70 ideias originais para fazer de seu casamento um dia inesquecível!

Os casamentos passaram por diversas mudanças ao longo do tempo, e cada vez mais observamos ideias criativas e inusitadas, colaborando com a criação de cerimônias originais e repletas de personalidade. Seja através da reutilização de uma peça antiga ou com a contratação de um buffet diferenciado, o que importa é o fator surpresa, criando um momento que ficará marcado para sempre no coração dos noivos e seus convidados. Se está em busca de dicas e inspirações, confira as 70 ideias originais para fazer de seu casamento um dia inesquecível!

Lapa Foto StudioEntre em contato com Lapa Foto Studio
Foto: Lapa Foto Studio

1. Você já pensou na possibilidade de utilizar dois vestidos de noiva? Além dos modelos que se transformam com a retirada da saia, algumas noivas vêm apostando em vestidos glamourosos e até mesmo em outras cores como o dourado e prateado para arrasar na festa.

2. Usar o mesmo vestido de noiva de sua mãe, é uma prática carinhosa adotada por muitas noivas. Neste caso, você poderá fazer alguns ajustes para adaptá-lo ao seu estilo e inserir alguns acessórios como o broche de sua avó ou o cordão de sua sogra, fazendo uma bela homenagem a estas pessoas tão queridas.

3. Caso não possa utilizar o vestido de sua mãe, você poderá tirar uma pequena parte do tecido e envolvê-lo no buquê, junto a um relicário com a foto das pessoas mais importantes de sua vida, como pais, avós ou irmãos.

4. Muitas noivas costuram o nome das madrinhas ou melhores amigas na barra do vestido, mas que tal ir além, inserindo uma frase que seja especial para o casal? E não deixe de investir em um vestido único e original, como os designs apresentados na coleção do Atelier Mel Bessa, você certamente irá brilhar em seu grande dia.

Mel Bessa AtelierEntre em contato com Mel Bessa Atelier
Mel Bessa Atelier – Foto: Ana Kacurin
Mel Bessa AtelierEntre em contato com Mel Bessa Atelier
Mel Bessa Atelier – Foto: Carol Wehrs

5. Você pode se aproveitar desta mesma ideia e escrever esta frase especial em um papel, colocando-a junto ao seu coração.

6. Personalizar é a palavra do momento, então leve esta tendência para seu álbum de casamento. As fotos posadas podem receber elementos que reflitam as profissões dos noivos ou alguma coisa que ambos adorem, como a prática de esportes, viagens, pets, etc.

7. Nunca, mas nunca mesmo, deixe de tirar uma foto de seu vestido de noiva em algum lugar original. Seja pendurado em uma árvore ou sobre a janela, este registro certamente se transformará em uma linda lembrança em seu álbum de casamento.

8. Que tal escrever uma frase marcante ou até mesmo engraçada na sola do sapato? Esta ideia vale tanto para a noiva quanto para o noivo.

9. Se puder usar um véu de noiva em seu casamento, use! Este será o único dia de sua vida em que poderá utilizar este tipo de acessório, então escolha o mais exuberante e arrase.

10. Pense um pouco fora da caixinha e escolha um lugar diferente para celebrar seu casamento. Restaurantes, jardins ou um maravilhoso espaço ao ar livre, como o oferecido pelo Sítio Coqueiros, pode se tornar a melhor opção para festejar este dia tão especial.

Sitio CoqueirosEntre em contato com Sitio Coqueiros
Sitio Coqueiros – Foto: Renata Luz
Sitio CoqueirosEntre em contato com Sitio Coqueiros
Sitio Coqueiros – Foto: Renata Luz

11. O noivo também deve apostar em um look inesquecível. Uma ótima dica, são as gravatas borboleta coloridas, que dão um charme e um toque de originalidade ao visual.

12. Aposte em fotos criativas em seu grande dia, como o par de alianças sobre o iphone com uma mensagem fofa de seu noivo, ou de seus pets vestidos à caráter. São muitas opções que deixarão seu álbum ainda mais interessante.

13. Encontre cartas, bilhetinhos ou fotos do início do namoro e as utilize em vários pontos da decoração. Você pode emoldurá-los, pendurá-los em varais ou criar um cantinho todo especial para deixá-los expostos.

14. Outra maneira de personalizar o buquê, é colocar as iniciais de ambos, que podem surgir em relicários ou confeccionadas em madeira ou metal.

15. Vocês podem imortalizar a canção que marcou seu relacionamento durante a dança dos noivos ou em algum outro momento da festa. Procurem contratar uma banda especializada para tocá-la ao vivo, com músicos de alto nível, como os incríveis componentes da Banda Mega.

Banda MegaEntre em contato com a Banda Mega
Banda Mega – Foto: divulgação
Banda MegaEntre em contato com a Banda Mega
Banda Mega – Foto: divulgação

16. Marque um encontro antes da cerimônia para o último beijo antes de se tornarem marido e mulher. Ambos deverão estar vendados, lembrando de pedir para o fotógrafo registrar este momento.

17. Se deseja realizar uma cerimônia que dure mais de um dia, faça um mapa para os convidados, apontando as atividades e atrativos que os esperam. Você pode utilizar a plataforma do Zankyou, anexando mapas e informações no site dos noivos.

18. Que tal transformar a história de vocês em um filme? Associe o amor de ambos a alguma história romântica e utilize esta ideia para elaborar sua decoração.

19. A prática de marcar os assentos vêm se tornando cada vez mais comum, principalmente em casamentos intimistas. Então, surpreenda seus amigos e familiares fazendo esta marcação com a foto de cada um deles.

20. Ofereça um buffet diferente, com comidinhas de boteco ou as famosas finger foods, encontradas em cardápios de grandes cheffs, como os que comandam a Rappanui Gastronomia.

Inspire-se nas Tendências em cardápios que vão deixar seu casamento ainda mais perfeito

Rappanui GastronomiaEntre em contato com Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: divulgação
Rappanui GastronomiaEntre em contato com Rappanui Gastronomia
Rappanui Gastronomia – Foto: divulgação

21. Madrinhas vestidas com a mesma cor já se tornou uma prática comum em casamentos brasucas, mas você pode inovar criando uma paleta em vários tons da cor escolhida ou utilizando vestidos estampados.

22. Aproveite para acabar com o stress durante os dias que antecedem o casamento. Convide sua melhor amiga e faça alguma atividade, como um dia no spa, ou uma noite de queijos e vinhos, e se divirta pra valer.

23. Não deixe de brindar com suas madrinhas durante o making of. Faça um pequeno discurso dizendo o quanto são importantes em sua vida, elas irão amar.

24. Oferecer mimos para estas grandes amigas durante este momento irá marcá-lo para sempre. Podem ser cordões ou pulseiras da amizade, porta retratos com fotos antigas, entre outros pequenos presentes, que representem todo o carinho que sente por elas.

25. E não esqueça: aproveite este momento para fazer fotos divertidíssimas e emocionantes com suas melhores amigas.

Tempo Digital FotoEntre em contato com Tempo Digital Foto
Foto: Tempo Digital Foto

26. O noivo também não pode deixar de fazer fotos descontraídas com seus padrinhos. Nesse caso, os meninos podem utilizar locais inusitados, como barbearias, cafés, piscinas, contribuindo com registros diferentes para seu álbum de casamento.

27. Escolha daminhas diferentes para levar sua aliança. Avós, amigas ou até mesmo seu pet, podem substituir as crianças, criando um momento emocionante e até mesmo divertido durante a cerimônia.

28. As plaquinhas para a entrada de daminhas e pajens continuam com tudo, mas que tal inovar com uma frase diferenciada? Algo como: “#PartiuSim” ou “Agora as lágrimas vão começar a rolar”.

29. Você já decidiu qual será o suporte de suas alianças? Aposte em um porta alianças diferente, como plantas, um porta joias antigo, duas peças de um quebra cabeça…

30. Se pretende realizar sua cerimônia em um templo ou igreja, substitua as flores presas aos bancos por floreiras contínuas ou paredes vivas de folhagens. Lembre-se de utilizar sempre arranjos baixos, para que todos os convidados possam acompanhar cada detalhe de seu casamento.

31. Mas se pensou em algo mais glamouroso, aposte nas passarelas espelhadas ou nas de vidro, recheadas de flores ou pequenas lâmpadas – o resultado é surpreendente!

32. As cabines de fotos fazem sucesso, como as oferecidas pela empresa Fábrika de Eventos. Disponha em uma cestinha alguns chapéus, perucas, óculos, boquinhas, bigodes e outros adereços inusitados, seus convidados vão se divertir pra valer.

Fábrika de Eventos - Totens, Cabine de FotosEntre em contato com Fábrika de Eventos - Totens, Cabine de Fotos
Fábrika de Eventos – Totens, Cabine de Fotos – Foto: Click da Foto
Fábrika de Eventos - Totens, Cabine de FotosEntre em contato com Fábrika de Eventos - Totens, Cabine de Fotos
Fábrika de Eventos – Totens, Cabine de Fotos – Foto: Click da Foto

33. Fique sempre por dentro das cores que estão em alta e novas tendências. Lembre-se que toda a decoração deve sempre estar de acordo com a estação do ano, horário e estilo do casório.

34. Se vai casar durante o verão em um local ao ar livre, distribua protetores e leques personalizados, colaborando com o conforto de seus convidados.

35. Crie um programa personalizado do casamento, com horários e atividades, e deixe em uma cestinha, sobre algum móvel ou peça para alguém distribuí-los na entrada da cerimônia.

36. Após o tão aguardado sim, não deixe de abraçar seus pais e sogros antes de sair da igreja. Este é um gesto simples, mas que demonstra muito carinho.

37. Esqueça a famosa chuva de arroz e escolha outras maneiras de celebrar a saída dos noivos. Confetes coloridos, pétalas, bolinhas de sabão e bastões de neon, criam um belíssimo efeito em seus registros.

Sergio Ronaldo FotografiasEntre em contato com Sergio Ronaldo Fotografias
Foto: Sergio Ronaldo Fotografias

38. Se é descendente direto(a) de alguma outra cultura ou vai se unir a um(a) estrangeiro(o), procure incorporar elementos culturais originários deste outro país, seja durante a cerimônia ou na decoração de sua festa.

39. Existem muitos rituais para a cerimônia, como o das areias, do fogo e do vinho, mas se o casal quer realmente inovar, poderá criar um ritual próprio, tornando este momento único e inesquecível.

40. Vai casar ao ar livre? Surpreenda a todos com uma entrada triunfal, através de uma porta colocada logo no início da passadeira. Portas antigas ainda podem ser utilizadas como photocalls, bases para pendurar fotos ou até mesmo para compor o fundo de seu altar.

41. Noivas que desejam criar uma recepção alegre e descontraída, devem apostar em uma decoração colorida, utilizando fitas, balões, flores de papel e outros detalhes inusitados distribuídos pelos ambientes.

42. Se sonha em casar como uma verdadeira princesa, escolha um local como o Castelo de Itaipava, o lugar perfeito para quem deseja uma noite glamourosa e repleta de encantamento.

Descubra Um guia perfeito com os melhores espaços de casamentos no Brasil!

Castelo de ItaipavaEntre em contato com Castelo de Itaipava
Castelo de Itaipava – Foto: divulgação
Castelo de ItaipavaEntre em contato com Castelo de Itaipava
Castelo de Itaipava – Foto: Filico

43. Arrase na entrada de sua recepção. Escolha modos alternativos para chegar ao local, como um carro antigo, bicicletas, moto, skates ou com algum transporte que esteja de acordo com o estilo do casório e personalidade de ambos.

44. Evite a disputa (e possíveis acidentes!) no momento de jogar o buquê. A dica é a distribuição de bonecos do famoso santo casamenteiro para suas amigas solteiras. Elas vão amar.

45. Escolha uma música divertida para sua entrada no salão e abuse das plaquinhas de recém casados. Noivos animados contagiam a todos os presentes.

46. Ofereça bebidas especiais em seu casamento, como os drinks moleculares, elaborados pela Cia do Rizzo Bartenders. Quer mais luxo? A empresa disponibiliza um bar espelhado, cravejado com 3.500 pedras de cristais Swarovski, para tornar sua festa ainda mais glamourosa.

Cia do Rizzo BartendersEntre em contato com Cia do Rizzo Bartenders
Cia do Rizzo Bartenders – Foto: Caixa de Retratos
Cia do Rizzo BartendersEntre em contato com Cia do Rizzo Bartenders
Cia do Rizzo Bartenders – Foto: divulgação

47. Que tal contar um pouco de sua história através da decoração? Objetos que reflitam determinados gostos do casal, bilhetinhos, fotos do início do namoro, são alguns dos elementos que podem dar aquele toque de personalidade à festa.

48. Insira em sua decoração um porta-retrato com o número de dias, horas e minutos, que se passaram desde o momento do primeiro beijo até a troca de alianças.

49. Dê um ar divertido aos centros de mesa de seu casamento. Escreva em poucas linhas algumas histórias e fatos engraçados que ocorreram durante a vida do casal e distribua em pequenos suportes fixados em meio aos arranjos.

50. Após o almoço ou jantar, leve seus convidados para assistir uma projeção de um filme emocionante sobre a história do casal, que pode ter a participação de seus melhores amigos e familiares. Este, com certeza, se tornará um dos mais lindos momentos de seu grande dia.

51. Não dispense a criação de uma identidade visual para decorar seu grande dia. Menus, tags, lágrimas de alegria e vários outros elementos, irão deixar os ambientes com uma carinha mais personalizada, como os oferecidos pela Giselle Branco Convites e Gifts.

Giselle Branco Convites e GiftsEntre em contato com Giselle Branco Convites e Gifts
Giselle Branco Convites e Gifts – Foto: divulgação
Giselle Branco Convites e GiftsEntre em contato com Giselle Branco Convites e Gifts
Giselle Branco Convites e Gifts – Foto: Gabriela Quinália

52. Faça uma surpresa inesquecível para seu noivo. Durante as horas que antecedem o casamento, mande entregar uma caixinha com um presente como relógios, abotoaduras ou algum outro objeto que ele aprecie, sem esquecer de deixar um bilhetinho com uma frase ou destacando os principais motivos pelos quais você se apaixonou.

53. O mesmo vale para o noivo! Buquês de rosas, um cordão especial ou aquele brinco que ela tanto queria, são presentes que demonstram zelo e carinho, sem esquecer do bilhete repleto de palavras românticas.

54. Arrume um tempinho antes de subir ao altar e prepare uma caixinha com uma carta de amor e algum detalhe que remeta ao casamento. Deixe-a fechada até o dia da comemoração de seu primeiro ano de casados e surpreenda sua alma gêmea. Esta lembrança irá ajudá-los a reviver toda a emoção deste dia tão especial.

55. Se ainda não decidiu como será seu topo de bolo, vai a dica: retrate o casal em alguma situação que represente a ambos ou escolha os personagens de seu filme favorito.

56. Escolha um bolo de casamento todo especial. Este é o doce de maior destaque da festa, então opte por um bolo aquarelado, dourado, personalizado com pinturas ou pelos charmosos naked cakes, produzidos com sabores e decorações diversas pela confeitaria Mari Pessanha Gourmet.

Mari Pessanha GourmetEntre em contato com Mari Pessanha Gourmet
Mari Pessanha Gourmet – Foto: Thiago Okimoto
Mari Pessanha GourmetEntre em contato com Mari Pessanha Gourmet
Mari Pessanha Gourmet – Foto: divulgação

57. Insira em seu buffet um prato, entrada ou doce que tenha uma forte representatividade para o casal e o identifique com uma plaquinha, como por exemplo: bolinho da vovó ou pastelzinho da mamãe. Não há dúvidas de que este será o prato de maior sucesso.

58. Se pensa em se divertir até o sol raiar, não esqueça de oferecer o lanchinho da madrugada. Este é um ato carinhoso, que certamente todos os convidados irão adorar.

59. Opte por lembrancinhas úteis e originais, daquelas que podem ser consumidas ou terão alguma utilidade após o casamento. Doces no pote, vidros de azeite, plantas, canecas personalizadas, são algumas das diversas possibilidades, que farão sucesso entre seus convidados.

60. O aguardado momento do brinde merece um discurso de agradecimento dos noivos. Mostrem o quanto ficaram felizes com a presença destas pessoas tão especiais.

61. Os arranjos de mesa devem ser baixos, facilitando as conversas entre os convidados, e você ainda pode inserir uma iluminação interessante para dar um toque de romantismo. Velas, fairy lights e lâmpadas de LED, são melhores opções para destacar flores e outros objetos. Se possui dúvidas sobre que tipo de decoração irá utilizar em seu grande dia, procure por uma empresa especializada como a  ProMolter | Projetos de Decoração, que trabalha de forma personalizada, atendendo a todos os estilos de casamento.

ProMolter | Projetos de DecoraçãoEntre em contato com ProMolter | Projetos de Decoração
ProMolter | Projetos de Decoração – Foto: divulgação
ProMolter | Projetos de DecoraçãoEntre em contato com ProMolter | Projetos de Decoração
ProMolter | Projetos de Decoração – Foto: Victor Miguel

62. Se gosta de grandes arranjos, distribua-os sobre a mesa de doces, móveis e em cantinhos que gostaria de destacar em sua recepção. Opte pelos mais finos, adornados com cristais, pois são elegantes e proporcionam um ar de glamour a decoração.

63. A mesa dos noivos merece destaque, então capriche utilizando de toda sua criatividade. Adote plaquinhas com os nomes ou apelidos do casal, guirlandas, e um centro que a diferencie das demais.

64. Não deixem de anunciar seu casamento de uma forma bem original. Realizem um save the date criativo, através de fotos, filmagens ou enviando cartões divertidos, que estejam de acordo com o tema do casório.

65. Os ensaios pré e pós casamento valem super à pena, pois além das fotos ficarem lindas, ainda servirão como um complemento de sua história, enriquecendo ainda mais seu álbum. Contrate profissionais gabaritados, como os experientes fotógrafos da empresa Tempo Digital Foto, capazes de capturar a essência do casal transformando-a nos mais belos registros.

Saiba tudo sobre Ensaio pré-wedding: fundamental para uma relação de confiança entre noivos e fotógrafo

Tempo Digital FotoEntre em contato com Tempo Digital Foto
Foto: Tempo Digital Foto
Tempo Digital FotoEntre em contato com Tempo Digital Foto
Foto: Tempo Digital Foto

66. Noivos antenados não podem deixar de criar uma #hastag para seu grande dia. Isto facilita o acesso às imagens postadas nas redes sociais por seus convidados

67. Se vocês são papais de um pet, façam com que ele participe da cerimônia. Ele poderá ser o portador das alianças, entrar junto com pajens e daminhas ou aguardar este momento tão esperado no altar.

68. Abuse de fotos engraçadas de quando ambos eram crianças para indicar os banheiros feminino e masculino. Vocês também poderão utilizá-las para a decoração de varais, painéis, sobre as mesas de familiares e padrinhos, criando um clima gostoso e descontraído.

69. Não esqueça de montar um kit toillete com itens de emergência para suas convidadas. Ele deve conter absorventes, linha e agulha, maquiagem, perfume, desodorante, cotonetes, band-aid, grampos, lixa de unha, esmalte incolor, fio dental, lenços umedecidos, antiácido e analgésicos. Suas amigas irão agradecer.

70. Expressem sua gratidão pela presença destas pessoas tão queridas que participaram de seu casamento. Vocês podem incluir cartões de agradecimento em sua decoração e oferecer mimos personalizados para familiares, padrinhos e madrinhas.

CHIC no Último - Rustic Wedding StoreEntre em contato com CHIC no Último - Rustic Wedding Store
CHIC no Último – Rustic Wedding Store – Foto: divulgação

Aproveite para se inspirar com estas ideias e crie um casamento inesquecível, capaz de representar todo o amor do casal. E se ainda não sabe por onde começar, Não se estresse! Conte com a ajuda de uma cerimonialista e curta o casamento desde os preparativos!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (13)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

6 ideias mágicas para iluminar um casamento inesquecível!
6 ideias mágicas para iluminar um casamento inesquecível!
Os casamentos noturnos são românticos, charmosos e elegantes. A iluminação é um dos fatores principais na decoração, por isso esse artigo é IMPERDÍVEL para quem quer criar um ambiente mágico no seu grande dia!
Os vestidos de noiva da Fashion Week de Milão: elegância e estilo para noivas originais
Os vestidos de noiva da Fashion Week de Milão: elegância e estilo para noivas originais
E como a passarela sempre nos deixam inspiradas, te mostramos alguns modelos que podem ser ideias para o seu futuro vestido de noiva. Hoje provaremos que nem tudo no mundo das noivas são os tradicionais modelos de corte princesa, sereia e que existem muitas opções para aquelas que querem algo bem diferente! Confira!
Credits: Justin Alexander
Coleção Justin Alexander 2018: perfeita para as noivas modernas e originais!
Confira a nova coleção de vestidos de noiva Justin Alexander 2018. Modelos perfeitos para mulheres atuais!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações