Aprenda como organizar as finanças do casamento: dica de especialistas

Na organização do casamento dos seus sonhos, provavelmente, o ideal seria escolher todos os detalhes sem preocupações e a palavra “custo” nem deveria ser mencionada. Contudo, vida dura vida, não é bem assim.

Mas, sem desânimo, não estamos aqui para isso. Pelo contrário, para mostrar que é possível, sim, realizar uma cerimônia e festa inesquecíveis e que caiba no seu bolso. Como? Lá vem a palavrinha secreta (nem mais tão secreta assim): planejamento.

Mínimos detalhesEntre em contato com a Faby's Assessoria
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Por onde começar

Para quem ainda está desavisada e é nova nessa “coisa” de casamento, planejar o casamento com um ano de antecedência não é um exagero. Tudo bem, não precisam ser cinco anos de espera, mas esse um ano é muito bom, principalmente, para dar conta de quitar todos os serviços envolvidos. Pois, geralmente, é necessário fazê-lo até o dia da festa. E ninguém quer começar a vida nova com parcelas ainda para acertar, certo?

Por onde começar? A melhor resposta que podemos dar: assessoria de eventos. Para você entender como funciona o passo a passo de cada etapa, conversamos com a equipe da Faby’s Assessoria.

Foi-se o tempo em que casamento era algo óbvio, que nem precisava de tanta organização. Bastava, praticamente, os noivos comparecerem. Atualmente – felizmente -, cada casamento tem a sua história, tem a cara dos noivos, dos convidados. Na igreja, no campo, na praia, 500 convidados, somente dez, músicas diversas, temáticos… Opções não faltam.

Por trás da foto, cuidados
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Então, para dar conta de tudo isso, de entender, conhecer fornecedores, escolher e todo o resto, a primeira grande dica de onde começar é contar com profissionais do mercado especializados, que conhecem os caminhos para transformar os desejos dos noivos em realidade e, importante, não extrapolando os limites bancários.

Nosso papel é interpretar as ideias, desejos e necessidades dos clientes a fim de nortear decisões – que vão desde a escolha do local ao pleonasmo dos mínimos detalhes. Planejar uma festa é algo muito prazeroso, que envolve muitas expectativas e sonhos. Mas, para transformar inspiração em realidade, é preciso muita transpiração. No grande dia, o resultado do nosso trabalho reflete na segurança e satisfação dos anfitriões e na diversão e alto astral dos convidados. Não há nada com que se preocupar além de curtir a festa“, explicam as irmãs Fabiana e Fabíola, da Faby’s Assessoria.

Muito mais do que arrumar o vestido da noiva
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação
Elas estão sempre láEntre em contato com a Faby's Assessoria
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

O que faz um assessor?

Basicamente, tudo. Só não sai do casamento casado mesmo. Parece brincadeira, mas é bem por aí. Porque o papel do assessor não se restringe a ordenar a entrada dos padrinhos ou arrumar o véu da noiva para as fotos.

É fundamental o assessor de casamentos auxiliar os noivos nas diferentes escolhas dos fornecedores, checar se os contratos estão sendo cumpridos, inclusive, em relação aos horários e quantidades necessárias. Essas não são funções que a noiva ou a madrinha devam realizar no decorrer do casamento.

O nosso trabalho começa com bastante antecedência, o assessor tem a função de organizar, orientar e fiscalizar o andamento de todas as tarefas do casamento. Reunindo conhecimentos, expertise, muita prática e teóricos sobre gestão de eventos, gerenciamento de projetos e liderança de equipes“, explicam Fabiana e Fabíola.

Equipe prestigiada no mercado
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação
Assessoras administram os fornecedoresEntre em contato com a Faby's Assessoria
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Financeiro

Faby’s Assessoria tem como diferencial apresentar francamente os limites que os noivos conseguem chegar. “Damos uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam, na realidade, todos os sonhos. Para isso temos o nosso software de gestão de casamentos, nele os noivos gerenciam a planilha de gastos, fazendo um controle de todos os orçamento, controle de pagamentos de todos os fornecedores.  

Fabiana e Fabíola contam que o software de gestão garante autonomia para os noivos, podendo ser acessado facilmente pelo computador ou celular, e assim controlar todos os preparativos 24h por dia, a Lista de Tarefas, Planilha de Gastos, Controle de Pagamentos, Lista de Convidados, R.S.V.P on line e demais recursos. 

Assessoria completaEntre em contato com a Faby's Assessoria
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Passo a passo

O primeiro passo da Faby’s Assessoria é identificar o perfil dos noivos para dar um norte aos preparativos sugerindo profissionais que se enquadram no perfil, estilo e orçamento do casal. As profissionais comentam que é preciso conhecer a reputação dos fornecedores que se indica.

Cabe ao assessor de casamentos, portanto, auxiliar os noivos nas diferentes escolhas, eventualmente, ajudar na negociação com os fornecedores. Fabiana e Fabíola verificam os contratos para que todas as cláusulas importantes estejam inclusas. Administram o cronograma para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo e fazem toda a logística e organização de tudo no seu grande dia entre os fornecedores (enviando o cronograma da cerimonia e festa para todos). Por fim, checam se os contratos estão sendo cumpridos, inclusive, em relação aos horários e quantidades necessárias. 

Carisma e competência
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Dicas de quem entende

Agora que a gente mostrou um pouco de tudo que está relacionado, deu para entender que a parte financeira do casamento não é nada fácil, né? É um baita desafio.

Fabiana e Fabíola, da Faby’s Assessoria, dão a dica de que “o primeiro passo é saber quais são os planos dos noivos para o futuro, de onde vai vir o orçamento para custear a festa, quanto cada um poderá colaborar e até mesmo se vão precisar criar uma poupança só para isso, pois em um casamento tudo deve ser pago até a data do evento.” 

Junto com a assessora, o casal vai definir seu orçamento total, e ver os fornecedores que vai precisar contratar no software oferecido pela empresa. Isso ajudará a estipular o quanto você pode e quer investir em cada item todo o casamento. De acordo com as profissionais, esse é o momento de definir suas prioridades e entender o que terá ou não no seu casamento. 

Auxílio em todos os momentosEntre em contato com a Faby's Assessoria
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

Além disso, pode-se usar o número de convidados como base para definir o budget total, ou seja, quanto mais convidados tiver na festa mais terá que investir, mas não necessariamente gastará menos se reduzir a lista de convidados.

Viva o casamento dos seus sonhos
Faby’s Assessoria. Foto: Divulgação

O legal do Software oferecido ela empresa Faby’s Assessoria é que ele te ajudar a definir uma porcentagem de quanto em cada fornecedor, em média 25% com buffet, 13% foto e vídeo, 10% espaço e 17% com decoração, pois se usar mais do que o planejado irá ultrapassar o valor total que deseja investir é por isso que o mito de que você sempre gasta mais do que você pretende existe“, explicam Fabiana e Fabíola.  

Ufa! Viu, só? Tem como realizar um casamento maravilhoso e viver todos os seus sonhos. Basta se planejar e contar com a ajuda de profissionais qualificados para lhe darem o suporte necessário. Entre em contato com a Faby’s Assessoria e tire todas as suas dúvidas. 

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Como organizar um casamento econômico e maravilhoso: 10 ideias TOP!
Como organizar um casamento econômico e maravilhoso: 10 ideias TOP!
Se não quer gastar uma fortuna, a melhor opção é planejar bem, ser realista e criativo para organizar um casamento econômico e lindo!
Foto: Layla Eloá
Como organizar um casamento sem estresse em 365 dias: siga esses 107 passos!
Vocês decidiram casar e agora não sabem por onde começar? Fiquem tranquilos, pois lhe daremos uma mãozinha neste guia completo mostrando como organizar um casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Você está pensando em se casar? Não sabe como organizar este dia tão especial e quanto tempo de antecedência precisa? Nós te contamos tudo o que você precisa saber!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações