5 etapas de uma relação segundo um especialista em comportamento e sexualidade. Já experimentou todas?

Embora cada relacionamento tenha as suas particularidades, a maioria passa por algumas etapas similares. Você que considera a sua relação atual muito especial, com certeza teve que superar todas as anteriores para conseguir realizar e concluir que esta é realmente única. Mas, se acabou de sofrer uma decepção amorosa e não conseguiu seguir em frente, não se desespere. O psiquiatra e sexólogo Guilherme Malaquias vai te ajudar, explicando melhor as 5 etapas de uma relação.

DGLimages
Foto: Shutterstock DGLimages

1. Paixão/Encantamento

Se você não sabe ou nunca se sentiu assim, por favor, continue lendo esse post. Essa é a fase mágica, não se explica, se sente, respira. É um sentimento maravilhoso, mas também traiçoeiro. Um estado eufórico e catatônico (acreditem, são as duas coisas), em que o ser humano se torna um fantoche, um ser irracional, uma pessoa movida a desejos e fantasias onde tudo parece ser possível. Então, cuidado! Toda essa mistura faz com que muito da outra pessoa seja idealizado, ou seja, como nós gostaríamos que o outro fosse. Fique tranquila, faz parte viajar na paixão, mas fica a dica de não flutuar alto demais. Você ainda vai ter que esperar um pouco para ver se, de fato, é o amor de sua vida. Talvez não… mas talvez sim!

 love actually colin firth GIF

2. Início da relação

A química rolou, deu liga! O relacionamento está no início, vocês estão se conhecendo, a paixão vai aumentando, tudo é lindo e perfeito. As discussões mais graves do casal são o local do jantar romântico ou qual filme assistir na sexta-feira à noite. Estamos na fase do famoso “mar de rosas” que pode durar 1 mês, 1 ano, 10 anos! Por que não? Cada encontro são novas descobertas, aventuras, selfies e posts no Instagram… Encantos e desencantos… Opa! Desencantos?! Como assim?

Divirta-se com: Decidiu dar um passo adiante na relação? Então, veja aqui como NÃO pedir o seu amor em casamento

 love couple bed felicity jones cozy GIF

3. Choque de realidade

Com o passar dos dias, meses ou anos, aquele ser encantado, mágico e ideal, começa a apresentar traços humanos com suas pessoalidades e defeitos. Vida de casal não é fácil, mas com compreensão e respeito se amadurece aquele sentimento inicial quase infantil, bobo, e nos tornamos adultos! É a fase em que, em uma relação saudável, colocamos numa balança mental os prós e contras da relação e da pessoa. É o famoso “ou vai ou racha”!

Leia também: Os opostos se atraem ou se repelem no amor? Pesquisas mostram o que você já deve ter experimentado na vida real

 ross and rachel GIF

4. Superação

“Depois da tempestade vem a calmaria”, pode acreditar, desde que superada a fase anterior. Sobre aquele momento de turbulências, é construída uma base sólida onde emoção e razão tendem a atingir um certo equilíbrio. Lembrando sempre, das lições aprendidas, que ambos consigam aceitar as virtudes e os defeitos de cada um. Este é um amor mais real, diferente do que surge nos primeiros meses de relacionamento onde estamos meio cegos pela euforia.

Não deixe de conferir: Como se divertir em casal, sair da rotina e fortalecer a relação: atividades TOP!

 500 days of summer GIF

5. Vida que segue

A partir daqui vocês começam a construir um novo universo, onde ainda há monstros, mas também as armas necessárias para combatê-los. Abre-se um leque de possibilidades para os diversos caminhos que a vida pode seguir. Importante dizer que, além do casal, também existem caminhos individuais que não precisam ser excludentes quando existe conversa e apoio. Morar junto? Filhos? Casamento? Não interessa. Independente dos planos do casal, vão em frente e sejam muito felizes!

 amelie GIF

Se você conseguiu sobreviver à terceira etapa, existe uma grande chance do casal ter uma relação feliz e duradoura! Então viva, divirta-se, aprenda, surpreenda, supere-se, conquiste, se reinvente e seja feliz! O amor é maleável e crescente!

Veja aqui mais dicas: 7 ações que farão com que a sua relação seja perfeita: funcionam!

Deixe seu comentário

Giselle Branco. Foto: Divulgação
Convites de casamento rústicos 2017: um mais lindo que o outro!
Com cada vez mais noivos optando por casamentos rústicos e ao ar livre, os fornecedores de papelaria de casamentos foram diversificando o portfólio. Confira inspirações de convites para casamentos rústicos.
Assessoria personalizada garante tranquilidade no seu grande dia: curta cada segundo!
Assessoria personalizada garante tranquilidade no seu grande dia: curta cada segundo!
Assessoria personalizada é a chave para o seu casamento sair perfeito e você aproveitar os preparativos com tranquilidade e segurança.
Foto: Daniel Henrique Fotografia
Decidiu dar um passo adiante na relação? Então, veja aqui como NÃO pedir o seu amor em casamento
Pedir o seu amor em casamento é algo muito pessoal e inesquecível! Merece sim criatividade, mas é melhor deixar os deslizes de lado. Veja como!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações