recepção.

36. Matriculem-se em uma aula de dança. Que tal preparar um número especial para o momento da primeira dança do casal e surpreender a todos?

Confira nosso guia com 5 passos para fazer o orçamento do seu casamento caber no seu bolso: infalível!

Foto: Alejandro Bergado

3 a 4 meses antes do casamento

37. Encomendem o bolo e os doces de casamento.

38. Contratem um calígrafo, se quiserem os convites profissionalmente endereçados.

39. Noiva: Participe do chá de panela. (Pode ser mais cedo, dependendo de quando suas amigas decidirem organiza-lo.)

40. Noivo: Alugue o traje dos homens.

41. Decidam se a noiva vai alugar um carro para ir até o local do casamento, se vai dirigindo seu próprio carro ou se vai de carona com algum parente ou amigo.

42. Noiva: Pense nos acessórios: sapatos, tiara, véu, joias etc.

43. Noiva: Selecione o vestido para o casamento civil.

44. Caso decidam produzir um clipe para o casamento, filmem com antecedência. A edição pode levar algum tempo para ficar pronta, dependendo da quantidade de trabalho com a qual seu video maker tenha que lidar.

45. Se vocês quiserem criar um acordo pré-nupcial, devem marcar, neste momento, uma consulta no cartório.

Tipos de acessório de cabelo para noivas: descubra TODOS eles!

Foto: Dois de Nós

2 a 3 meses antes do casamento

46. Enviem os convites oficiais.

47. Escrevam seus votos.

48. Comprem presentes para os pais, padrinhos e para trocarem entre si.

49. Comprem as lembrancinhas dos convidados.

50. Noiva: Marque um horário com seu cabeleireiro e experimente penteados para o dia do casamento.

51. Noiva: Consulte um maquiador e teste as opções que tem em mente.

52. Crianças no casamento? Procurem uma empresa especializada em recreação e pensem em um cantinho dedicado a elas!

Saiba como escolher o profissional que vai fazer o seu cabelo e maquiagem de noiva: acerte o profissional que vai cuidar do seu visual

Saiba mais sobre “Gabi Alves Photography”
Foto: Gabi Alves Photography

1 a 2 meses antes do casamento

53. Apresentem-se ao cartório local munidos de documentos para a solicitação da licença de casamento. Vocês já terão se informado do prazo limite uns meses antes (principalmente, se tiverem acompanhado e seguido este passo a passo à risca!).

54. Noiva: Faça a prova final do vestido. Leve uma de suas madrinhas consigo, para que ela aprenda como lidar com seus botões e saiotes. Empacote o vestido e leve-o para casa.

55. Noiva: Ligue para todas as madrinhas e certifique-se de que elas já estão com seus vestidos prontos para o casamento.

56. Façam os  ajustes finais com os fornecedores.

57. Encontrem-se com o celebrante para ajustarem as músicas, detalhes e passo a passo da cerimônia.

58. Criem o programa do casamento para distribuir aos convidados.

59. Encomendem cestas de boas-vindas para o quarto dos convidados de fora da cidade.

Saiba como combinar a maquiagem com o vestido de noiva: dicas que valem para todas as noivas!

Saiba mais sobre “Wagner Oliva Fotografia”
Foto: Wagner Oliva Fotografia

2 a 4 semanas antes do casamento

60. Verifiquem a logística e transporte para os convidados de fora da cidade. Organizar o transporte de seus convidados entre a igreja e o local da festa. Dependendo da distância entre os dois locais, pode ser interessante organizar um ônibus que faça o transporte dos convidados.

61. Confiram se os nomes estão corretamente gravados na aliança.

62. Confirmem detalhes sobre o menu e o discutam com o fornecedor.

63. Atualizem seu site de casamento.

64. Noiva: Dê mais uma experimentadinha no vestido de noiva, pois ainda há tempo para fazer qualquer alteração.

65. Noiva: Não se esqueça dos sapatos de casamento. Não cometa o erro de usar o sapato somente no grande dia! Procure usar uns dias antes para evitar dores e bolhas nos pés.

Como escolher o sapato de noiva perfeito? As melhores dicas para acertar e arrasar!

Saiba mais sobre “Luana Zabot”
Luana Zabot | Foto: LoveShake

2 semanas antes do casamento

66. Revisem a lista final de RSVP e liguem para todos os convidados que ainda não enviaram uma resposta.

67. Última chance para cortar e pintar o cabelo antes do casamento!

68. Entreguem a lista final de músicas para o seu DJ ou responsável pela banda. Incluam pedidos de músicas especiais e músicas que vocês não desejam reproduzir.

69. Entreguem listas de “imagens imprescindíveis” para a equipe de foto e vídeo. Incluam quem deve estar em retratos formais e determinem quando eles serão tirados.

70. Se desejarem, não esqueçam de comprar um livro de visitas.

Aprenda como sair LINDA nas fotos do casamento sem ser modelo: fique atenta à essas dicas profissionais!

Saiba mais sobre “João Soares Fotografia”
Foto: João Soares Fotografia

1 semana antes do casamento

71. Informem aos fornecedores a contagem final de convidados. Incluam os prestadores de serviço – como as equipes de foto, vídeo, banda e sonorização – que se alimentam no local. Perguntem quantos pratos extra o buffet irá preparar.

72. Coloquem o gerente do local da recepção em contato com os demais fornecedores.

73. Planejem o mapa de assentos da recepção – se for o caso.

74. Imprimam os cartões de mesa (ou peça ao calígrafo que produza para vocês).

75. Liguem para todos os fornecedores de casamento e confirmem os arranjos.

76. Se quiserem fazer uma despedida de solteiro, a hora é agora. Estejam preparados com comida e bebida suficientes. Convidem amigos, vizinhos, colegas de trabalho… Mas festejem separadamente, pois é mais divertido!

77. Noivo: Última chance para cortar e pintar o cabelo antes do casamento.

78. Caso estejam planejando sair diretamente do casamento para a lua de mel, já devem deixar prontos os preparativos finais. Separem as malas que irão levar para a viagem e verifiquem, no caso de uma viagem ao exterior, a troca de moeda, passaportes, documentação etc.

Noiva: fique atenta às 20 coisas que você NÃO deve fazer de JEITO NENHUM uma semana antes do casamento!

Saiba mais sobre “Coletivo 3 Foto e Video”
Foto: Coletivo 3 Foto e Video

2 a 3 dias antes do casamento

79. Noiva: Se o vestido estiver largo, ainda dá tempo de coloca-lo no vapor para um último ajuste.

80. Noivo: Confira os ajustes do seu traje e leve-o para casa.

81. Noivo: Se os padrinhos forem usar trajes coordenados, ligue para todos eles e pergunte se já estão com todo o conjunto à mão, desde a roupa até os acessórios.

82. Reúnam os participantes do cortejo para o ensaio da cerimônia: noivos, pais, madrinhas, padrinhos, daminhas e pajens.

83. Entreguem sua licença de casamento ao seu oficiante.

84. Entreguem os cartões lugar, cartões de mesa, menus, câmeras descartáveis, plaquinhas, lembrancinhas, kits de banheiro para o decorador ou responsável pela distribuição de cada item.

85. Confirmem os detalhes finais com todos os fornecedores. Discuta as substituições necessárias de última hora, se for o caso.

86. Liguem para a empresa de aluguel de carros para combinar os horários e locais onde a noiva estará esperando para ser conduzida ao casamento.

87. Entreguem as cestas de boas-vindas para o concierge do hotel onde ficarão hospedados seus convidados. Incluam nomes e instruções de entrega.

Casamento em um hotel ou pousada: vantagens que só eles oferecem!

Saiba mais sobre “Tati Pinho”
Foto: Tati Pinho

1 dia antes do casamento

88. Informem a todos os fornecedores um número de telefone de emergência para ligar no dia do casamento. Este conselho vale para os casais que escolheram não trabalhar com um assessor ou cerimonialista. Neste caso, deixem seus pais, irmãos ou amigos de confiança de prontidão para que vocês não sejam incomodados durante a festa.

89. Façam os últimos pagamentos. Para o caso dos fornecedores que esperam ser pagos no final da festa, preencham os cheques e peça a alguém de sua confiança (geralmente seus pais ou a cerimonialista) que os entreguem. Coloquem os cheques em envelopes e já os deixem aos cuidados dos responsáveis pelos pagamentos.

90. Arrumem a mala para o casamento e não esqueçam: maquiagem para retoque, comprimidos de dor de cabeça, desodorante, pente, kit de costura, meias de reposição, etc.

91. Vestido pronto!

92. Traje do noivo!

93. Alianças de casamento já guardadas e papelada pronta – não se esqueçam dos votos!

Assessor ou cerimonialista para o dia do casamento: fundamental!

Saiba mais sobre “Fazenda Vassoural | Foto: Dois de Nós”
Fazenda Vassoural | Foto: Dois de Nós

Dia do casamento

94. Tomem um café da manhã reforçado – em paz – para desfrutar do seu grande dia!

95. Presenteiem seus pais e troquem presentes entre si.

96. Estejam rodeados de pessoas queridas durante o momento da preparação.

97. Apresentem o seu gerente do local da recepção a uma pessoa designada por vocês para sanar dúvidas ou resolver problemas durante a festa. Esta pessoa pode ser uma madrinha ou parente. Caso tenham contratado uma assessoria ou cerimonialista, não precisam se preocupar com este passo.

98. Escolham um membro da família para ser o contato do fotógrafo, para que ele saiba quem é quem.

99. Evitem atrasos. Não se esqueçam das alianças de casamento e do buquê da noiva!

100. Viva intensamente o dia do seu casamento. Ele passa num piscar de olhos!

Ainda sobre como organizar o casamento: 8 coisas que você deve prevenir para não ter que remediar!

Saiba mais sobre “PhotoDuo”
Foto: PhotoDuo

Depois do casamento

101. Caso saiam em lua de mel logo após o casamento, peçam a alguém de confiança para que coordene a devolução de qualquer item alugado enquanto estiverem fora: mobiliário, tenda, trajes, vestido de noiva etc.

102. Já pagaram todos os fornecedores? Se não, então vocês devem fazê-lo agora.

103. Noiva: Peça que alguém leve seu vestido a uma lavanderia. Se você deseja guardar o seu vestido de casamento como uma lembrança, deve armazena-lo cuidadosamente. Caso decida vender o seu vestido de noiva, saiba que existem diversas lojas – físicas e virtuais – que se interessam por este tipo de negociação.

104. Aproveite a sua lua de mel!

105. Agradeçam seus convidados e fornecedores por meio de cartões de agradecimento ou utilizando a função de agradecimento em seu site de casamento Zankyou.

106. Selecionem as melhores fotos e criem um álbum de fotos no seu site de casamento. Todos os seus convidados têm acesso ao seu site de casamento e podem colaborar enviando suas próprias fotos. Façam o casamento acontecer mais uma vez!

107. Se um dos dois – ou os dois – tiver alterado seu sobrenome, deve refazer os documentos e cadastros junto ao banco, plano de saúde, fornecedor de água, luz, cartão de crédito etc.

QUIZ lua de mel: a viagem ideal para cada estilo de casal!

Saiba mais sobre “Lentes Claras Fotografia”
Foto: Lentes Claras Fotografia

Não deixem de recomendar os bons fornecedores do seu casamento aos seus amigos, essas dicas valem ouro! Leia também: Contratar um cerimonialista ou não? 8 vantagens de contar com este profissional no seu casamento! Organizar o casamento sem brigas e sem stress é possível: saiba como!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Comentários (32)

lalalala
28 jul de 2012

Homiii, vou desistir de casar! É coisa demaisss

Responder
Rafaella
29 jul de 2012

Não desista não!
Veja o depoimento desta noiva:
Acho que vale a pena o “stress”!
http://www.zankyou.com.br/p/depoimento-de-uma-noiva-feliz-muito-feliz-mesmo-28666

gsk_barradas
28 set de 2012

Vale a pena investir…
… É para a vida toda.

gsk_barradas
28 set de 2012

Olá, tudo bem?!
Este post vai me servi muito.. copie e vou ler com mais calma.
Obrigada pelas dicas.

http://gessicabarradas.blogspot.com.br/

Responder
Rafaella
1 out de 2012

Sem dúvida, Gessica!
Você já viu as tendências para casamentos 2013?
http://www.zankyou.com.br/p/as-8-tendencias-para-casamento-2013

Beatriz.borchert.s
3 jan de 2013

Parabéns , adorei as dicas

Responder
geisa.barreto
13 jan de 2013

amei esta lista…. parabéns.

Responder
doiavalle
22 jan de 2013

Excelentes recomendações!!!

Responder
MEURY-MATOS
23 jan de 2013

MUITO UTIL AS INFORMAÇOES PRESTADAS.SOU CERIMONIALISTA E ME AJUDOU BASTANTE ESSES PASSO A PASSO.

Responder
geisanogueira
24 jan de 2013

Esse passo a passo é simplesmente PERFEITO!!!

Responder
itala_jeky
8 mar de 2013

MEU CASAMENTO VAI SER NA CHACARA DO MEU NOIVO, E NÃO TENHO IDEIAS DE DECORAÇÃO …

Responder
Rafaella
10 mar de 2013

http://www.zankyou.com.br/p/tendencias-decoracao-de-casamento-2013

pamela.p.vilela
14 mar de 2013

Só faltou os exames pré-nupciais : )
Mas amei todas as dicas!!!

Responder
carvalhomarluci
31 mar de 2013

adorei as dicas vou casar em julho de 2014

Responder
Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação