5 conselhos para que as fotos em grupo de seu casamento sejam um sucesso!

O casamento está chegando e, com ele, o temido momento da sessão de fotos com os convidados. Uma das situações que muitas vezes se tornam chatas e desconfortáveis, e acabam gerando um grande desgaste para o casal, principalmente quando as fotos dão errado e acabam se tornando inúteis para o álbum. No entanto, você pode fazer com que esta sessão se torne uma parte descontraída e divertida do casório, apenas seguindo os 5 conselhos para que as fotos em grupo de seu casamento sejam um sucesso!

Estúdio SínteseEntre em contato com Estúdio Síntese
Foto: Estúdio Síntese

1. Escolha o melhor lugar

Um dos pontos que mais se destaca na fotografia é o cenário onde a mesma é realizada, por isso, ao escolher o espaço para sua festa de casamento, leve em consideração a beleza do local. Se optou por um casamento ao ar livre, procure aproveitar a luz natural, pois ela é capaz de gerar os mais lindos registros.

Imagens ao ar livre merecem um cuidado todo especial, além de um olhar técnico e preciso, como o do fotógrafo Thibault BARRE. O profissional apresenta um trabalho poético, contemporâneo, baseado nas tendências americanas e europeias, criando registros que se destacam por sua grande naturalidade.

Aproveite e Viva a intensidade do momento a dois pelo olhar de um fotógrafo francês!

Thibault BARRE | Fotógrafo FrancêsEntre em contato com Thibault BARRE | Fotógrafo Francês
Foto: Thibault BARRE | Fotógrafo Francês

2. Defina um cronograma

Fotógrafos experientes costumam aconselhar que as fotos em grupo não durem mais do que 20 minutos. Quanto mais tempo posando, maior é o desconforto para noivos e convidados. Para sua comodidade, procure evitar estas duas situações:

  • Tirar fotos na saída da igreja: quase ninguém presta atenção ao fotógrafo… Há sempre uma bolsa, uma perna ou um convidado que aparece inesperadamente no registro.
  • Tirar fotos logo na chegada da recepção: se cerimônia e festa forem celebrados em locais distintos, o mais provável é que falte alguma pessoa que demorou a chegar ou que eventualmente possa ter se perdido no caminho. Neste caso, a sessão pode acabar se alongando e os convidados vão começar a ficar impacientes.

Abuse de fotos descontraídas, criando registros que representam toda a alegria dividida entre noivos, amigos e familiares. Profissionais como Paulo Cezar Jr., eternizam imagens de forma espontânea, traduzindo cenas reais em fotos capazes de trazer à tona todas as emoções que fazem parte do grande dia.

Já sabe Qual o melhor estilo fotográfico para o seu casamento? Descubra em três passos, dicas para escolher o fotógrafo para o seu grande dia!

Paulo Cézar Jr. FotografíaEntre em contato com Paulo Cézar Jr. Fotografía
Foto: Paulo Cézar Jr. Fotografía

3. Organize antecipadamente os grupos que deseja fotografar

Uma vez definido o tempo para as fotos, comece a montar grupos com as pessoas que irão participar da sessão. É essencial limitar o tamanho dos grupos, que não devem possuir entre 10 e 15 convidados, dependendo da quantidade de pessoas presentes. Se, além disso, você conseguir dividir o tempo que irá gastar com cada grupo, converse com seu fotógrafo e assim ele poderá realizar imagens mais originais e detalhistas, graças ao seu planejamento.

Falando em originalidade, conte com a experiência de grandes profissionais como Nilson Versatti, para criar momentos divertidos junto a seus padrinhos e familiares. Atuando há mais de 15 anos no mercado, o fotógrafo trata de seus noivos com muito carinho, dedicação e respeito, sempre buscando clicar a foto perfeita.

Nilson VersattiEntre em contato com Nilson Versatti
Foto: Nilson Versatti

Caso tenha muitos convidados e, consequentemente, grandes grupos, tente fazer várias filas: uma sentada onde estarão os noivos, outra atrás com pessoas de pé, e uma em frente com crianças sentadas no chão (caso o local possua tapetes ou gramado). Se mesmo assim o enquadramento for afetado, os pais dos pequenos podem se agachar junto aos mesmos.

O casal ainda pode aproveitar locais que possuam escadarias para criar novas possibilidades, como observamos neste lindo click registrado pelo Estúdio Síntese. A empresa oferece a cobertura completa para o seu casamento, desde o making of dos noivos até os momentos mais descontraídos da pista de dança, de forma personalizada e com muita criatividade.

Conheça As fotos em que os protagonistas não são os noivos

Estúdio SínteseEntre em contato com Estúdio Síntese
Foto: Estúdio Síntese

4. Divida e delegue tarefas

Conte com a ajuda de bons amigos ou familiares para colaborar com a organização, pois tanto para o fotógrafo quanto para os noivos, essa ajuda se tornará essencial. Nomeie duas pessoas, uma para cada parte, que conheça as famílias e tenha em mãos a lista que vocês providenciaram com antecedência. Isso permitirá que o profissional faça os registros sem perder um minuto do seu precioso tempo e deixará o casal mais à vontade.

Se você quer uma profissional apaixonada, que vai fazer um registro incrível desses momentos, conheça a Livia Rosa Fotografia. O fotógrafa busca oferecer aos noivos um trabalho único, repleto de sentimento, onde cada imagem retrata perfeitamente a essência deste momento tão especial.

Livia Rosa FotografiaEntre em contato com Livia Rosa Fotografia
Foto: Livia Rosa Fotografia

Outra opção interessante, é organizar uma sessão de fotos livre. Neste caso, os convidados recebem um anúncio de que os noivos terão 20 minutos para realizar registros com quem desejar (um pouco mais ou menos, pois o tempo irá variar com o número de pessoas) e pronto! Qualquer um pode chegar para fazer uma foto com o casal. Melhor ainda se houverem plaquinhas, um photocall ou algum outro detalhe que motive a participação dos presentes, tornando deste, um momento bem divertido. As imagens ganharão uma carinha bem espontânea, mas é possível que vocês tenham que encontrar um tempo para tirar fotos com pessoas que fiquem de fora da brincadeira.

Se deseja ter em seu álbum fotos recheadas de descontração, peça para seu fotógrafo abusar dos cliques durante os momentos em que estiverem na pista de dança. Profissionais que possuem um olhar artístico, como Rafael Reigoto, encontram o momento certo para capturar registros que transbordam beleza e emoção.

Aposte na Espontaneidade, felicidade, irreverência: três fatores chave para ter fotos de casamento incríveis

Rafael Reigoto FotografiaEntre em contato com Rafael Reigoto Fotografia
Foto: Rafael Reigoto Fotografia

5. O que evitar

O melhor momento para realizar os registros é durante a festa, pois após os comes e bebes, seus convidados estarão mais relaxados e dispostos para posar. Para que tudo dê certo, separamos algumas armadilhas que vocês devem evitar:

  • Preparar uma enorme lista de grupos para as fotos. Considere que para cada registro é necessário pelo menos um minuto, então, se começar a adicionar muitos grupos em sua sessão, ela se tornará longa e cansativa.
  • Pedir ajuda para pessoas que não conhecem bem suas famílias e amigos. Imagine como seria para estas pessoas, encontrar e organizar convidados, sem conhecê-los.
  • Fazer anúncios com microfone: alguns fotógrafos gostam de chamar os convidados através de um microfone, mas esta atitude tira toda a elegância do casamento, transformando o evento em uma espécie de feira livre.
  • Colocar os convidados com a cara para o sol: é a maneira perfeita para que todos saiam com os olhos fechados. O ideal é colocá-los de lado.
  • Tenha muito cuidado com óculos de sol, bolsas, chapéus (a sombra pode interferir na face), taças de champanhe… A não ser que deseje realizar registros onde estes objetos colaborem dando um tom de diversão.
  • Realizar a sessão muito próximo ou longe do local da recepção: se for distante, os convidados terão que se locomover em demasia e a sessão se prolongará. Se, por outro lado, estiver muito próximo, talvez tenham que se esquivar de bandejas, pessoas passando pelo local…

Por fim, se deseja ter um álbum que será apreciado por várias gerações, procure por profissionais como David Zoëga, lente criativa à frente da produtora Zoëga Fotografia. O trabalho deste incrível profissional e sua equipe, envolve simplicidade gráfica e o poder da alma, onde os sentimentos são retratados com toda a sua intensidade.

Zoëga FotografiaEntre em contato com Zoëga Fotografia
Foto: Zoëga Fotografia

Seguindo estes conselhos, não há dúvida de que suas fotos sairão perfeitas e todos terão momentos prazerosos durante a sessão fotográfica. Aproveite e conheça também nossas Dicas de como acertar na escolha do fotógrafo e cinegrafista, nas fotos para o álbum de casamento: seu registro do grande dia ficará perfeito!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Erika Machado
Como conseguir as melhores fotos em grupo no seu casamento em 6 dicas profissionais!
As fotos de grupo são essenciais e talvez as mais difíceis de conseguir no dia do casamento. Tome nota dessas dicas e tenhas recordações maravilhosas do seu grande dia!
Foto: Digital Studio
Fotos lindas para registrar seu casamento: saiba como garantir o sucesso do álbum!
O álbum dos sonhos depende, em grande parte da afinidade com o fotógrafo. Confira essas dicas!
Christina Gall - Foto Sergio Ronaldo
Como escolher o profissional que vai fazer o seu cabelo e maquiagem de noiva: acerte o profissional que vai cuidar do seu visual
Para estar deslumbrante no seu grande dia, penteado e maquiagem devem estar impecáveis! Veja nossas dicas e acerte na escolha de profissionais que deixarão você ainda mais linda.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações