6 assuntos que devem ser evitados ao MÁXIMO durante as festas de fim de ano!

O ano tem uma variedade de eventos importantes, no entanto, as festas de fim de ano, com destaque para a Ceia de Natal e Ano Novo, são as reuniões familiares mais marcantes. E mesmo que em sua maioria os familiares gostem uns dos outros e desfrutem de momentos juntos, sempre há aqueles casos que nem todos os integrantes fazem juras de amor eterno… Nestas festas, estas picuinhas familiares explodem como pólvora no menor contato e, claro, de forma bem negativa, já que alguns insistem em trazer à tona temas desagradáveis. Estes tabus muitas vezes provocam abalos até mesmo entre aqueles que têm uma certa afinidade e se respeitam, por isso, seu poder destrutivo é muito mais impactante do que podemos imaginar. Estes são os assuntos que devemos deixar trancados sob sete chaves diante de qualquer circunstância!

Rawpixel.com
Foto: Shutterstock – Rawpixel.com

Política

Esse é um tema sempre polêmico, assim como futebol (próximo tema) e o melhor é evitá-lo. No Brasil, nos dias atuais, esse deveria ser um tema proibido em encontros familiares. Sempre há aquelas pessoas que se amam e que podem estragar tudo por causa de uma discussão sobre política. Em tempos de crise e notórios câmbios na política nacional, o debate vem em bandeja de prata para provocar desavenças e reações exageradas.

Sempre acabam com, no mínimo, dois perdedores e um climão de lascar. Todos acreditam ter a razão e o mais provável é que ninguém a tenha. O tema da política com certeza sairá, seja por um simples comercial na televisão, um viral no grupo de whatsapp ou um simples comentário, o melhor é acalmar os ânimos e não prolongar no tema. Lembre-se: gritos e insultos não solucionam nada! Nestes caso, faça a pergunta que deve ser feita:

  • Pode me alcançar o sal, por favor?

Veja também: 1º ano de casados: 12 coisas que vão acontecer SIM, ou SIM!

Futebol

O futebol faz parte da vida do brasileiro. É comum que parte da família torça para um time e o outro lado, para o time adversário. Sempre vai haver aquele que chega com a camisa do time ou aquele que puxa o hino do time de coração. Escalação do time dos sonhos, piadas com a derrota humilhante no último campeonato, jogadores, enfim, assunto é o que não vai faltar. É a isca perfeita para desavenças, principalmente entre aqueles mais apaixonados e fervorosos.

Há também, mesmo que sejam poucos, aqueles que não dão a minima para o esporte e vão olhar de um lado para o outro esperando o papai noel ou a contagem regressiva. De um modo geral, é assunto a se evitar! Você pode cortar o assunto se a coisa ficar feia com uma pergunta:

  • Na minha opinião, a abertura das olimpíadas do Brasil foi a mais de linda da história desses jogos, vocês não acham? Mamãe, me alcança outro pedacinho de peru?

Ano novo, vida nova, não é mesmo?! Então vai ai mais uma super dica: 40 dicas para recém casados entrarem na casa nova com o pé direito!

DGLimages
Foto vía Shutterstock: DGLimages

Doenças

Quando se chega a uma idade, o ser humano desfruta com as competições mais macabras, principalmente quando falamos de doenças. Mesmo que não seja competindo, sempre há aquele que adora falar sobre as coleções de doenças que adquiriu no último ano, os sintomas, os medicamentos, os efeitos colaterais, mesmo que ninguém tenha perguntado. Talvez um sem noção chegue até a mostrar os pontos da sua operação de varise enquanto você desfruta de um bom pedaço de pernil. Para o bem estar de todos, inclusive do “doente”, o melhor é que este tema não venha à tona! Emende o queixa com um:

  • Titio, você vai durar 100 anos! Lembra da tia maria Helena? Até os 100 bebendo whisky e fumando…

Dívidas

Seja em famílias grandes ou pequenas, sempre existe o ruim de paga, aquele sujeito que não paga o que deve sob hipótese alguma. Na hora de pedir um ajuda não sai da cola, mas na hora de pagar desaparece. Nada melhor que as festas de fim de ano para cobrá-lo, não é mesmo? Errado!

A primeira questão que você tem que ter em mente é que se a pessoa ainda não honrou a dívida, a probabilidade disso acontecer em uma festa ou encontro familiar é quase zero. Além do mais, pode ocasionar um constrangimento sem tamanho e consequentemente atritos. Segure a onda e tente uma boa convivência, afinal, estragar a noite das outras pessoas não é nada legal e ninguém ali é obrigado a testemunhar a favor de um ou do outro! Como muito, solte alguma afirmação alegre e divertida olhando nos olhos do devedor e depois solte uma gargalhada enquanto corta o pernil.

  • Seria o máximo que na entrada do ano novo todas as nossa dívidas fossem perdoadas, não é verdade? Pena que não funciona assim, ao contrário, aumentam os juros…
goa novi
Foto vía Shutterstock: goa novi

Os famosos “Se”

As frases que começam com Se… sempre são proferidas pelos famosos espertinhos que sabem tudo, aqueles que nunca falham e cuja opinião é a única que importa, flexibilidade e respeito = Zero.

Se você tivesse planejado melhor há seis mês atrás, como eu fale,i (mesmo sabendo que era impossível), tudo seria melhor“, “Se tivesse me perguntado, eu conheço uma pessoa que poderia ajudar…“, essa são algumas frases típicas que representam como não ter educação. Aqui, vale a máxima: se minha mãe tivesse barba, eu teria dois pais! É uma ótima resposta para encerrar esse tipo de diálogo e evitar conflitos ainda maiores.

Você dedicou um tempo que não tinha para oferecer uma noite agradável e não é obrigado a escutar críticas de quem não fez absolutamente nada, mesmo que a comida seja puro sal! Mas se o inconveniente insistir: mantenha a calma, não vale estragar sua noite!

Dica: Uma vingança silenciosa e maravilhosa é servir o seu prato com o mínimo de comida possível, para que tenha que pedir uma e outra vez. Este tipo de “sabe tudo” odeia ter que pedir o que seja, portanto, mantenha seu prato/copo sempre meio vazio!

Kamil Macniak
Foto vía Shutterstock: Kamil Macniak

Estes são alguns dos temas que devem ficar na porta antes de chegar nas festas de comemoração de fim de ano. A vida já tem o bastante para que pensemos somente em coisas belas, mesmo que seja para não provocar brigas familiares. Com certeza será uma noite fenomenal com a presença de pessoas queridas. Boas festas e sorte, muita sorte!

Aproveite para conhecer o 6 tipos de convidados de casamento que SEMPRE perdem a linha!

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!
Mara Duarte Assessoria -
 Foto: Jeane Rios
10 conselhos INFALÍVEIS para evitar o estresse antes do casamento!
A etapa dos preparativos deve ser algo prazeroso e divertido. Leia as nossas dicas e saiba como isso é possível!
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Ficou noiva? Então não deixe de conferir nossos 8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações