A iluminação para o casamento é importante? Veja essas fotos e veja o quanto ela é fundamental!

A iluminação para o casamento é importante? Veja essas fotos e veja o quanto ela é fundamental!

Descubra como a iluminação é o personagem principal na hora de decorar a sua festa de casamento! Com essas fotos você verá que ela é fundamental!

A iluminação para o casamento é importante? Veja essas fotos e veja o quanto ela é fundamental!
  • Decoração
  • Recomendações
  • Sponsored

Você já reparou como a iluminação é um item importante na ambientação dos mais diferentes tipos de espaços? Pense em dois restaurantes quase opostos, um intimista e outro mais clássico. Preste atenção como as luzes são usadas de formas distintas para alcançar o resultado imaginado. A iluminação também é determinante em um show de música, por exemplo, e até mesmo dentro da nossa própria casa.

Apesar de parecer coadjuvante, a iluminação é fundamental para valorizar os espaços, destacar peças, locais e criar de acordo com a intenção das pessoas um clima mais sossegado, tranquilo, acolhedor, ou algo que receba todo o foco para se destacar.

Então, se você ainda não pensou na iluminação do seu casamento, chegou a hora de dar mais atenção a esse serviço. Ela vai ser importante para as fotos, para o buffet, a mesa de doces, conforto dos convidados à mesa, destacar a decoração floral e demais acessórios além de ser essencial na pista de dança.

salvarA iluminação é fundamental para valorizar os espaçosEntre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

Para o especialista Carlos Eduardo Ramos, diretor-geral da Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens, a importância da iluminação no seu casamento pode ser entendida da seguinte maneira:

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Costumo usar uma maneira simples de explicar. A Iluminação de Casamento hoje é um item fundamental igual a uma maquiagem para a noiva. Nenhuma noiva vai para um casamento sem make. A luz é exatamente isso, serve para ressaltar a beleza natural dos mais diversos locais, valorizando arquitetura, as belas decorações, cenografias e paisagismos.

De acordo com o profissional, são fatores fundamentais para o bem-estar do seu convidado com uma luz indireta e intimista, além claro de deixarem as fotos oficiais lindíssimas com os mais diversos efeitos que seu fotógrafo pode explorar.

salvarServe para ressaltar a beleza natural dos mais diversos locaisEntre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

Mais do que um clique

Outra maneira de explicar a importância da iluminação em um casamento é apontar que sem o uso adequado, muitas cenas bonitas deixarão de ser vistas. Veja bem, a iluminação de um ambiente não se resume a um simples clique e pronto. É muito mais que isso, há estudo e preocupação para que as cores certas harmonizem com a decoração e arquitetura do espaço, valorizando ao máximo o momento.

Carlos Eduardo Ramos revela que sem o olhar especializado, a falta de um projeto de iluminação pode deixar sem destaque tudo o que os noivos investiram em arranjos florais, forminhas, louças e objetos diversos de decoração, sem vida e em muitos dos casos sem aparecer nas fotos prejudicando seu resultado final.

Um ambiente escuro ou com luzes aplicadas indevidamente incomoda seus convidados, luz tem que ter o equilíbrio e ser planejada de acordo com cada proposta de casamento.

salvarCarlos Eduardo - Som, Luz e ImagensEntre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

O que se deve levar em consideração na hora de definir o projeto de iluminação é planejar de acordo com  o tamanho do espaço.

O especialista da Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens informa-se com os noivos se vai ter atrações (Bandas, Músicos, Mcs e etc…), por exemplo. Isso é essencial. Além disso, os demais detalhes são todos vistos e estudados cuidadosamente, como a iluminação de acordo com a planta de decoração, o tamanho da pista e o tamanho do espaço.

Costumo dizer que equipamentos nas quantidades adequadas e de qualidade são fundamentais para um casamento bem animado e descontraído, porém tem que ser pensado juntamente com os Decoradores e Cerimonialistas para não atrapalharem a decoração ou dificultarem a logística do evento.

salvarCarlos Eduardo - Som, Luz e Imagens Entre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

Estilos

Tal como a decoração, a escolha do buffet e da música, para cada estilo de casamento há uma iluminação ideal? Sim, sempre.

O projeto de iluminação é mais um artifício para personalizar a cerimônia e festa, logo, é natural que um espaço aberto, rústico, no meio da mata receba iluminação diferente de um salão clássico com pé direito alto.

Carlos Eduardo Ramos explica um pouco o conceito em algumas situações:

O casamento clássico requer um toque bem sutil de iluminação obedecendo tons aquecidos como um âmbar mais aberto e tons mais claros, tons pastéis ou até mesmo o branco quente em algumas ocasiões. Uma luz mais fixa e quente, além do branco para mesas principais de bolo, doces, convidados, buffett, open bar e serviços. 

O casamento noturno ou rústico requer uma luz mais quente com âmbar fechado e utilizando o branco quente em objetos de decoração e destaques arquiteturais, e o casamento ao ar livre ou no campo você pode abusar um pouco mais das cores e tons, porém com equilíbrio para não ficar inadequado.

Podemos usar refletores verdes, lilás e azul em árvores ou paisagismos específicos, longe das fotos para não deixar os seus convidados manchados de cores nas fotos posadas.

salvarCasamento ao ar livre ou no campo você pode abusar um pouco mais das cores e tonsEntre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

Tendências e dicas

Deu para perceber toda a técnica envolvida por trás da iluminação dos espaços, certo? É muito mais do que simplesmente direcionar um canhão de luz para uma árvore e pronto. De acordo com a demanda, a indústria também vem se modernizando e apresenta a todo momento novidades.

As novidades são os mais diversos efeitos utilizados pelos painéis de leds em suas mais variadas aplicações e formas, projeção mapeada e luz cênica desenhados e elaborados para cada evento sincronizados com identidade visual do casamento. 

salvarDiversos efeitos utilizados pelos painéis de leds em suas mais variadas aplicações e formasEntre em contato com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens – Foto: Divulgação

A Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens investe constantemente em novos equipamentos com tecnologia de ponta, treinamento e aperfeiçoamento constante da equipe de funcionários e colaboradores.

Além da destacada parte de iluminação, a empresa também presta serviços de sonorização para DJs e bandas, projeções de vídeo, estruturas de palcos, geradores de energia e complementos da iluminação como gelo seco, jet fog e cortinas de leds.

Para saber mais do pacote completo e mergulhar nas novidades que a sua festa pode ter, entre em contato com Carlos Eduardo Ramos e descubra o melhor jeito de valorizar o ambiente do seu casamento com a iluminação perfeita e soluções personalizadas cheias de criatividade e qualidade!

* Post publicado em 17/05/2018. Post republicado em 15/03/2019

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!