Publicidade
11 ideias simples e sensíveis para recordar no seu casamento aqueles que já não estão mais

11 ideias simples e sensíveis para recordar no seu casamento aqueles que já não estão mais

Em um marco tão importante como o dia do casamento, é mais que natural sentir falta daqueles que não estão mais com a gente. Por que não então fazer uma homenagem a eles? A gente apresenta um leque de sugestões para você!

  • Planejamento
  • 2018

Perdas, infelizmente, são inevitáveis. Fazem parte da vida e levam um tempo para serem absorvidas. Aos poucos, ficam as boas lembranças e a vontade de que tais pessoas estivessem com a gente em momentos como nosso casamento, para nos conduzir ao altar, para festejar junto a noite toda, para dar um abraço. Natural.

Publicidade

A boa notícia é que há espaço para muitos tipos de recordação e emocionantes homenagens. Quer saber mais? A gente mostra alguns exemplos. Fique à vontade para criar a sua própria versão, no seu estilo e, principalmente, no seu ritmo.

Veja também: Como reaproveitar as flores do seu casamento fazendo a alegria de um idoso!

salvarNoivos por V Rebel
Foto: V Rebel Fotografia

1.Vestido ressignificado

Uma linda sugestão para “trazer” uma mãe ou uma avó querida para este grande momento é usar o vestido do casamento usado por uma ou por outra como inspiração para o seu modelo. Vale pedir ao estilista um elemento parecido, como um tipo de renda, ou mesmo que o profissional faça algumas adaptações na peça original, como fez Nathalia Brancato, noiva da foto abaixo, para o casamento com Mateus Carvalho. Se o estilo escolhido na época e os biotipos coincidirem, vale até usar o vestido antigo tal como estava.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvarNoiva com vestido da mãe
Foto: Luzal Fotografia

2. Peças de família

Outra ideia singela é incorporar uma joia ou peça antiga de família ao look do casamento. Vale um par de brincos ou abotoaduras, um anel que já significou o noivado dos pais do noivo ou noiva, um terço que era sempre usado por uma tia ou avó.

salvarNoiva grávida
Foto: Divulgação Fátima Pires

3. Doação para causas relacionadas

Para os noivos que optarem por listas de presentes em dinheiro, uma ideia ao mesmo tempo moderna e sensível é destinar parte do valor arrecadado para uma ONG ou instituição relacionada ao parente ou amigo perdido. Com certeza, uma homenagem altruísta e nobre!

4. Inserindo o pai na caminhada

Um gesto que certamente irá gerar muita emoção aos mais próximos é incluir um retrato do pai falecido, que tradicionalmente conduziria a noiva ao altar, no buquê. Basta escolher uma pequena moldura e colocar a foto dentro, como fez a administradora Monica Pitanga. Aquele que for escolhido para a “substituição” de posto ficará igualmente sensibilizado.

salvarFoto no buquê
Foto: Maressa Moura e Gustavo Zamprogne

5.Flores com significado à parte

Ainda quando o assunto é buquê, vale pensar em um arranjo com as flores preferidas da pessoa de quem se quer recordar. Lindo e sutil ao mesmo tempo! Pegar uma flor e deixar em um assento disponível é outra maneira de marcar uma presença subjetiva.

6. Ponto de luz especial

Uma vez no altar, os noivos podem pedir – ou serem surpreendidos pelo celebrante – com uma pausa para que seja acesa uma vela no início da cerimônia. Aqui, a ideia é que o ponto de luz simbolize a pessoa que não está mais.

7. Um minuto de silêncio

Outra alternativa é conduzir os presentes para uma pausa, como homenagem às pessoas queridas que não mais se encontram. A sugestão é adequada uma perda recente e sem dúvida irá desencadear muitas lágrimas na celebração. O celebrante pode inserir ainda uma oração que a pessoa ausente gostasse muito ou mencionar seu nome ao longo de suas falas.

salvarSilêncio no altar
Foto: Lucas Maia e Henry Ueda

8.Fotos e outros elementos no décor

Uma recordação que cabe muito bem em mini weddings, especialmente, é incluir fotos, peças herdadas e objetos pessoais na decoração. Valem pequenas inserções, como porta-retratos com imagens de muitos anos, uma louça antiga com flores, um suporte para doces cheio de memória na mesa; ou mesmo um espaço destinado exclusivamente aos que não estão mais, como um memorial. Basta escolher o formato que combina mais com você!

salvarFotos antigas
Foto: Luzal Fotografia

9. Aquele quitute inconfundível

Outra sugestão simpática é incluir no menu aquela receita irresistível, que todos aguardavam com ansiedade e que estava presente nas principais celebrações. É possível ainda incluir o prato preferido da pessoa ausente, algo simples para empresas que trabalham com cardápios personalizados. Aposto que todos vão amar a lembrança!

salvarPalha italiana
Foto: Tati Castilho

10. Um brinde

Se a opção dos noivos for iniciar a festa com um pequeno discurso, este é um momento propício para comentar, com alegria, sobre pessoas queridas que não estão mais. Uma dica é finalizar este momento com um brinde repleto de emoção, amor e paz.

11. Falei com o DJ

Se a principal lembrança vier em forma de música, por que não trazer a canção tão marcante para festa ou cerimônia? Ela pode ser tocada para a primeira dança dos noivos, por exemplo, ou em um segundo momento, para a família dançar junto. Como uma recordação divertida e alto astral. Se estivermos falando de uma pessoa muito animada, ela certamente ficaria muito satisfeita com a lembrança e homenagem!

Gostou dessas sugestões? Inspire-se à vontade e faça as suas próprias adaptações. Cada um no seu estilo!

Confira ainda: 9 ideias para decorar o caminho até o altar: a passarela mais importante de todas!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Maressa Moura e Gustavo Zamprogne Fotografia Fotógrafos para casamentos
V Rebel Fotografia Fotógrafos para casamentos
Fátima Pires Estilistas de vestidos de noiva
Publicidade

Deixe seu comentário