7 itens que você vai esquecer se não contratar um cerimonialista: previna-se!

Acredite antes que seja tarde: contratar um cerimonialista para organizar seu casamento é indispensável se você não quer passar por apuros antes e durante o dia mais importante da sua vida! Antes de considerar a possibilidade de encaixar todas as tarefas relacionadas ao casório na agenda (geralmente, já repleta de compromissos de trabalho, casa, vida pessoal e social), pense bem: será tão fácil assim coordenar sozinha todos os fornecedores, além de confirmar a presença dos convidados e padrinhos, decidir o repertório da cerimônia e cada detalhe do grande dia? Confira 7 itens que você vai esquecer se não contratar um cerimonialista: previna-se!

Carpe Fotografía
Foto: Carpe Fotografía

1. Burocracias

Não tem jeito: os detalhes na organização de um casamento são muitos e só um profissional com bastante experiência pode dizer se o checklist está, de fato, completo. Ainda assim, as particularidades são muitas e cada uma exige atenção específica, como conta Giselle Santa Rosa, da Santa Rosa Eventos:

O que mais acontece é o cliente achar que serviços como a locação e a música são coisas simples e dispensam nossa orientação. Porém, quando fechamos um local para evento, é fundamental verificar as condições legais, como alvará de funcionamento, liberação do corpo de bombeiros, etc. Outro esquecimento muito comum é o pagamento da taxa do ECAD (imposto para direito autoral das músicas).”

Leia também: Antes, durante e depois do casamento: conheça todas as funções do assessor!

Santa Rosa EventosSaiba mais sobre “Santa Rosa Eventos”
Santa Rosa Eventos / Foto: Valwander

2. Pequenos grandes detalhes

Sabe quando aquele mero detalhe que parece tão pequeno que acaba passando despercebido – até que precisa ser usado? “Um item que os noivos se esquecem com frequência são as forminhas para a mesa de doces“, exemplifica Giselle Santa Rosa. A falta de um planejamento prévio e especializado pode acabar resultando na falta de itens importantes, como:

  •  Pétalas ou arroz para o fim da cerimônia,
  • Almofada para as alianças,
  • Papéis com os votos escritos…

São faltas que, no dia D, certamente você não vai conseguir resolver por conta própria. Caso “terceirize” a tarefa para uma amiga, pode acabar atrapalhando ainda mais a programação do dia.

Ainda não se decidiu entre Celebrante ou juiz de paz? Conheça todas as diferenças e escolha o seu!

Érase una Fiesta Eventos
Foto: Érase una Fiesta Eventos

3. Fornecedores na última hora

O que fazer quando um prestador de serviços contratado não aparece na hora prevista para o seu casamento? Surtar não é uma opção que vá ajudar muito! Com a ajuda do cerimonial, você evita que imprevistos assim aconteçam, e caso um fornecedor se atrase por não conseguir chegar ao local combinado, a assessoria pode localizá-lo a tempo e até buscá-lo antes mesmo do nervosismo vir à tona.

Para quem não gosta de correr riscos como estes, é uma boa investir em serviços que oferecem o pacote completo. Giselle Santa Rosa explica que, no serviço de assessoria completa da Santa Rosa Eventos, é feito um acompanhamento totalmente personalizado e não fica nada de fora.

“Este tipo de serviço é perfeito para quem deseja a coordenação integral do casamento, que inclui a contratação de fornecedores e assessoria durante todo o dia do casamento.”

Foto: Momentous
Foto: Momentous

3. Recepção dos convidados

Outra tarefa muitíssimo importante é saber como recepcionar não apenas os convidados mas também os padrinhos, pais, noivos, pajens e damas, direcionando-os e fornecendo-lhes as informações necessárias para o cortejo.

É comum que os cerimoniais montem um script com todas as etapas para facilitar a vida dos fornecedores envolvidos, de maneira que tudo aconteça de forma coordenada. Alessandra Costa, do Peguei o Buquê!, afirma que mesmo quando budget é limitado, os noivos podem encontrar boas opções de cerimonial:

“É preciso calma: existem várias opções de serviço que irão ajudar muito sem pesar no orçamento. Além do mais, no dia do casamento os noivos e familiares devem apenas aproveitar esse momento único, sem ficar se preocupando com fornecedores e cronograma da festa.”

Peguei o Buquê!Saiba mais sobre “Peguei o Buquê!”
Peguei o Buquê! / Foto: Danilo Siqueira

4. Não contar com pequenos imprevistos

Para tudo acontecer perfeitamente e contornar todo e qualquer imprevisto que surja no grande dia, só mesmo contando com uma equipe encarregada de coordenar e estar ciente de todos os mínimos detalhes do casamento. Isso porque, em um evento grandioso como este, o inimaginável pode acontecer, como cair um botão do traje do noivo, o sumiço de uma flor de lapela ou até mesmo das alianças antes da cerimônia!

Os serviços de cerimonial são importantes não só para solucionar rapidamente estes momentos, considerados MUITO tensos: eles estão ali também para acalmar e passar segurança à noiva e aos envolvidos mais próximos. Sensibilidade neste momento é primordial, como explica Daiane Alegre, da Elegância Eventos:

A gente entende que cada cliente é único, então cada evento deve ser tratado de forma exclusiva, respeitando a proposta e estilo dos noivos.

Foto: Belle Day Eventos
Foto: Belle Day Eventos

5. “Viajar” no protocolo da cerimônia

Diferentemente de outros países em que muitos casais que não se importam muito com o protocolo (e até têm  um gosto por quebrar as regras!), no Brasil em geral segue-se a cartilha usual das tradições durante a cerimônia. Mas, ainda entre aqueles que contratam o cerimonial, há alguns esquecimentos clássicos, como conta a cerimonialista Priscilla Santana, da Vou Casar e Panz:

Há casais que criam uma imagem da cerimônia que nem sempre é possível executar na vida real, seja por uma daminha ou pajem que não têm a menor possibilidade de levar as alianças, ou por não pensar em soluções confortáveis para pessoas com acesso limitado, como grávidas, portadores de necessidades especiais e idosos.”

Aproveite para ler também: Contratar um cerimonialista ou não? 8 vantagens de contar com este profissional no seu casamento!

Santa Rosa EventosSaiba mais sobre “Santa Rosa Eventos”
Santa Rosa Eventos. Foto: Divulgação

6. Checagem da parte elétrica

Outro aspecto que, se não for acompanhado de perto, pode colocar tudo a perder no grande dia: a checagem da parte elétrica. Música, som e a iluminação demandam uma quantidade de energia que nem sempre a casa de festas pode estar preparada. “Em qualquer que seja o local da comemoração, é necessário saber se o ambiente suporta os níveis de eletricidade previstos, se existe algum tipo de gerador, se há alguém na casa responsável por essa parte antes e durante a festa” , aponta Priscilla.

Conheça o Kit básico da noiva inteligente: 10 itens de emergência que você TEM que levar para o seu casamento!

Vou Casar e PanzSaiba mais sobre “Vou Casar e Panz”
Vou Casar e Panz. Foto: Divulgação

7. Esquecer ou deixar a lista de convidados para a última hora

Os casais que não contam com um cerimonial para assessorá-lo na confirmação da lista de convidados podem se deparar com um gasto excessivo que poderia ser evitado. Priscilla explica:

Há quem planeje a quantidade de convidados com pouca antecedência ou sem considerar os possíveis faltosos. Isso pode resultar num prejuízo, já que quase todos os serviços são contratados baseando-se na quantidade de pessoas. O serviço de RSVP é primordial para criar uma estimativa de convidados presentes, principalmente no Brasil, onde não temos a cultura de confirmar presença nos eventos”, ressalta.

Vou Casar e PanzSaiba mais sobre “Vou Casar e Panz”
Vou Casar e Panz. Foto: Divulgação

Esses são apenas alguns dos apuros pelos quais você NÃO vai passar caso escolha para o seu casamento uma boa equipe de assessoria e cerimonial. Escolhendo os fornecedores certos, você desfruta muito melhor do grande dia sem precisar se preocupar com nada que não seja curtir o melhor dia da sua vida! Confira os melhores profissionais de assessoria e cerimonial em nosso  guia de fornecedores e escolha o seu!

Você também vai gostar de ler: Saiba o que um cerimonialista faz antes, durante e depois do casamento e relaxe do começo ao fim da festa! e 6 coisas que SÓ a sua cerimonialista de casamento pode fazer por você!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Lovely Family
10 coisas para não fazer no seu casamento: os convidados ODEIAM!
Organize um casamento a prova de falhas! Os convidados são sempre exigentes e decidimos antecipar as 10 coisas que certamente podem incomodá-los no seu casamento.
7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!
Se vocês têm dúvidas de quem convidar ou não para seu casamento, veja as 7 perguntas que você deve fazer enquanto estiverem elaborando a lista de convidados!
Foto: Aloha Fotografia
Como fazer a felicidade dos seus convidados: 15 mandamentos super eficazes!
Veja como criar momentos inesquecíveis no seu grande dia e fazer a felicidade dos seus convidados: 15 mandamentos super eficazes!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações