6 ideias handmade com estilo para um casamento 100% personalizado

6 ideias handmade com estilo para um casamento 100% personalizado

Se você aprecia o valor das coisas simples, feitas à mão, com carinho e quer um casamento bem caseiro, pegue papel e caneta na mão e atenção para a recopilação de ideias com estilos junto com o modo de fazer, que te servirão como guia para seu casamento handmade. Vamos lá!

  • Planejando o casamento

Já faz alguns anos, que pela crise econômica mundial, revisamos nossa escala de valores e cada vez mais apreciamos o valor das coisas simples, feitas à mão, com carinho, longe da fabricação em massa imposta pelo sistema. E quem não quer fazer um casamento eco-friendly para contribuir para o futuro do planeta?

salvarSaiba mais sobre “Meio do Mato ”
 Meio do Mato. Foto: Fabio Moro

Práticas como a reciclagem, a reutilização, tudo que seja eco-friendly é incentivado e sempre muito bem-vindo em diferentes ambitos socias, e claro o mundo dos casamento não ia ficar de fora. A moda “eco” já é super tendência de decoração nos casamentos em 2015, e os casais mais descolados e modernos são adeptos e desejam celebrar seu grande dia perto da natureza.

salvarSaiba mais sobre “Meio do Mato”
Foto: Meio do Mato

Se a sua ideia é fazer uma festa simples e relaxada, onde se note o seu toque pessoal nos detalhes, e que seja tudo muito econômico, pode apostar pela proposta que trazemos hoje! Seus amigos e familiares também podem te ajudar na hora de preparar um casamento 100% personalizado.

Outra opção se você tem menos tempo, é algo mais parcial, deixando os elementos mais importante em mãos de profissionais e dar alguns toques handmade como os convites, as lembrancinhas, o menu ou detalhes da decoração. Confira as nossas ideias DIY sensacionais para seu casamento!

salvar
Foto: Ashley Kelemen

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Seja qual for sua escolha, atenção para a recompilação de ideias com estilos junto com o modo de fazer, que te servirão como guia para seu casamento handmade. Vamos lá!

  • Convites e papelaria DIY

Se você tem boa mão, pintar os convites com aquarelas ou caligrafias especiais pode ficar lindo e muito pessoal, e dá para usar o mesmo conceito de desenho no resto da papelaria do casamento, como nas mesas, etiquetas, plaquinhas, menus e outros detalhes. A renda enfeitando tanto em convites como em vidros fica linda e é muito fácil!

salvar
Foto e convites: Shannon Kirsten
salvar
Foto: Click10
salvar
Foto: Atelier Papélicas – convite Giz kraft

Mas, se você não se sente capaz, na internet tem muitos desenhos grátis para imprimir, e você só tem que comprar papel especial e ter uma boa impressora. Deixamos duas lindas opções uma do blog Boho Wedding e outra da Minted, que oferece diferentes amostras gratuitas de convites.

salvarSaiba mais sobre “”
Foto: Boho Weddings
salvar
Foto: Phatt Design

Quer aprender a fazer o passo a passo? Confira esse inspiradores how to do de convites com aquarela, e do programa da cerimônia.  

  • Celebração no jardim ou em um sítio familiar 

O que pode ser melhor do que um lugar com jeitinho de casa para celebrar um casamento espírito home made? Há muitos lugares que possuem este estilo e decorando tudo com muito carinho fica incrível! Ambiente simples, decoração personalizada, família, amigos, música boa e comida boa: casamento perfeito!

salvarSaiba mais sobre “Quintal ”
Foto: Espaço Quintal

Veja qual dessas ideias gosta mais: uma cerimônia bem romântica ao ar livre; um original e divertido picnic sobre o gramado, enfeitado com charmosas almofadinhas, mantas e tapetes coloridos; uma grande mesa familiar, com louça e toalhas de mesa antigas, ou um pequeno buffet tipo finger food, onde os próprios convidados  se servem quando desejarem. Veja quais são os 10 melhores buffes com finger food do Rio de Janeiro.

salvar
Foto: Amy & Stuart
  • Decoração handmade

Desde pequenos detalhes como as flores para as mesas e diferentes cantos da cerimônia, as guirlandas para enfeitar as árvores, até elementos mais importantes, como a iluminação (velas, lampiões, lâmpadas de papel, lâmpadas de vidro), os painéis de distribuição das mesas, os cartazes informativos, um painel para fotos ou inclusive a mesa ou o altar da cerimônia. Tudo pode ser fabricado de modo artesanal, com o toque pessoal de vocês. Veja as velas mais bonitas para a decoração do seu casamento no Rio de Janeiro.

salvar
Fotos: Todd Events
salvar
Foto: Retrato de un instante

Onde encontrar os materiais para elaborar todos esses detalhes? Como dá para ver nas imagens, reutilizando coisas simples, como as que temos em casa, como garrafas de vidro ou latas vintage para colocar as flores, objetos antigos e moldura de fotos para decorar ou indicar algo, cones de papel machet para o arroz da saída dos noivos, cordas, palets, pregadores, lousas, tábuas, tecidos antigos.

decoração de origami e papel reciclado também fica super linda! O encanto natural e rústico, além do toque handmade vem com todos esses materiais e é tendência para os casamentos em 2015. Não perca nossas 7 dicas para um casamento sustentável!

salvarSaiba mais sobre “Quintal ”
Foto: Melissa Pencov no Espaço Quintal
salvar
Foto: Edwing Fotografía
  • Menu caseiro

Para os noivos que fazem questão de deixar seus convidados mais à vontade, se sentindo em casa, nada melhor do que oferecer um buffet com sabor de comida caseira. Uma ideia é um jantar à francesa (com os pratos servidos nas mesas) com a sua melhor especialidade, algo bem gostoso e fácil de preparar para muita gente.

salvar
Foto: Marcos Sánchez
salvar
Foto: Marcos Sánchez

É verdade que a tarefa não é fácil, e vocês vão precisar de muita ajuda e organização para conseguir um bom resultado. Uma boa opção é fazer só a mesa de doces por exemplo, ou só os aperitivos e pedir ajuda profissional para o resto do menu.

Na mesa de doces, ao invés de docinhos finos, invista nos típicos: bolo de fubá, cuca, bolo de cenoura, tipo sobremesas da vovó, com os sabores da infância!  A decoração pode acompanhar essa proposta, com toalhas de mesa de crochê, flores do campo, bem aconchegante. Saiba como transformar móveis em mesa de doces lindas para seu casamento!

salvar
Foto: Opção A Gastronomia e Eventos
  • Buffet com cardápio caseiro

Outra opção gostosa, se vocês não querem passar o dia na cozinha, é contratar um catering artesanal ou “casering”, um novo conceito que oferece pratos e receitas caseiras elaborados com produtos orgânicos, para eventos de pequeno porte.

salvarSaiba mais sobre “Arte dos sabores”
Foto: Arte dos sabores
salvarSaiba mais sobre “Arte dos sabores”
Foto: Arte dos sabores

No mundo dos casamentos não é difícil encontrar pequenas empresas ou particulares que oferecem esse serviço.

  • Lembrancinhas feitas à mão

As lembrancinhas não podiam faltar e nada melhor do que ganhar algo feito à mão pelos anfitriões da festa. Sabonetes artesanais, mel, geléias caseiras, produtos tradicionais da terra de vocês (licores, doces), cupcakes feito por vocês, ou frasquinhos com ingredientes secos, são algumas das ideias favoritas.

Confira como se faz lindas embalagens no blog Sohonnet e uma deliciosa geléia de framboesa no passo a passo: Spread the love: jam favour diy tutorial round up.

salvar
Foto: Meredith Lord
salvarSaiba mais sobre “Nina Veloso ”
Foto: Nina Veloso

A melhor parte desses detalhes é que se podem personalizar com o que você mais goste, por exemplo, retalhos de tecidos, cordinha, papel craft, flores secas para os sabonetes ou etiquetas personalidadas com o nome do casal e a data do casamento para os potes dos produtos tradicionais. Lembrancinhas diferentes que deixaram a todos com bom sabor de boca. Veja quais são as lembrancinhas mais especiais do momento!

salvarSaiba mais sobre “Casório Perfeito ”
Foto: Casório Perfeito

Depois de pensar bem e ver se contará com ajuda suficiente, a internet será sua segunda grande aliada, e dá para encontrar até outros casais que já fizeram o mesmo o contam tudo nos mínimos detalhes para facilitar o trabalho dos novos noivos aventureiros, como é o caso de Heather e Graham que casaram na sua própria casa.

Na sessão sonho de princesa do blog da da TPM (Toda Princesa Merece soluções criativas), tem a história real de várias noivas e o passo a passo para seus casamentos caseiros. Confira também as 10 ideias para fazer um casamento lindo, simples e econômico!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Meio do Mato Espaços
Nina Veloso Bolos e doces para casamentos
Opção {A} - Gastronomia e Eventos Buffets e banqueteiros