Decidir o quanto será investido na realização do seu sonho é fácil, o difícil é não ter surpresas com gastos inesperados, aqueles que você nem imaginou que existiam ou simplesmente esqueceu de incluir na sua planilha! São vários detalhes, como documentos, taxas e até mesmo a limpeza do salão após a festa, que podem acabar pesando (e muito!) no seu bolso!
Informe-se sempre sobre cada detalhe, e preste muita atenção em todos os contratos oferecidos por fornecedores! Algumas taxas podem não estar descritas nestes documentos, como as de serviço cobradas por hotéis e buffets, aumentando consideravelmente o valor combinado!
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1.Ajustando o vestido
De uma forma geral, quando o vestido é alugado, os gastos com ajustes já se encontram dentro do valor do aluguel, mas quando a noiva opta pela compra, pode se deparar com custos não previstos, principalmente se decidiu perder aqueles quilinhos extras antes da cerimônia! O tipo de ajuste irá determinar o valor, que poderá se apresentar bem “salgado”, caso o vestido passe por uma grande modificação!
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2.Burocracias e afins
Se o casamento tiver uma cerimônia religiosa, informe-se sobre as taxas cobradas pela igreja! Se ela não for a paróquia da sua região, poderá apresentar valores mais altos, os chamados custos de locação! No caso do cartório, os noivos devem se precaver, buscando informações sobre os documentos necessários, certidões e autenticações! Em alguns casos, estes valores podem ser bem altos, principalmente quando um dos noivos é estrangeiro!
3.Uma pequena… Taxa de serviço
Alguns fornecedores, como buffets e hotéis, não costumam incluir as taxas de serviço quando passam seus valores para os noivos. De uma forma geral, estas taxas costumam estra entre 10% e 22% sobre o valor total do serviço oferecido, por isso, sempre busque informações claras, perguntando sobre possíveis custos extras para que não haja nenhuma surpresa negativa no momento de fechar o contrato.
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4. Já não vou querer
Floristas, decoradores, cerimonialista, DJ’s, e outros tantos fornecedores devem ser contratados com bastante antecedência para evitar problemas na organização do seu casamento. Porém, com o passar do tempo, pode ser que os noivos não fiquem satisfeitos com algum tipo de serviço, e aí vem a dúvida: mudo, ou não, de fornecedor?
Se resolver mudar, o casal terá que arcar com o valor da rescisão e poderá, inclusive, perder parcelas que já foram pagas! Por isso, o ideal é procurar empresas especializadas e com muitas avaliações positivas visando minimizar qualquer tipo de erro.
5.Que a festa continue!
A maioria dos espaços onde são realizadas as recepções, oferecem pacotes básico com entre 6 e 8 horas, tempo que pode ser prorrogado. Neste caso, o ideal é perguntar sobre o valor referente às horas extras com certa antecedência para, posteriormente, decidir se o “show must go on” ou não…
Outros profissionais, como fotógrafos, buffet e bandas também costumam cobrar por estas horas, por isso fique atento, pois todos estes gastos podem elevar consideravelmente seu orçamento!
6. Desce dois, desce mais
É lógico que os noivos sempre vão querer o que há de melhor para os seus convidados, inclusive quando pensam em relação às bebidas que serão oferecidas! Desta forma, o contrato fechado com o buffet deve estar bem claro em relação ao que será oferecido. Geralmente, bebidas não alcoólicas fazem parte do contrato, mas vinhos, certos tipos de cerveja, coquetéis e champanhe são cobrados à parte! Peça um orçamento prévio com todos os valores discriminados e converse com seu cerimonialista para ter uma ideia da quantidade que deverá ser oferecida para evitar um possível susto no momento de pagar a conta!
Dica: Alguns estabelecimentos têm a famosa “taxa de rolha” cobrada sobre as bebidas fornecidas pelos noivos. A taxa é cobrada em cada garrafa aberta durante a recepção, com a justificativa de que há o trabalho de servir estas bebidas. Por isso, fique de olho e informe-se sobre os valores!
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7. Ai, o vinho caiu!
Móveis, copos, pratos e outros objetos decorativos geralmente são alugados e podem ser quebrados ou sofrer danos durante a recepção! Neste caso os noivos devem pensar nas seguintes possibilidades:
- Contratar um seguro: um gasto extra que vale a pena! Principalmente se tiver um número grande de convidados e uma festa regada à muita bebida e diversão!
- Guardar um fundo para emergências: lembre-se que podem ocorrer vários acidentes, como louças quebradas ou vinho derramado no sofá! A cobrança pode surpreender com um valor relativamente elevado, por isso, pergunte para o seu fornecedor quais são os valores caso haja algum dano e guarde dinheiro suficiente projetando que 10% dos objetos poderão ser danificados.
8. The day after
A festa acabou e teve final feliz, mas isto, infelizmente, não significa o fim dos gastos. Consulte o local escolhido e certifique-se de que a limpeza e a retirada da decoração façam parte do contrato. No caso de festas em casa de amigos ou parentes, é de bom tom contratar alguém para fazer a limpeza e evitar que o seu anfitrião tenha qualquer desgaste após a recepção. Desta forma, o casal poderá partir para a lua de mel, sem se preocupar com a bagunça que ficou para trás!
9. Vou de táxi, cê sabe
Parece bobagem, mas não é! A vida muda durante a organização de um casamento e os noivos passam a se deslocar muito mais do que em dias normais! São visitas a fornecedores, lojas, provas de doces e, não necessariamente, estes locais serão próximos à sua casa. O gasto com gasolina, táxi e outros meios de transporte acabará pesando no orçamento, por isso, lembre-se de incluir estes valores do dia a dia no orçamento geral.
Ter uma reserva para emergências é sempre uma boa ideia! Procure determinar qual será o orçamento que pretende utilizar no seu casamento e guarde, pelo menos, entre 5% e 10% deste valor! Desta forma, estará evitando dívidas e preocupações no início de sua nova vida!
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