A história do dia do casamento contada em cliques: dicas de um especialista!

É fato: no dia do casamento todo mundo vai querer tirar selfies com você! E tudo bem, aproveite mesmo para registrar com o celular imagens divertidas do grande dia mostrando a língua ou dando aquela gargalhada sem medo de sair engraçada ou completamente feliz. Essas imagens são fundamentais e vão fazer parte do álbum informal que você vai rever daqui a uns dez anos. Não se deve desprezá-las jamais. Mais do que curtidas, elas são parte da história do casamento.

Contudo, o álbum formal deve ficar por conta de um fotógrafo profissional, de preferência um especialista em casamentos. Porque os casamentos têm uma dinâmica muito própria, momentos preciosos e repletos de emoção que passam num instante. Um profissional que já tenha ideia de como se desenrolam os acontecimentos é uma garantia a mais de fotos maravilhosas.

Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

Isso não quer dizer que o fotógrafo será responsável somente por imagens chatas ou “obrigatórias”. Nada disso! O grande segredo do álbum de casamento é encontrar o equilíbrio com imagens entre os familiares, com os demais convidados, além das do casal e as espontâneas, que são um charme mais do que especial.

A principal dica para o casal é a entrega. Entreguem-se mesmo, de corpo e alma ao casamento de vocês. Esqueçam os problemas e concentrem-se apenas na felicidade e emoção do dia. Casamento é feito de amor, carinho, reencontro com amigos queridos, familiares distantes. Tudo isso forma um casamento inesquecível. Vivam o casamento do início ao fim. Troquem votos, isso permite que vocês abram o coração para todos“, dá a dica o fotógrafo Gustavo Marialva.

Imagens espontânes e delicadas
Foto: Gustavo Marialva
Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

Os noivos como eles realmente são

A proposta do fotógrafo Gustavo Marialva é contar a história do dia do casamento de cada casal por meio das fotos. Segundo seu perfil de trabalho, a melhor maneira de contar isso é clicando imagens espontâneas no grande dia, pois elas carregam sinceridade, significados e afetos preciosos.

Para conseguir esse resultado, o profissional precisa de uma “ajudinha” dos próprios noivos. Ele conta que muitos casais dizem que são tímidos e não conseguem posar para foto.Mas a partir do momento que eles interagem entre si, rapidamente, eles esquecem do fotógrafo e ficam mais relaxados. Conhecer o casal é fundamental também, pois assim você cria uma conexão maior com eles, pode soltar uma piada ou brincadeira entre eles para terem sorrisos mais espontâneos.

Além disso, Gustavo aposta que os ensaios pré-casamento e também os pós-casamento são registros importantes no conjunto da obra e sempre indica que os noivos vivenciem estas experiências.

Experiência no mercado de casamentos
Foto: Gustavo Marialva
Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

A grande maioria dos casais faz antes do casamento, é mais tradicional. Muitos usam como save the date e na decoração do casamento. Fazer antes também possibilita que você conheça ainda mais o fotógrafo e no dia do casamento já estará bem mais relaxado e a entrega no dia facilitará ainda mais nas fotos espontâneas.

Só que fazer um ensaio depois do casamento também é muito legal e os noivos ainda não se atentaram a isso. O gostoso para muitos casais é que você revive um pouco o dia do casamento. Os ensaios, no dia do casamento, costumam ser rápidos e fotografar depois do casamento com os trajes de noivos te dão mais oportunidades de ter fotos lindas. Na minha opinião, vale muito fazer os dois! São experiências e sensações complementares.

Álbum personalizado e cheio de ternura
Foto: Gustavo Marialva

Fotos que não podem ficar de fora

É verdade que tem casal que adora as fotos posadas com a família e demais convidados, é verdade também que tem uma porção de gente tentando quebrar essa tradição por diferentes motivos. Mas nem sempre conseguem.

Na opinião de Gustavo, apesar de muitos não gostarem, as fotos protocolares (padrinhos e familiares) são fundamentais para o álbum. Assim daqui a 10, 15 anos os noivos poderão ver como a família mudou, mostrar para os filhos as pessoas mais importantes naquela época.

O retrato da noiva enquanto se maquia e já devidamente pronta, do casal, geral da cerimônia também são muito importantes, mesmo que no fim das contas não entrem no álbum. O clique não vai fazer mal a ninguém.

A grande dica de Gustavo, porém, é em relação ao noivo!

O making of do noivo também é muito importante. Alguns não gostam de fazer, mas estamos contando a história do casamento deles e não ter o making of do noivo gera um vazio enorme na hora de contar a história do dia e propriamente do casal“, explica.

Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

Então noivos, prestem atenção! Entreguem-se aos ensaios e se permitam curtir um making of. Claro, do seu jeito, respeitando a sua personalidade, e sempre pensando que é mais um jeito legal de registrar para sempre a história de amor de vocês dois.

Tento sempre aplicar o documental em todos os momentos do casamento. Sem interferir nas cenas, registrar o que esta acontecendo. Para os retratos busco um estilo mais ligado a moda, principalmente com a noiva sozinha. Para os ensaios procuro um trabalho mais natural, sem muita pose e com mais interação entre o casal.

Preparado para cenas inusitadas
Foto: Gustavo Marialva
Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva
Registros eternos
Foto: Gustavo Marialva
Gustavo MarialvaEntre em contato com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

Expectativa x Realidade

Os noivos devem procurar saber sobre o trabalho do fotógrafo que os acompanhará no grande dia, ou seja, buscar referências é sempre importante. Procure conversar com casais que já tenham trabalho com ele, ou cerimonial que ele já tenha trabalho.

De acordo com Gustavo, ver o estilo de fotografia, por exemplo, é fundamental, caso você não curta posar para foto. Vale pesquisar os casamentos desse fotógrafo e ver se ele fez muitas fotos posadas.

É garantido também conferir se esse profissional não tem nenhum processo por conta de algum trabalho não entregue. Infelizmente é algo que cresceu muito“, conta.

E o que os noivos devem contar ao fotógrafo para que cheguem no resultado esperado? Conseguir unir a expectativa e a realidade?

Garanta um álbum de casamento especial com Gustavo Marialva
Foto: Gustavo Marialva

A primeira dica é ótima, e verdadeira: procurem contar suas expectativas para o dia do casamento!

Quais são as fotos que não podem faltar, as pessoas que não podem deixar de ser fotografadas, se terá alguma atração especial, alguma surpresa. “O fotógrafo nunca pode ser surpreendido, ele deve saber de tudo. Costumo enviar um questionário para os casais com todas essas perguntas, para que no dia não falte nada.

Noivas… e noivos…, interessaram-se pelo estilo documental de Gustavo Marialva? Entre em contato e converse sobre tudo o que é importante relacionado ao casamento. Não seja surpreendida com imprevistos, somente com a alegria de um dia perfeito e registrado para todo o sempre.

*Post publicado em 22/11/2017 e republicado em 29/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Denis Silveira Fotografia
Mantenha a vibe perfeita com o seu fotógrafo de casamento utilizando estas dicas: tome nota!
Quem não sonha com uma coletânea de imagens incríveis capazes de revelar toda a emoção do grande dia? Para ter as melhores fotos e desfrutar da magia da câmera sem medos ou preocupações, mantenha a vibe perfeita com o seu fotógrafo de casamento utilizando estas dicas: tome nota!
Foto: Danilo Siqueira - Let´s fotografar
Destination Wedding em Tiradentes: cenários incríveis envoltos em séculos de história!
Imagine casar um uma cidade charmosa, detentora de paisagens deslumbrantes e excelente gastronomia. Se este é seu desejo, saiba todos os detalhes para realizar um destination wedding em Tiradentes, a cidade que possui cenários incríveis envoltos em séculos de história!
Foto: ClickDois
Aprenda a fazer sua sessão de fotos de casamento sem estresse com estas 6 dicas
Suas fotografias de casamento merecem menos estresse e mais diversão para que elas sejam as melhores do mundo.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações