6 pratos e sabores regionais que não podem faltar na festa de casamento!

O Brasil é um país rico em cultura, beleza e possui uma grande diversidade em sua culinária, oferecendo sabores, texturas, aromas e cores que conquistam os paladares mais exigentes. Do Oiapoque ao Chuí, encontramos matérias primas que encantam pelos seus sabores únicos e exóticos, colaborando com a confecção de pratos que certamente farão sucesso em seu casamento. Noivos que desejam inovar e marcar o grande dia através de comidinhas inesquecíveis, não podem deixar de conhecer os 6 pratos e sabores regionais que não podem faltar na festa de casamento!

Comidas regionais em casamentos
Captains Buffet – Foto: divulgação

Saladinhas

As saladas são pratos indispensáveis em qualquer casamento, principalmente se o casal possui amigos veganos ou vegetarianos. Mas ao invés de oferecer saladas clássicas, que tal brindá-los com pitadas de sabores da nossa terra? Invista em grãos como o trigo e a quinoa ou em castanhas do Pará, de caju ou de baru, além das sementes de cumaru. Hortaliças como o jambu e dente-de-leão, podem oferecer aquele toque diferenciado aos pratos.

Noivos que estão em busca de um buffet saboroso, saudável e elegante, se encantam com os pratos elaborados pelo Ponto 3 Buffet. A empresa possui uma equipe de profissionais qualificada, em constante aprimoramento e sempre em busca de novas tendências, com o intuito de surpreender e agradar a todos os paladares, através de cardápios personalizados de acordo com o gosto e demanda do casal.

Salada para casamentos
Saint Morit’s Buffet e Eventos – Foto: divulgação
Salada para casamentos
Captains Buffet – Foto: divulgação

Sopas, cremes e caldos

Se marcou seu casamento em meses de baixas temperaturas, não deixe de oferecer comidinhas capazes de aquecer seus convidados. Sopas, caldos e cremes são pratos típicos do inverno e podem ser servidos tanto em estações ou em versões finger food, dispostos em copos, xícaras ou panelinhas. Adote os ingredientes típicos da época e de sua região, pois desta forma, a matéria prima estará fresca e levará mais sabor aos pratos.

Atuando a mais de 10 anos no mercado, o Citron Gastronomia investe em combinações repletas de criatividade para criar pratos saborosos e inesquecíveis. A empresa oferece uma grande diversidade de cardápios, possibilitando ao casal a composição do menu perfeito, independente do estilo do casamento e perfil dos convidados.

Reconhecido como um dos buffets mais disputados pelas noivas cariocas, a DA Gastronomia marca seus eventos através de sabores, formas, cores e aromas singulares. Seus profissionais possuem grande expertise e estão preparados para atender as necessidades e sonhos dos noivos através de cardápios personalizados e confeccionados de maneira exclusiva, com receitas e matéria prima de alto padrão.

Caldinho de feijoada

Quem não ama? Conhecida como um dos pratos típicos mais populares da nossa culinária, a feijoada ganhou novos ares e passou a ser servida de uma maneira diferente em eventos como casamentos. Grandes chefs passaram a utilizar ingredientes orgânicos, investindo em receitas mais leves e de sabor indescritível. Algumas empresas ainda oferecem o prato completo em pequenas porções ou como bolinhos, que harmonizam com pequenas doses de cachaça artesanal.

A renomada chef Teresa Corção, busca unir a gastronomia regional com sustentabilidade, a fim de valorizar os sabores do nosso país, escolhendo e adquirindo ingredientes entre alguns pequenos produtores rurais de vários estados do Brasil. Suas receitas possuem identidade e sabor, sempre elaboradas de forma totalmente artesanal, para levar saúde, prazer e momentos de alegria para noivos e convidados.

Sob o comando dos chefs Margareth Rocha e Ricardo Pires, o Rappanui Gastronomia se tornou referência em termos de requinte, qualidade, bom gosto e respeito. A empresa dispõe de opções variadas de cardápios e estilos, oferecendo possibilidades para quem deseja realizar um brunch, almoço, jantar, coquetel, entre outros, onde os noivos contam com pratos personalizados elaborados com ingredientes de altíssima qualidade.

Mineirices

Que a comida mineira é considerada como uma das mais saborosas do nosso território, isso todo mundo já sabe, e fica melhor ainda quando recebe toques gourmet e apresentações recheadas de encantamento. Escondidinhos de vários sabores, o famoso feijão tropeiro e até a costelinha de porco, se tornam pratos que agradam aos olhares e se tornam as melhores opções para quem deseja adotar o estilo confort food em seu grande dia.

Localizado na belíssima cidade de Belo Horizonte, o Vó Jovina se destaca pelo preparo de receitas que vão desde as mais modernas aos grandes clássicos. Cada prato é preparado e temperado com muito amor, igual a casa de vó, fazendo com os convidados sintam aquele gostinho de quero mais. O noivos contam com cardápios totalmente personalizados, elaborados do jeitinho com o qual sempre sonharam.

Comida mineira para casamento
Rullus Buffet – Foto: divulgação

Comidinha de boteco 

A grande vantagem das comidinhas de boteco, é que o casal pode realizar um evento servindo apenas estes petiscos ou inseri-los como pequenos bocados em festas de diversos estilos. Coxinhas, queijo coalho, bolinhas de queijo, mini sanduíches, fazem sucesso entre adultos e crianças, e podem receber apresentações customizadas de acordo com o projeto decorativo de seu casamento.

Os menus preparados pelo chef  Luiz Scachetti são criados através da troca de histórias e experiências com os noivos, resultando em cardápios únicos e feitos sob medida. Com mais de 20 anos de experiência, este grande profissional acredita que a gastronomia é muito mais do que paladar, é a grande oportunidade de elaborar um prato que aflore sentimentos, trazendo as mais tenras memórias e aquela vontade de repetir uma vez mais.

Noivos que estão de casamento marcado na cidade de São Paulo, não podem perder a chance de provar as maravilhosas receitas elaboradas pela L’Espai Banqueteria. A empresa de catering fundada por amigos e para amigos, busca criar pratos capazes de gerar memórias afetivas, levando sabores, texturas e aromas inesquecíveis para sua celebração.

Comidinha de boteco em casamento
Saint Morit’s Buffet e Eventos – Foto: Henrique Peron

Delícias do nordeste

A culinária nordestina sofreu fortes influências das culinárias portuguesa, indígena e africana, resultando em receitas de sabores e temperos inigualáveis. Se preferir pratos baseados em frutos do mar, ofereça mini bobós, moquecas de peixe, camarão ou siri mole, vatapá e acarajé. Para aqueles que possuem algum tipo de alergia, ainda existem opções como a cabidela, baião de dois, paçoca de carne seca e tapioca com recheios diversos.

Comida nordestina para casamento
Captains Buffet – Foto: divulgação
Comida nordestina para casamento
Captains Buffet – Foto: divulgação
Comida nordestina para casamento
Opção {A} – Gastronomia e Eventos – Foto: divulgação

Procure sempre escolher pratos típicos de sua região, investindo em apresentações que estejam totalmente de acordo com o estilo do seu casamento. Aproveite para conferir outras inspirações em 6 estilos originais para apresentar as bebidas no seu casamento. Saúde!, Dicas fantásticas para montar o menu certo para cada estilo de casamento e Corners de comida tradicional no seu casamento: o clássico renovado

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Ponto 3 Buffet - Foto: divulgação
SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Se possui convidados alérgicos ou pessoas que resolveram aderir a dietas vegetarianas ou veganas em sua lista de casamento, confira: SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Foto: Nó no Plural
15 fotos de casamento que não podem faltar no seu álbum!
As fotos são lembranças físicas de um dos momentos mais emocionantes da vida do casal, por isso, a escolha das mesmas se torna tão importante! Para ajudar em sua escolha, conversamos com grandes profissionais, que nos indicaram as 15 fotos de casamento que não podem faltar no seu álbum! Confira!
Foto: Rafael Fontana
Elementos que não podem faltar em um casamento boho chic: anote!
Se vocês buscam opções para realizar uma celebração marcante com um toque de sofisticação, esse é o seu post. Aqui vocês vão encontrar todos os elementos para fazer um casamento boho chic inesquecível!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações