Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

14 curiosidades sobre o amor que você não fazia a menor ideia!

Você sabia que a folhinha do Canadá representa o amor em muitos países? E que as rosas, dependendo da sua cor, simbolizam tipos diferentes de amor?

Casal sentados e namorando na trilha do trem

Que o amor é lindo e nos faz “perder a cabeça” todos já sabemos, mas por que o nosso coração bate mais forte quando vemos a pessoa amada? Por que usamos alianças?

Por que você fica tão feliz quando está apaixonada? Veja 14 curiosidades sobre o amor!

São várias as perguntas que você nunca pensou que teriam uma explicação lógica sobre o tema que Casamentos.com.br mais conhece: AMOR!

Você achou o seu pedido de casamento original? Então você ainda não viu estes!

1. Segundo a mitologia grega existiam quatro tipos de amor e de Deuses do amor:

  • Storge: amor fraternal
  • Philia: irmandade
  • Eros: amor carnal
  • Ágape: amor incondicional

Está em dúvida sobre seus sentimentos? Veja como saber se é amor ou paixão: 7 pistas para descobrir o que você sente!

2. As rosas são as flores que representam o este sentimento e dependendo da cor, se referem a diferentes tipos de amor:

  • Vermelhas: Paixão
  • Rosa-claro: Desejo
  • Rosa choque: Gratidão
  • Amarelas: Amizade
  • Lilás: Amor à primeira vista
  • Brancas: Virtude e devoção

Vai casar? Casamentos.com.br separou 45 frases de amor para o convite de casamento: a 39 diz tudo!

 

3. Conta a lenda que Montezuma acreditava que o chocolate era a “droga do amor” e que chegava a tomar meia centena de xícaras antes de visitar o seu famoso harém! Será verdade?

4. O trevo-de-quatro-folhas significa, popularmente, boa sorte, mas também faz parte de um ritual de amor irlandês. Dizem que se uma mulher mastiga um trevo-de-quatro-folhas enquanto pensa em um homem, ele se apaixonará por ela! Portanto, cuidado meninas, não pensem no homem equivocado!

5. Quem nunca ouviu falar dos alimentos que estimulam a serotonina, como o chocolate? Os antidepressivos podem comprometer o amor justamente porque melhoram os níveis de serotonina e quanto maiores são estes níveis, menores são as nossas “ilusões e idealizações” sobre o objeto do nosso desejo. Ou seja, o realismo do chocolate pode exterminar com a sua ideia de amor romântico!

6.  O impulso de cair rendida a uma paixão não é algo exclusivo seu, é totalmente biológico e muito parecido a qualquer outro, como fome ou sede. Pouco romântico, quem sabe, mas extremamente humano.

7. Kama, de kamasutra, referente ao famosíssimo e antigo texto do século II a.C. é uma palavra hindu que significa amor e desejo. Sutra significa manual. Portanto, Kamasutra significa literalmente: Manual do amor e do desejo.

8. Por que um coração para representar o amor?

  • Alquimistas: o coração também pode significar um triângulo invertido onde se “verte” o amor.
  • Budistas: o triângulo é uma invocação da energia do amor
  • Mitologia grega: é o símbolo de Afrodite, a deusa do amor

9. A famosa folha de bordo – da bandeira do Canadá – simboliza o amor na China, Japão e América do Norte.

Aproveite para ler também: Sinais de paixão: 8 sintomas para confirmar que vocês são um casal apaixonado! 

10. Quando nos apaixonamos, os circuitos neuronais que estão associados à cautela ou ao preconceito são temporariamente suprimidos.

11. O esperma pode contribuir no processo do amor romântico, ou seja, no momento de se apaixonar. Diferentes pesquisas científicas sugerem que o líquido que transporta os espermatozoides contém dopamina, o neurotransmissor do prazer, portanto o sexo serviria para fortalecer este vínculo passional.

12. A palavra LÉSBICA é originada pela poetiza Safo, que vivia na ilha grega de Lesbos e escrevia poemas que se fizeram famosos, para as suas bem-amadas!

13. Se você é dos que pensam que quem nunca se apaixonou está doente ou nunca existiu, está no caminho certo. Algumas pessoas que afirmam nunca se apaixonarem sofrem de uma diminuição anormal dos hormônios produzidos pela hipófise que são justamente os que nos permitem viver e sentir amores tão intensos.

14. A aliança é usada no quarto dedo da mão esquerda porque os gregos afirmavam que por este dedo passava a veia amoris ou veia do amor, a que ia diretamente ao coração.