X

5 dicas para começar um casamento em harmonia

5 dicas para começar um casamento em harmonia. Foto: Andrea Paccini

Os preparativos do casamento ocupam boa parte dos nossos pensamentos, sobrando pouco espaço para o planejamento e organização da casa depois que tudo passa.
Pensando nisso, listei 5 dicas para começar um casamento em harmonia, que ajudarão começar esta etapa, evitando discussões e desconforto. Pois sua vida anterior mudará para uma nova rotina, a rotina de uma vida à dois.

1) Coloque tudo na ponta do lápis. Depois do casamento, as contas passam a ser diferentes e por isso é importante colocar tudo em uma planilha de forma que fique justo para os dois.
Como vamos pagar o mercado?
Água, luz, internet, condomínio serão contas divididas meio a meio?
Quanto pouparemos por mês?
Cada um terá o seu dinheiro para os gastos pessoais ou vamos colocar tudo que ganhamos em uma conta conjunta?
Quais serão os nossos planos a médio e longo prazo?
Essas são exemplos de questões que deverão ser discutidas, afinal as finanças do casal também devem seguir “lado a lado”.

5 dicas para começar um casamento em harmonia. Foto: Walter Carrera

2) Reserve dinheiro para a primeira compra no mercado. Se vocês estão indo para uma casa nova, fiquem preparados para os gastos da primeira ida ao supermercado. Mesmo que você tenha ganhado muitos utensílios de chá de cozinha ou chá bar, a lista de compras incluirá muitos itens de material de limpeza, higiene e até mesmo dos elementos da cesta básica. Você precisará rechear a sua dispensa que provavelmente não terá nada até o retorno da lua de mel. Dica: Se você fez aquela famosa arrecadação do sapato e da gravata em seu casamento, reserve uma pequena quantia deste dinheiro para isso.

5 dicas para começar um casamento em harmonia. Foto: Hugo Perez

3) Aprendendo com as diferenças. É maravilhoso poder descobrir as peculiaridades e manias do(a) esposo(a) depois do casamento. Isso “é” o casamento de fato. Obviamente você descobrirá que a vida doméstica pode ser cansativa, cada um pode pensar e agir de uma forma diferente e as brigas inevitavelmente podem acontecer. Se isso estiver atrapalhando o relacionamento, talvez seja hora de repensar em como vocês estão lidando com isso. Conversar é sempre o melhor passo para adaptar as coisas dos dois lados. Não vale a pena estragar o dia com uma discussão sobre toalha molhada ou louça acumulada.

4) Divisão de tarefas. Sem a mamãe para fazer as atividades domésticas, a casa, as roupas e as refeições ficam por conta do casal. Se os dois trabalham fora, é importante que vocês determinem uma divisão de tarefas para não sobrecarregar ninguém, até porque, acredite: excesso de atividades domésticas após um dia cheio de trabalho pode afetar (muito!) o humor. Lá em casa, o meu marido é responsável pelas refeições e eu fico com a limpeza da cozinha, por exemplo. A limpeza da casa também fica organizada por “setor” ou seja, eu fico um uma parte e ele com outra. Assim terminamos as obrigações mais rápido, sobrando mais tempo para o lazer. E também para o amor.

5 dicas para começar um casamento em harmonia. Foto: Hugo Perez

5) Não perca o romantismo: depois de alguns meses após o casamento, a rotina começa a se concretizar e tudo fica mais “mecânico”. É muito importante que o casal procure sempre surpreender um ao outro, para garantir um casamento saudável. Um café na cama, um jantar surpresa, um passeio inesperado, podem render ótimos momentos.


Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias em um blog, o Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação