Publicidade

A beleza da luz natural: dicas para conseguir fotos perfeitas para o seu casamento
Saiba todos os segredos da iluminação natural e tenha as mais belas fotos do seu grande dia.
“A arte de escrever com luz”, essa é a definição mais recorrente sobre o ato de fotografar. Porém, muito mais que um conceito, essa frase nos leva a pensar em um ponto muito interessante: a importância da iluminação na fotografia. Apesar de ser um tema bastante técnico, todos os casais sonham com fotos perfeitas e com luz natural. Por isso, convidamos Marcelo Vallin, fotógrafo especializado em casamentos, com experiência de 08 anos de mercado, para dar importantes dicas e ajudar você a conseguir o álbum dos seus sonhos. Aproveite!
Em perfeita sintonia com o fotógrafo
Para Marcelo Vallin, para conseguir fotos fantásticas, o fundamental é ouvir os noivos, saber quais são suas expectativas. Essa sintonia somada a profissionais experientes e que amam fotografar é o que resulta em registros emocionantes que nos acompanham por toda a vida.
Então, aqui vai a primeira dica: converse MUITO com os candidatos a fotógrafo do seu casamento, principalmente na fase de seleção do profissional. Tire todas as dúvidas possíveis e deixe claro o que deseja, a boa comunicação é fundamental para o resultado que você espera.
Estética e fotojornalismo
As fotos espontâneas, típicas do fotojornalismo, são a linha preferencial de trabalho de Marcelo Vallin. No entanto, não basta uma foto ser natural para ela ser bonita! É preciso um olhar fotográfico voltado para a estética para que o fotógrafo, sem interferir na cena, encontre os melhores ângulos e planos e consequentemente, consiga os melhores registros. “O fotógrafo tem que estar no lugar certo e no momento exato para guardar para sempre e de forma única os melhores momentos de um casamento!“, explica Marcelo.
Não perca as últimas novidades para o seu casamento
Assine nossa newsletter
Segunda dica: Busque conhecer bem a linha de trabalho do fotógrafo que pretende escolher. O estilo do profissional deve se encaixar com aquilo que você deseja. Busque referências, veja trabalhos anteriores. Xerete!
A importância da iluminação
Sem luz, não há fotografia, simples assim. Mas não se preocupe se estiver previsto um dia nublado para o seu casamento, “Luz não é intensidade, como muitos imaginam. Dias nublados geram fotos especiais e cheias de suavidade”, explica Marcelo Vallin. O importante é que o profissional contratado domine técnicas de iluminação. Fotografias que contam com iluminação natural, para que fiquem lindas, exigem conhecimentos específicos.
A terceira dica, portanto, é esta: certifique-se de que o profissional escolhido tenha competência técnica para transformar um mero registro em um momento único, repleto de emoções!
O melhor horário
Além da naturalidade das fotos, um dos principais benefícios da luz natural é a ausência de efeitos que dão a impressão de montagem, característicos de softwares de edição de imagem. Mas existem horários mais adequados para fazer as fotos e essa, provavelmente, é uma das dúvidas mais recorrentes.
“Os dois melhores momentos para fotografar são as primeiras horas do dia e o final da tarde, pois são os momentos em que há a possibilidade de alinhar técnica com criatividade, graças à luz natural”, explica Marcelo Vallin.
Quarta dica: organize seu casamento para que a cerimônia termine ainda com iluminação natural suficiente para que o material fotográfico apresente uma unidade. Não deixe a cerimônia atrasar, assim é possível aproveitar ao máximo o que a natureza tem a oferecer!
Pre wedding
O casamento é um evento que começa muito antes da cerimônia e, por isso mesmo cada vez mais casais escolhem realizar ensaios pre wedding. “Nós, fotógrafos, usamos o ensaio antes do casamento como ferramenta para nos aproximar dos clientes, o famoso quebra gelo”, comenta Marcelo Vallin. Casal e fotógrafo passam algumas horas – às vezes quase o dia todo – em um lugar bacana e, como resultado, além de fotos absolutamente lindas e descontraídas, os noivos não correm o risco de se deparar com um completo estranho no dia do casamento!
Para não se frustar, siga a quinta dica de nosso entrevistado: confirme o que inclui o pacote de serviços fotográficos contratado!
Onde encontrar a luz perfeita
Escolha uma locação natural que combine com o estilo do casal. Pode ser fazenda, praia, uma lagoa… Todos os cenários ficam lindos com o sol se pondo e o crepúsculo banhando noivos e convidados. O céu se enche de cores e, se a decoração for delicada, em tons suaves, então, Marcello Vallin garante que as fotos ficarão espetaculares!
Dica de ouro: não segure a emoção, é o seu casamento! Chore quando sentir vontade, sem medo de estragar a foto – até porque as lágrimas geram lindas fotos também! Antes da festa, aproveite os últimos dez minutinhos de luz natural para um pequeno ensaio e se divirta, agora, sob as luzes da pista!
Entre em contato e marque uma reunião com Marcelo Vallin. Sua experiência garantirá que você tenha os mais emocionantes e lindos registros de seu casamento.
Escolha os fornecedores que você quer contatar.
Marcelo Vallin | Fotografia de Casamentos
Fotógrafos para casamentos