Saltar para o conteúdo principal
Casamentos

A psicologia por trás de quem diz "eu te amo" primeiro

O que há por trás de um "eu te amo"? Um estudo psicológico nos diz o que se passa na cabeça de quem diz essa frase importante na história de um relacionamento amoroso.

te amo

Construir relacionamentos românticos em desenvolvimento geralmente cria tanta ansiedade quanto excitação. O coração batendo antes de um primeiro beijo, ou o cálculo interno para compartilhar confidências e revelações íntimas. Mas talvez nenhum marco inicial seja mais imbuído de significado e admiração do que a primeira expressão de "eu te amo". O medo da não reciprocidade é muito difícil de conter, como afirma o estudo" The Social Psychology of Attraction and Romantic Relationships" das médicas Madeleine A. Fugère, Jennifer P. Leszczynski e Alita J. Cousins. E é isso, dizer em voz alta marca não apenas uma emoção intensa, mas também um nível de comprometimento próprio com o relacionamento, por isso eles acham que a frase está carregada de significados diferentes., dependendo de quem diz primeiro e quando, bem como de como se reage ao ouvi-lo.

No caso das relações heterossexuais, o estudo mostra que são os homens que começam a dizer "eu te amo" na maioria das vezes. As mulheres estão predispostas a adiar a emoção como um mecanismo de proteção inerente, dando-se tempo para avaliar com precisão o valor de seu parceiro. Os homens, no entanto, também podem ter impulsos adaptativos que os levam a dizer "eu te amo" antes de fazer sexo, como forma de aumentar suas chances reprodutivas. Isso significa que quando os homens dizem "eu te amo" antes de fazer sexo, às vezes é uma forma de ganhar a confiança da parceira, abrindo caminho para a atividade sexual.

Antes de criticar o sexo masculino, devemos entender que é um impulso que às vezes eles nem percebem. Além disso, os alarmes internos das mulheres tendem a disparar quando elas ouvem o amor proclamado muito cedo em um relacionamento. Eles podem interpretá-lo corretamente como um estratagema para fazer sexo sem compromisso. As mulheres ficam significativamente mais felizes com declarações de amor pós-coito, talvez porque já tenham incorrido no custo potencial de um encontro sexual.

No entanto, quando as mulheres declaram seu amor desde o início, os homens interessados ​​em casos de curto prazo relatam sentir-se felizes com isso, mesmo sabendo que a mulher está buscando mais compromisso do que eles estão dispostos a oferecer, mas sua felicidade diminui após a relação sexual. Por outro lado, os homens interessados ​​em um relacionamento de longo prazo relatam sentir-se felizes quando seu parceiro declara seu amor por eles antes de fazerem sexo, mas essa felicidade permanece depois que eles dormem juntos.

Mas o primeiro "eu te amo" não se baseia apenas em sentimentos de adaptação. De acordo com o estudo, os homens dizem "eu te amo" com mais frequência em primeiro lugar por uma razão cultural; a expectativa de que eles tomem a iniciativa nos relacionamentos. Eles eram os que tradicionalmente propunham e compravam o anel, então faz sentido que eles também devam mergulhar com uma declaração de compromisso. Os homens acreditam que as mulheres precisam ter certeza de sua conexão emocional.

À medida que um relacionamento progride, cada pessoa deve se sentir à vontade para dizer "eu te amo", pois esse tipo de expressão emocional de compromisso é particularmente importante nas sociedades ocidentais, onde o romance é a base presumida dos relacionamentos. Além disso, o significado da frase "eu te amo" também muda com o tempo. Depois de começar como uma expressão de emoção intensa, torna-se um compromisso de manter e se engajar em um comportamento que beneficie e fortaleça o relacionamento.

Mas quando deve ser dito? Não há regra, embora seu conselho seja dizer quando você realmente quer dizer. Isso pode ser depois de dois meses ou doze, mas o momento importa menos do que a autenticidade do sentimento e o compromisso de acompanhá-lo.

Descubra 9 coisas que SÓ um homem que AMA faz pelo seu AMOR: a 8 é fundamental e Amor ou sexo: o que é mais importante? 7 pistas para a resposta definitiva!