20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos)

Sua amiga vai casar e deu a você a grande honra de estar ao seu lado no altar? Então não perca tempo e conheça as 20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos).

  • Convidados
  • Cerimônia
  • Noiva

Não há nenhuma dúvida de que a pessoa mais importante do grande dia, sempre foi e sempre será a noiva. Porém, outra figura que também centraliza os olhares, é a madrinha de casamento.

Embora a maior parte das decisões seja tomada pela noiva, sua melhor amiga também desempenha um papel fundamental no momento dos preparativos e organização do casamento, e deve se preparar para sua entrada na igreja, utilizando de elegância e discrição. Se recebeu este carinhoso convite, aproveite e descubra quais são as 20 regras para ser a madrinha perfeita (e não cair nos erros típicos).

salvarNoiva andando e madrinhas em vermelho atrásEntre em contato com Nó no Plural
Foto: Nó no Plural

1. Demonstre toda a sua alegria ao ser convidada! Imagine o quanto é difícil para a noiva selecionar que estará ao seu lado neste momento. Se você foi eleita para esta grande honra, abrace, beije e confirme que sua amiga acertou na escolha.

Você sabe O real significado dos padrinhos de casamento: Pense bem em quem você vai convidar! ??? Vale a pena ver esse conteúdo!

salvarNoiva abraçando a madrinha de casamentoEntre em contato com A Essência - Fotografia do Bem
Foto: A Essência – Fotografia do Bem

2. Esqueça a ideia de que os padrinhos devem oferecer presentes caríssimos. Se não possuir condições, saiba que seus amigos compreenderão sua situação. Você pode investir em algo único, inesquecível, que tenha tudo a ver com a personalidade do casal, demonstrado o quanto ambos são importantes em sua vida.

3. Sempre respeite os pedidos da noiva. Caso haja uma determinação em relação ao modelo do vestido e paleta de cores, não discuta! Este é um dia mágico na vida de sua amiga, e nada mais justo do que esquecer que o azul royal não lhe cai tão bem, para ajudar na realização deste sonho.

salvarMadrinhas de casamento em tons de nudeEntre em contato com Aloha Fotografia
Foto: Aloha Fotografia

4. Mesmo sendo óbvio é sempre bom lembrar: o branco é uma cor exclusiva da noiva! Evite também tonalidades muito clarinhas de bege, nude ou blush, pois a iluminação e uso contínuo de flashes, podem acabar fazendo com que seu vestido se assemelhe ao branco nas fotos do álbum. Tanto o branco quanto o preto, só estão liberados se fizerem parte do dress code do casamento.

5. Não esqueça que apenas a noiva deve brilhar no grande dia, então não pense, sob hipótese alguma, em tentar se tornar o centro das atenções. Maquiagem, cabelo acessórios e principalmente seu vestido, devem seguir uma linha elegante, sem decotes ousados ou excesso de brilho.

Caso esteja em dúvida sobre padronizar ou não os vestidos, veja a nossa opinão sobre Madrinhas com vestidos da mesma cor ou diferentes?

salvarMadrinhas de casamento com vestido azul bebê e buquê de mosquitinhos Entre em contato com Caroline Cerutti Fotoarte
Foto: Caroline Cerutti Fotoarte

6. Geralmente, o convite para padrinhos se estende ao casal, mas caso isso não ocorra, não faça uma cena! Em alguns casos, os noivos chamam pessoas com as quais possuem intimidade, e acabam montando as duplas de padrinhos apenas com seus melhores amigos. Nesse caso, converse com seu namorado, noivo ou marido, e explique a situação.

7. Caso haja algum problema e você não possa assumir o cargo de madrinha, avise o quanto antes. Lembre-se de que a noiva estará contando com sua presença, e precisará de tempo hábil para colocar outra pessoa em seu lugar.

8. Estar disponível nos momentos mais difíceis é imprescindível! Sua amiga passará por momentos difíceis, falará sem parar sobre coisas do casório, terá inúmeras dúvidas… Por isso, tenha paciência, e dê seu ombro amigo sempre que ela precisar.

salvarNoiva e madrinhas no dia da noivaEntre em contato com Aloha Fotografia
Foto: Aloha Fotografia

9. Dê opiniões apenas quando for questionada, usando sempre de sinceridade, mas de uma forma carinhosa. Utilize de muito tato quando expuser suas ideias para evitar ser mal interpretada, lembrando que este é um momento onde as emoções estão a flor da pele.

10. Também é função da madrinha organizar o chá de panela, de lingerie e a despedida de solteira. Estes são momentos que marcarão para sempre a vida de sua melhor amiga, então, se dedique ao máximo e capriche nos detalhes. Caso a noiva tenha contratado um serviço de assessoria, entre em contato e peça algumas dicas para a profissional.

A equipe da Jussara Couto Assesoria, possui uma grande experiência em todo o processo que antecede o casamento. Noivas e madrinhas podem contar com a ajuda destes grandes profissionais para organizar estes deliciosos encontros, inclusive no caso dos destination wedding.

salvarDespedida de solteiro no rio de janeiro, com saia escrito team bride vermelha e noiva com saia escrito bride.entre em contato com Acontece Cerimonial e Eventos
Acontece Cerimonial e Eventos – Foto: divulgação

11. Se a noiva a convidar para participar da escolha do tão desejado vestido, não pense duas vezes em marcar sua presença. Ter a melhor amiga ao lado se transforma em um verdadeiro calmante, pois ela sabe que poderá contar com sua percepção e sinceridade neste momento tão importante.

12. Esteja preparada para participar de degustações, ensaios, reuniões, visitar fornecedores e outras inúmeras atribuições. Quando perceber que o stress anda dominando a situação, a convide para sair, seja para um passeio pelo shopping, um cineminha ou para tomar a boa e velha taça de vinho. Também é função da madrinha trazer momentos de tranquilidade em meio à loucura dos preparativos.

salvarNoiva e madrinhas brindandoEntre em contato com Vanessa Quesada Cerimonial e Eventos
Foto: Photo Duo

13. Não é incomum surgirem dúvidas e até mesmo brigas entre os noivos durante os preparativos do casamento, e é nesse momento que a madrinha surge buscando acalmar e orientar a noiva para que tudo volte aos eixos. Afinal, este é um dos principais atributos dos padrinhos: sempre zelar pelo amor do casal.

14. Se sua melhor amiga optou por fazer uma decoração DIY, coloque-se a disposição para ajudá-la. Mesmo que não possua muita habilidade com trabalhos manuais, qualquer contribuição é bem vinda, e você ainda terá aquela sensação gostosa de ter ajudado a concretizar este sonho.

15. Não tenha a menor dúvida, de que sua presença é muito importante nas horas que antecedem o casamento. Por mais que os familiares estejam presentes, como mãe e avó, a noiva também conta com você para dizer o quanto está linda e que tudo dará certo!

Descubra as Dez razões que comprovam: a sua irmã é a melhor madrinha do mundo!

salvarMadrinhas olhando impressionadas para a noiva e seu lindo vestido Entre em contato com Nattan Carvalho Fotographia de Autor
Foto: Nattan Carvalho Fotographia de Autor

16. Cuide para que sua amiga se alimente bem e passe horas agradáveis antes de pisar no altar. Conte piadas, sorria, relembre velhas histórias, demonstrando todo o seu amor e amizade. Estes são gestos que minimizam a tensão pré casamento.

17. Se perceber que algo não vai bem, tome a dianteira e ajude a resolver o problema. A noiva estará em meio aos preparativos, onde as emoções afloram e as mínimas coisas tomam proporções enormes, por isso, nada melhor do que ter alguém de confiança ao seu lado, que esteja disposta a solucionar qualquer transtorno. Converse com a cerimonialista ou assessora, e se coloque à disposição para qualquer eventualidade.

salvarNoivos se beijando e padrinhos e madrinhas observando de forma divertida.Entre em contato com Sóis Eventos
Sóis Eventos – Foto: divulgação

18. Caso a noiva não tenha contratado o cerimonial ou assessoria de casamento, procure ajudar em tudo o que puder. Veja se o buffet está sendo bem servido, converse com o fotógrafo indicando as pessoas mais importantes, colabore com a distribuição de lembrancinhas, etc.

19. Apesar de ter sido convidada como madrinha, lembre-se de nunca tentar monopolizar a noiva. Vocês já passaram por dias incríveis, festejaram, estiveram juntas durante o making of, cerimônia, e agora é o momento de relaxar e curtir a festa, deixando que o casal aproveite cada momento deste dia tão esperado.

20. Por último, e não menos importante, saiba que sua função como madrinha não acaba no dia do casamento. Esteja sempre presente na vida do casal, compartilhando as alegrias e aconselhando nos momentos de dificuldade, contribuindo para que o amor destas pessoas tão queridas perdure por muitos e muitos anos.

salvarNoiva com madrinhas em tons pastelEntre em contato com Aloha Fotografia
Foto: Aloha Fotografia

Se tornar uma madrinha de casamento, pode até não ser uma tarefa fácil, mas você certamente se sentirá recompensada por ter contribuído com a construção de um sonho. Se já recebeu o convite e está em busca do look perfeito, não deixe de conferir nossas dicas em Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

OnSide Soluções em Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Caroline Cerutti Fotoarte Fotógrafos para casamentos
Aloha Fotografia Fotógrafos para casamentos
Acontece Cerimonial e Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Vanessa Quesada Cerimonial e Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
A Essência - Fotografia do Bem Fotógrafos para casamentos
Nó no Plural Fotógrafos para casamentos

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!