Como discutir e não brigar: 9 regras para crescer e aprender com as discussões!

Como discutir e não brigar: 9 regras para crescer e aprender com as discussões!

DRs são inevitáveis, mas elas podem melhorar ou piorar a sua relação e tudo depende da abordagem e da forma de dizer as coisas. Confira as 9 regras para uma DR construtiva e discuta crescendo!

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Casal

Atire a primeira pedra quem nunca teve uma discussão no seu relacionamento amoroso. É consenso entre os especialistas e da sabedoria popular: discutir é mais do que normal, é também saudável para o bem-estar do casal.

Porém, obviamente, as DRs não podem virar uma rotina! Além disso, é importante dizer o que se pensa sem ofender ou perder a cabeça. Nenhuma relação sobrevive à dureza das palavras ditas no calor de uma discussão exaltada. Portanto, fique esperto e siga as nossas 9 regrinhas indispensáveis para usar numa DR construtiva e evitar crises com o seu amor!

Veja também: Crise de verão: 15 segredos para evitar uma briga durante as férias!

salvarFabio Oliveira
Foto: Fabio Oliveira

1. Nunca ACUSE

Nunca comece uma discussão acusando o seu amor de ter feito algo errado. Não tem nada mais desagradável do que cobranças. Afinal de contas, qual das duas frases soa melhor no meio de uma discussão: “Me sinto muito mal quando você não me inclui nos seus programas” ou “Você é muito egoísta”.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Se você escolheu a primeira opção, parabéns! Você já entendeu perfeitamente o que é uma discussão construtiva. Se não, vamos tentar ser mais claras: não seja agressivo ao expressar seus sentimentos. Respire fundo e expresse seus mais profundos incômodos, com amor.

2. Escolher bem o MOMENTO de começar a DR

Se você está há dias pensando em como dizer algo que está te incomodando, aguente um pouquinho mais. Não adianta nada começar a discutir no meio de um engarrafamento logo de manhã cedo indo para o trabalho. O importante é vocês dois estarem relaxados e que você tenha a atenção do outro. Portanto, espere até o fim do dia. Exercite a paciência, saiba esperar o momento ideal!

Apaixone-se pela lista dos 10 casais mais românticos de filmes e livros brasileiros? Autora de A Casa das Sete Mulheres responde!

salvar
Foto: Julio Dutra Photo Studio

3.  DR em público JAMAIS!

Já diz o ditado popular que “roupa suja de se lava em casa”. É a mais pura verdade! Para que envolver pessoas que não têm nada a ver com a intimidade de vocês nos seus problemas? Seja inteligente. Prefira a intimidade do lar ou um lugar reservado onde somente vocês dois possam escutar a voz um do outro sem precisar se exaltar.

4. Aprenda a ESCUTAR

Você pode até começar a discussão e introduzir o assunto. Mas deixe o outro falar como se sente também e, principalmente, escute o seu amor. Não adianta nada bombardeá-lo com um monte de reclamações e não escutar as razões dele.

Além de seguir essas regrinhas, te contamos 10 segredos que farão de vocês, um casal ainda mais feliz!

salvarNatália Freitas Fotografia
Foto: Natália Freitas Fotografia

5. Pense bem ANTES de começar a DR

Mais importante do que pensar no que você gostaria de dizer, é fazer uma reflexão antes. Será que vale a pena uma discussão por isso? Pense bem se compensa mesmo, você tocar em determinado assunto, provocar um enfrentamento e o consequente desgaste. Só comece se tiver certeza de que é o último recurso para resolver aquela pendência.

6. Aprenda a pedir DESCULPAS

Lembra daquela música da Rita Lee? “Desculpe o auê, eu não queria magoar você…”, pois é, lembre-se dela de vez em quando e aprenda também a pedir desculpas. Todo mundo se equivoca. O importante é reconhecer e fazer o mea culpa em nome da paz e do amor.

salvar
Foto: Aloha Fotografia

7. BOM HUMOR sempre

Uma das melhores maneiras de terminar uma discussão é dando boas risadas! Isso nem sempre é possível, mas de vez em quando acontece algo hilário e rir é inevitável! Então, aproveite e pare por aí. Aprenda a preservar o bom humor mesmo quando a temperatura estiver fervendo e o seu sangue beeeeem quente!

8.Golpe baixo está PROIBIDO

Se vocês estão discutindo sobre um problema entre vocês dois, não há razão de mencionar o fato dele ter alguma diferença com o pai ou a mãe. O problema é entre vocês dois, portanto, não tente atingi-lo mencionando outros problemas existentes. Você só vai piorar as coisas e alimentar a raiva dele.

Confira a nossa lista com as 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de se casar!

salvar
Foto: Kallima Photography

9. Nem VENCEDORES, nem VENCIDOS

É verdade que quando um não quer, dois não brigam. E, muitas vezes, a única maneira de terminar uma discussão é cedendo. Não vá até as últimas consequências apenas para dizer “viu só?”. Deixe claro seu ponto de vista, mas se perceber que o outro não está ouvindo, melhor deixar para outro momento e encerrar por aí a discussão. Com certeza, ele vai pensar bastante no assunto enquanto você não estiver falando e ficará mais fácil para ele dar o braço a torcer do que se você ficar insistindo para provar que sempre tem a razão.

Com essas regrinhas esperamos que você consiga dar o seu recado sem comprometer a sua relação. Discutir faz bem para o casal, mas é importante ter critérios para que esse diálogo duro e tenso evolua. Lembre-se de que o melhor da briga vem depois: quando vocês fazem as pazes. E isso só é possível se a discussão servir para expor seus sentimentos sem ofender o seu amor.

Viu como é fácil cuidar do seu relacionamento? Veja também 10 hábitos de casais felizes para vocês aplicarem no dia a dia: o número 9 faz toda a diferença!

* Post publicado em 28/05/2017. Post republicado em 13/10/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Aloha Fotografia Fotógrafos para casamentos
Fábio Oliveira Fotógrafos para casamentos
Júlio Dutra Photo Studio Fotógrafos para casamentos
Natália Freitas Fotografia Fotógrafos para casamentos

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!