8 atitudes de mães e sogras que devem ser evitadas ao máximo no seu casamento

Você está começando a organizar a sua festa de casamento. São muitos detalhes e muitos preparativos e a sua mãe + a sua sogra se oferecem para ajudar. Genial! Ou não.

Confira 10 ações para ser uma noiva extremamente feliz e tranquila e organize todo o seu casamento com zero stress.

Ivan Silva Fotografia
Ivan Silva Fotografia

Claro que elas são mais experientes na matéria, afinal já viveram mais e o mais importante: já se casaram. Portanto, elas podem ser grandes aliadas e ajudar muito. Mas existem certas atitudes que elas JAMAIS devem tomar, e você e o seu amor são os responsáveis de evitar que isto aconteça. Com jeitinho, claro!

Tem coisas que a gente pode dizer, outras, não: 5 coisas que você NUNCA poderá dizer à sua sogra!

Anote e consiga que essas maravilhosas mulheres ajudem, sem atrapalhar! São 8 atitudes absolutamente proibidas que vocês devem evitar que aconteçam, se querem que o casamento tenha a cara de vocês e seja como sempre sonharam.

alejandro bergado
Foto: Alejandro Bergado

1. Tomar algumas das decisões

Elas podem opinar, mas jamais devem tomar decisões por vocês. Lembrem-se que a última palavra deve ser de vocês, SEMPRE. O ideal é fazer com que elas participem, mas deixar claro desde o princípio, que as decisões são uma incumbência de vocês.  Que vocês aceitam e amam as opiniões delas, mas que na hora “H” elas devem respeitar ao máximo, as decisões de vocês. Coloquem limites!

2. Querer ser a protagonista

Muitas vezes as mães projetam na vida dos filhos, tudo o que não conseguiram ser, ou o que gostariam de viver, ou viver de novo. Elas sentem o casamento de vocês como se fosse o delas e podem cair na armadilha de tentar fazer a “festa dos sonhos” DELAS, e não a de vocês.

Por um lado é lindo, porque ninguém além delas, será capaz de viver o casamento de vocês com tanta intensidade! Mas por outro, pode haver o perigo do “roubo de cena”. Por mais que elas tenham colaborado na organização, inclusive financeiramente, elas não têm o direito de roubar a cena!

Portanto, se vocês perceberem que uma delas quer atrair todas as atenções, como se fosse o dia dela, chame-a para uma conversinha franca, amorosa e saudável e deixe claro que o casamento é SEU!

Veja quais são os 13 erros mais comuns que cometem todas as noivas, para que você não cometa nenhum deles!

KT Merry
Foto: KT Merry

3. Não ser pontual

Pontualidade britânica! Uma noiva pode atrasar, uma sogra ou mãe, JAMAIS! Lembre-se de que você conta com elas para te ajudarem nos detalhes do seu grande dia. Calcule bem os tempos para que ninguém chegue tarde, principalmente, as pessoas mais importantes, como por exemplo, os padrinhos.

4. Convidar todos os amigos delas

Claro que um casamento é também, uma festa familiar, e muitas vezes temos que convidar parentes que não temos muito contato, ou retribuir alguns convites. Até aí tudo bem. O problema começa quando a sua mãe ou a sua sogra começam a convidar muita gente que vocês nunca viram. A vizinha de quando era solteira, a prima distante que convidou para o casamento da filha, que você nem conhece, e por aí vai.

Não deixem que elas retribuam o convite, com o casamento de vocês. Sugiram que elas  façam uma festa, na casa delas, para retribuir tanto convite, já que no seu casamento vocês querem, ao menos, conhecer todos os convidados!

Você sabe quem realmente deve estar presente no seu casamento? Com estas dicas você vai saber direitinho, como elaborar a sua lista de convidados.

molligraphy
Foto: Molligraphy

5. Te deixar ainda mais nervosa

O seu grande dia chegou e, obviamente, você está nervosa. Por isso, não ajuda em nada se as pessoas mais próximas a você, desde a primeira hora da manhã, estiverem ainda mais nervosas do que você. Dê um toque na sua mãe, pois ela será a sua companheira nesses momentos! Calma e tranquilidade são fundamentais para que vocês fiquem mais tranquilos. É a velha e verdadeira história: “quem não ajuda, atrapalha“!

Que ninguém te tire do sério: 10 ações para ser uma noiva extremamente feliz e tranquila!

6. Mudar alguns detalhes da celebração

Pode até ser que alguma delas não tenha gostado do planejamento da cerimônia, o que é perfeitamente normal, considerando o choque de gerações. Nem por isso vocês podem deixar que elas alterem qualquer detalhe do enlace. Pior ainda se elas mudarem alguma coisa sem o consentimento de vocês.

Para que isto não aconteça vocês devem ter aquela conversinha franca, lá no início dos preparativos, deixando claro que a opinião delas é importantíssima para vocês, mas que as decisões são TODAS de vocês e nenhuma, delas. Assim de simples.

Grite e chame a sua melhor amiga! 25 momentos da vida de uma noiva que a presença da melhor amiga é crucial!

White Daisy Photography
Foto: White Daisy Photography

7. Criticar o noivo/noiva ou a sua família 

Parece absurdo, mas é bem mais comum do que você imagina! O ideal é que as famílias sejam amigas ou que ao menos, tenha uma relação social cordial, mas muitas vezes, não é exatamente assim. Mesmo que essa seja a sua realidade, não permita comentários desagradáveis por parte de sua mãe ou da sua sogra. Eles estão absolutamente proibidos no dia do casamento.

Se eles não se dão bem, que dissimulem! Você e o seu amor estarão radiantes e felizes e não querem nenhum tipo de problema, ainda mais deste tipo.

Vai comprar o vestido de noiva? 5 tipos de pessoa que você deve evitar quando for escolher seu vestido de noiva

8. Perder a compostura

Parece estranho, mas também pode acontecer. Tantos meses de preparativos, o dia inteiro entre maquiagem, cabelo e refeições leves, em combinação com o nervosismo e umas tacinhas de champanhe à mais: pronto, está criado o problema!

Se você acha que isto pode acontecer, converse com a sua mãe e/ou com a sua sogra e deixe claro que no dia do seu casamento você quer que elas se divirtam, mas que mantenham todo o tempo, a compostura. Sejam enfáticos neste ponto e a tranquilidade estará garantida!

germán y vero
Foto: Germán y Vero

Evite situações incômodas no seu casamento e converse com sua mãe e sua sogra sobre estas 8 coisas que elas jamais devem fazer no seu grande dia. Pense em uma reunião informal, na qual inclusive, você  pode mostrar este artigo para elas! Com certeza elas vão se divertir, entender e evitar qualquer umas destas situações!

Veja também 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de se casarem! e 8 coisas que nenhuma noiva quer que aconteça em seu casamento

Fotos: KT MerryWhite Daisy Photography, Ivan Silva Fotografia

Deixe seu comentário

Como fazer a entrada e saída da cerimônia do casamento?
Como fazer a entrada e saída da cerimônia do casamento?
Com certeza que você já teve dúvidas sobre como deve sair da igreja, onde deve se sentar. Para ajudar à responder essas perguntas, o Zankyou conta o protocolo de como entrar e sair da igreja e algumas outras respostas!
Como melhorar ainda mais uma relação que já é boa? 10 atitudes infalíveis!
Como melhorar ainda mais uma relação que já é boa? 10 atitudes infalíveis!
Muitas pessoas já vivem um relacionamento tranquilo, de respeito, companheirismo e se consideram felizes. Se vocês são um deles, saibam que é possível sim, melhorar uma relação que já é boa! Como? Vejam as 10 atitudes infalíveis que farão com que vocês conquistem e mantenham uma relação estável, longeva e feliz.
As músicas nacionais e internacionais que devem tocar no seu casamento em 2015!
As músicas nacionais e internacionais que devem tocar no seu casamento em 2015!
Falamos com expertos em música que nos deram algumas dicas e nos recomendaram algumas canções para ambientar seu casamento do inicio ao fim e não deixar ninguém parado! Confira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações