A iluminação para o casamento é importante? Veja essas fotos e veja o quanto ela é fundamental!

Você já reparou como a iluminação é um item importante na ambientação dos mais diferentes tipos de espaços? Pense em dois restaurantes quase opostos, um intimista e outro mais clássico. Preste atenção como as luzes são usadas de formas distintas para alcançar o resultado imaginado. A iluminação também é determinante em um show de música, por exemplo, e até mesmo dentro da nossa própria casa.

Apesar de parecer coadjuvante, a iluminação é fundamental para valorizar os espaços, destacar peças, locais e criar de acordo com a intenção das pessoas um clima mais sossegado, tranquilo, acolhedor, ou algo que receba todo o foco para se destacar.

Então, se você ainda não pensou na iluminação do seu casamento, chegou a hora de dar mais atenção a esse serviço. Ela vai ser importante para as fotos, para o buffet, a mesa de doces, conforto dos convidados à mesa, destacar a decoração floral e demais acessórios além de ser essencial na pista de dança.

Para o especialista Carlos Eduardo Ramos, diretor-geral da Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens, a importância da iluminação no seu casamento pode ser entendida da seguinte maneira:

Costumo usar uma maneira simples de explicar. A Iluminação de Casamento hoje é um item fundamental igual a uma maquiagem para a noiva. Nenhuma noiva vai para um casamento sem make. A luz é exatamente isso, serve para ressaltar a beleza natural dos mais diversos locais, valorizando arquitetura, as belas decorações, cenografias e paisagismos.

De acordo com o profissional, são fatores fundamentais para o bem-estar do seu convidado com uma luz indireta e intimista, além claro de deixarem as fotos oficiais lindíssimas com os mais diversos efeitos que seu fotógrafo pode explorar.

Mais do que um clique

Outra maneira de explicar a importância da iluminação em um casamento é apontar que sem o uso adequado, muitas cenas bonitas deixarão de ser vistas. Veja bem, a iluminação de um ambiente não se resume a um simples clique e pronto. É muito mais que isso, há estudo e preocupação para que as cores certas harmonizem com a decoração e arquitetura do espaço, valorizando ao máximo o momento.

Carlos Eduardo Ramos revela que sem o olhar especializado, a falta de um projeto de iluminação pode deixar sem destaque tudo o que os noivos investiram em arranjos florais, forminhas, louças e objetos diversos de decoração, sem vida e em muitos dos casos sem aparecer nas fotos prejudicando seu resultado final.

Um ambiente escuro ou com luzes aplicadas indevidamente incomoda seus convidados, luz tem que ter o equilíbrio e ser planejada de acordo com cada proposta de casamento.

O que se deve levar em consideração na hora de definir o projeto de iluminação é planejar de acordo com  o tamanho do espaço.

O especialista da Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens informa-se com os noivos se vai ter atrações (Bandas, Músicos, Mcs e etc…), por exemplo. Isso é essencial. Além disso, os demais detalhes são todos vistos e estudados cuidadosamente, como a iluminação de acordo com a planta de decoração, o tamanho da pista e o tamanho do espaço.

Costumo dizer que equipamentos nas quantidades adequadas e de qualidade são fundamentais para um casamento bem animado e descontraído, porém tem que ser pensado juntamente com os Decoradores e Cerimonialistas para não atrapalharem a decoração ou dificultarem a logística do evento.

Estilos

Tal como a decoração, a escolha do buffet e da música, para cada estilo de casamento há uma iluminação ideal? Sim, sempre.

O projeto de iluminação é mais um artifício para personalizar a cerimônia e festa, logo, é natural que um espaço aberto, rústico, no meio da mata receba iluminação diferente de um salão clássico com pé direito alto.

Carlos Eduardo Ramos explica um pouco o conceito em algumas situações:

O casamento clássico requer um toque bem sutil de iluminação obedecendo tons aquecidos como um âmbar mais aberto e tons mais claros, tons pastéis ou até mesmo o branco quente em algumas ocasiões. Uma luz mais fixa e quente, além do branco para mesas principais de bolo, doces, convidados, buffett, open bar e serviços. 

O casamento noturno ou rústico requer uma luz mais quente com âmbar fechado e utilizando o branco quente em objetos de decoração e destaques arquiteturais, e o casamento ao ar livre ou no campo você pode abusar um pouco mais das cores e tons, porém com equilíbrio para não ficar inadequado.

Podemos usar refletores verdes, lilás e azul em árvores ou paisagismos específicos, longe das fotos para não deixar os seus convidados manchados de cores nas fotos posadas.

Tendências e dicas

Deu para perceber toda a técnica envolvida por trás da iluminação dos espaços, certo? É muito mais do que simplesmente direcionar um canhão de luz para uma árvore e pronto. De acordo com a demanda, a indústria também vem se modernizando e apresenta a todo momento novidades.

As novidades são os mais diversos efeitos utilizados pelos painéis de leds em suas mais variadas aplicações e formas, projeção mapeada e luz cênica desenhados e elaborados para cada evento sincronizados com identidade visual do casamento. 

A Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens investe constantemente em novos equipamentos com tecnologia de ponta, treinamento e aperfeiçoamento constante da equipe de funcionários e colaboradores.

Além da destacada parte de iluminação, a empresa também presta serviços de sonorização para DJs e bandas, projeções de vídeo, estruturas de palcos, geradores de energia e complementos da iluminação como gelo seco, jet fog e cortinas de leds.

Para saber mais do pacote completo e mergulhar nas novidades que a sua festa pode ter, entre em contato com Carlos Eduardo Ramos e descubra o melhor jeito de valorizar o ambiente do seu casamento com a iluminação perfeita e soluções personalizadas cheias de criatividade e qualidade!

* Post publicado em 17/05/2018. Post republicado em 25/08/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

6 motivos para você contratar o melhor DJ para o seu casamento. A número 6 é a mais importante!
6 motivos para você contratar o melhor DJ para o seu casamento. A número 6 é a mais importante!
Com um bom DJ profissional de verdade, pode apostar: a sua festa vai acontecer e vai ficar "bombada"! Veja a dica dos feras no comando das carrapetas para acertar na escolha dessa figura tão importante para o sucesso do seu dia!
Assessoria: Matrimoni Assessoria | Foto: Cleiton Tiburcio
Quanto tempo a noiva pode se atrasar para a chegada na cerimônia? Já pensou sobre isso?
O atraso da noiva é algo que muitos já esperam. Às vezes ele é proposital, outras não. Veja o que assessoras e wedding planners tem a dizer sobre os famosos atrasos das noivas!
Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
Como inovar nas fotos do seu casamento: 5 ideias para ter fotos mais divertidas e autênticas
As fotos são uma oportunidade de relembrar um momento especial. Então, aposte em imagens espontâneas e divertidas para o seu casamento. Como? Veja dicas para se sair bem nessa proposta!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações