Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos

Como escolher o vestido de madrinha

Como escolher o vestido de madrinha? As madrinhas são as mulheres que mais chamam a atenção em um casamento, depois da noiva, claro. Por isso, elas precisam estar maravilhosas e precisam se sentir seguras. Neste post vamos dar 5 conselhos para você acertar na escolha do vestido de madrinha.

Passo 1. Conhecer as regras do protocolo

Ter a sorte de poder acompanhar os noivos de uma maneira tão especial no grande dia deles é algo que, para a convidada, costuma ser mais importante do que parece à primeira vista. Esse privilégio de ser uma das convidadas estrela também traz algumas responsabilidades e regras que devem ser seguidas.

Já sabemos que os vestidos de festa compridos não são os mais apropriados para os casamentos de dia, mas se você for madrinha, pode escolher um modelo longo se este é o estilo que você mais gosta. Se o casamento é celebrado de dia, mas a cerimônia é civil, você deve deixar de lado os modelos longos e apostar por um vestido estilo coquetel.

Quando o assunto é maquiagem, ela deve ser discreta e clássica, colocando ênfase nos olhos. No quesito cabelo, qualquer penteado preso será a melhor opção, embora o tipo de preso dependerá do tipo de acessório que você usar.

Definitivamente, a primeira regra fundamental do protocolo para a madrinha é não chamar mais atenção do que a noiva. Sendo assim, o estilo da madrinha deve seguir a mesma linha do estilo da noiva.

Como escolher o vestido de madrinha
Foto Casa Lume

Passo 2. Escolher os melhores acessórios

As madrinhas mais estilosas não têm medo de usar complementos mais ousados. Os acessórios mais importantes e que podem ser usados pelas madrinhas são:

  • Acessórios de cabelo: você pode usá-los sempre, tanto de dia como de noite. Mas lembre-se que se seu look é mais sofisticado, melhor usar um broche ou um acessório de cabelo mais discreto.
  • Sapatos: a opção mais elegante para a convidada é o sapato fechado tipo salão ou um peep toe com calcanhar descoberto. Evite sandálias e botas, mesmo que faça frio. Utilize sapatos com tons discretos e deixe que o vestido seja o protagonista.
  • Bolsa: o ideal é o estilo clutch ou carteira, pequena com uma alça mais comprida para poder pendurar em qualquer momento, sobre tudo no final da festa quando o ambiente é menos formal.
  • Outros complementos: para as joias, seja discreta, utilize cores mais suaves, use brincos compridos e evite ao maxi colares.
Como escolher o vestido de madrinha
Foto: Sobre Nós Dois Fotografia

Passo 3. Ter em contas as tonalidades do casamento

Embora as madrinhas normalmente tenham a liberdade de escolher o comprimento do vestido, e até mesmo a cor, às vezes isso não acontece. O principal é saber que é proibido usar modelos em tons de branco, cru ou similar, porque a noiva não pode ser eclipsada. Portanto, evite cores como gelo, bege, pérola cinza ou branco. Sendo um dia alegre em que se celebra algo especial, escolha cores brilhantes, como azul, vermelho, tons corais, verdes, mostarda, lilás… e deixe de lado o preto, elegante para eventos e festas durante a noite, mas não para o casamento.

Como escolher o vestido de madrinha
Foto: Sebastian Gemino Fotografia

Passo 4.Como uma madrinha deve atuar?

Tenha em mente que a madrinha desempenha um papel fundamental no casamento, mas não é a protagonista. Se você quiser saber como agir e em que momento você precisa estar perfeita, nós te contamos aqui.

De acordo com o protocolo, antes da cerimônia e durante a entrada é o momento principal em que a madrinha monopoliza todos os olhares. As madrinhas devem devem chegar ao local de celebração cerca de vinte minutos antes da hora da cerimônia.

Como escolher o vestido de madrinha
Foto: Dri Castro Fotografia

Passo 5. Conselhos Zankyou

O mais importante de tudo é que você escolha um modelo que faça com que você se sinta confortável, dentro do possível, com o qual você se sinta você mesma. Seja fiel ao seu estilo e com certeza acertará. Esse é o dia dos noivos e eles devem se sentir tranquilos e relaxados, então, ajude no que puder e estiver ao seu alcance e, por último, aproveite ao máximo. É um dia especial e é preciso viver cada momento.

Post publicado em 23/08/2013. Post atualizado em 04/04/2018.

Comentários (14)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Como escolher bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento chama tanta atenção quanto os noivos em uma festa de casamento. Quer fazer bonito? Siga esses 5 passos para escolher o bolo de casamento perfeito e não deixar a massa desandar.
Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Ofereça lembrancinhas que, além de sua beleza e originalidade, serão úteis aos seus convidados! Siga esses 5 passos e escolha a lembraça que mais tem a ver com vocês!
Como escolher as flores do casamento em 5 passos
Como escolher as flores do casamento em 5 passos
Escolher as flores, arranjos e cores da decoração do seu casamento não é tarefa simples. Siga esses 5 passos e faça com que a decoração que você sempre sonhou.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações