Acerte na escolha: qual o melhor mês para se casar?

Qual a melhor época para se casar no Rio de Janeiro? Foto: Sweet Little Photographs

Assim que a gente decide que vai se casar, seja com um pedido super fofo de casamento, ou porque já moramos juntos e resolvemos selar a união com amigos e família ou porque apenas queremos celebrar o amor, a primeira coisa a se fazer ao começar os preparativos é marcar a data do casório.

Analisando os meses, em qual aspecto você baseia sua decisão? Chuva, frio, calor, 13º. salário, férias? Nós fizemos uma análise das características de cada mês pra que você possa escolher a melhor data.

Como nossa vida é facilitar a de vocês, fizemos uma tabela resumida para o Rio de Janeiro.

Deu pra perceber então que os meses mais chuvosos são: dezembro, janeiro, fevereiro, março (“São as águas de março fechando o verão”) e abril, sendo os outros os que menos chovem.

Cuidado com a chuva no seu casamento! Foto: Monica Dantas

Se optarem por algum desses meses para se casar, pensem sempre no plano B! Gerador aluguem sempre, mas nesses meses de chuva, tenham cuidado extra. A cerimônia é ao ar livre? Toldo é fundamental. Capas de chuva ou guarda-chuva pros convidados também é uma boa pedida e as fotos ficam divertidíssimas!

Qual o melhor mês para se casar? Foto: Valeria Simonin

Os meses mais quentes, que fazem aquele calorão são: dezembro, janeiro, fevereiro e março. Então os casamentos diurnos, por exemplo, não são tão recomendados. Mas se forem à noite, pensem em um salão com um potente ar condicionado, acreditamos que dê pra segurar a onda de calor!

Leques para os meses mais quentes do ano. Foto: Sandra Guedes

Uma dica também, caso queira casar nesses meses, é ter mate ou águas aromatizadas na recepção da cerimônia para refrescar os convidados, leques para distribuir (que podem ser personalizados), e bebidas muito refrescantes na festa. Vale até frozen e sorvete. “Sacolé” ou “geladinho” é super simples, barato, e faz o maior sucesso entre os convidados! Uma ideia divertida para agitar a pista de dança.

Picolé na pista de dança. Foto: Edu Federice

Os meses mais frios são junho, julho, e agosto. Pra eles, vale a pena investir em bebidas quentes como vinho, whisky, e até uma mesa de café com chocolate quente. Além disso, se o seu casamento for à noite, é uma delicadeza distribuir pashminas pras suas convidadas.

Preços e outros detalhes:

Janeiro e fevereiro são os meses menos procurados pra casamentos. Negociem com os fornecedores preços mais em conta. Mas fiquem de olho, pois janeiro é alta temporada nas agências de turismo, então sua lua de mel pode sair mais cara. E em fevereiro/março tem carnaval. Então tomem cuidado pra não marcar o casório na época do Carnaval, a não ser que seu casamento seja temático.

Contratar uma escola de samba. Foto: Hugo Peres

Ainda na temática, vale distribuir acessórios de carnaval ou máscaras venezianas na pista de dança. Ou até contratar uma escola de samba.

Março é o melhor mês pra ter as lindas orquídeas na sua decoração, pois elas estão com os preços mais baixos. Já em abril, o valor das flores começa a subir. Uma boa dica é pedir pro decorador tentar garantir com o fornecedor de flores o preço de fevereiro, caso feche com ele nesse mês.

Maio já foi conhecido como o “mês das noivas”, mas isso vêm mudando. Segundo o IBGE, o mês fica em sexto lugar no ranking. Ainda assim, por conta dessa tradição histórica, é um mês com preços mais altos. Além disso, por ser o mês do dia das mães, as flores ficam 200% mais caras.

Junho é a vez das tulipas, e julho das hortênsias e copos de leite ficarem com preços legais. Agosto é o mês que alguns fornecedores tiram férias. É pouco procurado por causa das superstições, mas se você não liga pra isso a dica é fechar com os mais concorridos logo.

Setembro é o novo “maio”, o mês cada vez mais escolhido pelos noivos. Assim, ficou inflacionado casar nesse mês. Além disso, as datas se esgotam muito rápido. Então a dica é a mesma pra agosto! Fechem o quanto antes os fornecedores.

Outubro é o mês dos lírios! Quem não conseguiu data em setembro, casa nesse mês. Então fiquem de olho nos fornecedores concorridos também. Aproveite porque já é primavera e as flores estão estonteantes para seu casamento.

Abundância de flores. Foto: Boutique de Três

O 13º. Salário e as férias de final de ano são atrativos pra marcar a data do casório pros meses de novembro e dezembro, fazendo deles o novo queridinho das noivas. Além disso, os preços tendem a subir por conta das festas de final de ano. A lua de mel também tende a ficar mais cara pelo mesmo motivo. Pra quem vai casar nesses meses, o Save the Date é bem importante, pra que os convidados possam programar suas férias e estarem presentes no grande dia.

Deu pra ter um panorama bacana pra escolher seu mês?


Julia Pessoa é formada em design gráfico e trabalhou com produção de arte na TV Globo antes de se apaixonar por casamentos. Produziu sozinha o próprio casório e, depois de fazer diversos cursos no Rio e em São Paulo, começou a ajudar outras noivinhas desesperadas nesse processo, muitas vezes estressante, mas sempre compensador. É organizada e metódica, por isso a profissão lhe caiu tão bem. Adora o que faz e tem enorme carinho por todas as suas noivas e clientes! No blog Oh Happy day, compartilha suas ideias e muitas inspirações.

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Lembrancinha personalizada e ecológica: a escolha ideal para o seu casamento
Lembrancinha personalizada e ecológica: a escolha ideal para o seu casamento
Incentive o consumo consciente optando por uma lembrancinha seja marcante, útil e também ecológica e sustentável! Conheça essa sugestão!
Como montar a mesa de doces perfeita: acerte nas tendências e na escolha dos doces.
Como montar a mesa de doces perfeita: acerte nas tendências e na escolha dos doces.
Uma mesa de doces linda faz parte dos sonhos de toda noiva! Confira as dicas de como conseguir esse resultado com a combinação perfeita entre sabores tradicionais e tendências.
Mini wedding ou super casamento? Saiba qual é a aposta dos fornecedores para 2017!
Mini wedding ou super casamento? Saiba qual é a aposta dos fornecedores para 2017!
Mini wedding ou casamentão? Na opinião de muitos fornecedores, 2017 será o ano dos casamento aconchegantes e intimistas. Saiba o por quê desta aposta lendo o resultado da nossa enquete!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações