A melhor ideia para treinar equipe em uma empresa de eventos em 2022. Descubra em poucos minutos!

Treinar equipe é sempre um desafio para sua empresa de eventos? Com esta dica de ouro, seus problemas acabam hoje.

A melhor ideia para treinar equipe em uma empresa de eventos em 2022. Descubra em poucos minutos!
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Ainda que a geração de empregos, fixos e temporários, esteja em alta no mercado de eventos, o desafio do momento é encontrar mão de obra qualificada. Mesmo com o crescimento do segmento projetado para o pós-pandemia, não houve tempo hábil para recuperação de algo valioso para qualquer negócio: os profissionais. Nesse cenário, treinar equipe para atender as demandas nunca foi tão necessário quanto desgastante.

Isso ocorre porque, com o fluxo intenso de consumo, mal sobra um intervalinho para “dar uma respirada”, né!? Até que o time, principalmente aquele que trabalha majoritariamente sob demanda, fique conectado e aprenda como a sua empresa funciona, pode demorar um pouquinho. E isso precisa ser levado a sério!

Imagine a seguinte situação: um freelancer é contratado de última hora para auxiliar no evento em que uma empresa de buffets ou drinks está escalada. Ao passar por um convidado, ele é questionado sobre algo referente à entrega da festa ou, até mesmo, a
respeito do acesso a um cartão de visita para entrar em contato.

A falta de conhecimento mais profundo sobre a empresa e seus processos pode resultar em um dano grave à reputação, já que o funcionário representa a marca, naquele momento.

O exemplo acima se parece com situações que você vivencia no dia a dia? Bem, ao invés de aguardar que especialistas cheguem espontaneamente ao seu negócio, que tal aprender algumas estratégias para sobrepor a barreira da desqualificação?

E se eu disser a você que é totalmente possível adotá-las e, pasme, a um baixo custo? Vem comigo que nas próximas linhas eu dou as dicas!

A maneira mais criativa e eficiente de treinar equipe em uma empresa de eventos

 

mulher feliz em um escritório sentada em frente a um notebook. Seus braços estão levantados, em um gesto de comemoração

A chegada de um colaborador sempre requer “onboarding”. Essa integração, por sua vez, precisa de atenção genuína e disposição para ensinar. Mas como fazer isso em meio à correria de uma empresa de eventos e, para complicar, com tempo escasso?

Quando existe uma certa rotatividade, especialmente com relação aos freelancers, não há saída: é necessário que, ao menos, uma pessoa se dedique à colocar os novos colegas “na mesma página” que o restante da equipe.

Isso significa que além daquela imersão que normalmente precede os eventos, é necessário mais. Esta é a única forma de ter certeza de que é possível contar 100% com membros dedicados no time.

Entretanto, por que deslocar uma pessoa para treinar equipe, se existem meios mais práticos e criativos para promover tudo isso? É claro que estou falando de tecnologia, com inspiração nos infoprodutos que lotam nossas redes sociais: os “cursos em vídeo”. Vamos
falar sobre isso?

Utilize vídeos para gravar os processos e treinar a equipe que for trabalhar com você

 

em primeiro plano aparece uma câmera digital profissional que grava um video no qual há uma mulher ensinado algo

Assim como nas redes sociais, eles são altamente engajadores. Os vídeos são uma jogada de mestre para treinar a equipe. O mais legal é que eles têm um poder imenso no quesito “aproximar”. É exatamente por isso que fazem tanto sucesso.

Veja só algumas aplicações de vídeos possíveis para uma empresa de eventos.

Vou apresentar, a partir de agora, alguns insights que você pode adequar para a realidade da sua empresa de eventos. Tenho certeza que depois de ler o compilado de sugestões que separei, muitas outras ideias irão surgir por aí.

1. Comece apresentando a sua empresa

Você não pode esperar que sua empresa seja reconhecida, se não falar sobre ela. E tudo
começa “dentro de casa”. Portanto, sua primeira tarefa é contar como tudo começou e o que aconteceu nesta linha do tempo. Resuma as informações, trazendo os itens principais e que você gostaria que todos conhecessem.

2. Convide todos os colaboradores a conhecer site, formas de contato e redes sociais da sua empresa

Como dissemos anteriormente, nada como ter colaboradores engajados, mesmo que sejam freelancers. E isso fica ainda mais evidente quando eles fazem questão de participar da rotina da empresa nas redes sociais.

Além disso, se eles conhecem o site e as formas de contato disponíveis, é mais um ponto a favor do negócio. Resolveria facilmente aquela situação que trouxemos no nosso exemplo na abertura deste artigo, concorda?

3. Fale sobre os públicos atendidos

Casamentos e formaturas têm produções completamente diferentes. Para cada um deles, há uma dinâmica de trabalho específica.
Nesse sentido, dedique alguns minutos para comentar sobre estas distinções e como a equipe deve agir.

4. Etapas da organização, com o planejamento do passo a passo

Entender o detalhe de cada etapa do trabalho é um dos momentos mais importantes de todo esse treinamento. Dedique o máximo de atenção, para trazer informações completas e claras.

5. Fale sobre as crises que podem acontecer durante o evento

Com toda a sua experiência, leve ao time exemplos de situações extraordinárias que possam acontecer durante o evento. Mostre como reagir e quem na equipe pode ser o ponto-chave para reportá-las.

Dica final!

Percebeu que a ideia é ganhar tempo ao qualificar a equipe, que muitas vezes tem pessoas diferentes envolvidas, sem precisar reservar um tempo para o “discurso”? Gravando todas as orientações que são padronizadas, horas preciosas podem ser poupadas para algo mais
produtivo.

Depois de produzir todos os episódios que julgar importantes, edite-os em formato de módulos. Seus vídeos precisam ter uma organização linear, na qual um capítulo seja complemento do outro. Assim você mantém o interesse da audiência.

“Suba-os” na plataforma de sua preferência e depois compartilhe os links com a equipe em seus canais de comunicação.

Para complementar ainda mais essas dicas para você, confira este vídeo explicativo do Tiago, CEO da MeEventos, ele explica exatamente como você pode colocar em prática todas as dicas descritas.

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