Música para casamento: confira o que não pode faltar no seu!

Música para casamento: confira o que não pode faltar no seu!

Na dúvida de quantas e quais músicas escolher para a cerimônia do seu casamento? Nós te ajudamos com dicas preciosas de experts e uma lista das 10 músicas mais tocadas nos casamentos atuais.

Música para casamento: confira o que não pode faltar no seu!
  • Música e animação
  • Editor-choice
  • Sponsored

A cerimônia de casamento é o ponto mais alto e emocionante de todo o evento, por isso a escolha das músicas é muito importante para agregar valor ao momento. Mas antes de tudo os noivos precisam entender o estilo de música que mais gostam e quais são aquelas canções que não poderão faltar em seu casamento.

Para entendermos melhor sobre como escolher as músicas para casamento e os profissionais que tocarão, convidamos o maestro William Halley, do Coral Ricciere, para falar sobre o assunto.

Músico profissional, William tocava violino na orquestra sinfônica e se viu parte do universo de casamentos em 2008, quando sua irmã pediu para que ele ficasse responsável pela parte musical da cerimônia de seu casamento. A partir de então, o maestro que teve um problema sério de dores no pescoço e coluna devido ao tempo de violino que praticou, se interessou em migrar para o ramo de casamentos e foi quando surgiu a Ricciere Coral e Orquesta.

salvarContate Ricciere Coral e Orquestra
Foto: Ítalo César

Veja também: Como escolher o espaço do seu casamento em 5 passos

Como escolher os músicos que tocarão em seu casamento

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

A música para casamento é parte importante do planejamento dos noivos. Mas antes de escolher a lista de músicas, é preciso saber identificar o estilo e os profissionais mais indicados para o seu tipo de cerimônia.

Orquestra ou banda?

William nos conta que é importante os noivos saberem diferenciar coral e orquestra de banda. São estilos completamente diferentes. “Normalmente um coral e orquestra é mais indicado para a cerimônia de casamento. Já a banda e ou DJ para a festa, principalmente na pista de dança”, explica o maestro.

Você pode ter ambos em seu casamento, mas bem direcionados para cada momento. William explica, por exemplo, que a especialidade da a Ricciere Coral e Orquesta é música para a cerimônia de casamento, mas também possuem profissionais para algo diferente como trio de jazz, MBP, Bossa Nova para um almoço, coquetel, jantar nas festas de casamentos.

salvarContate Ricciere Coral e Orquestra
Foto: Alex Valerio

Como escolher os músicos para seu casamento

Para acertar na escolha da empresa de música para cerimônia, ele sugere que os noivos conheçam toda a infraestrutura da empresa, se possui CNPJ, escritório próprio, coordenador de Equipe e orientadores. É interessante também assistir uma apresentação ao vivo, e de preferência num casamento real. “Numa igreja, por exemplo, o local é aberto ao público. Qualquer pessoa pode entrar e assistir uma cerimônia de casamento”, acrescenta William.

Músicas para casamento clássico

“Em primeiro lugar a escolha do repertório musical do casal deve se adequar as características do casamento”, explica o maestro. Em um casamento com 300 convidados numa igreja tradicional ou mesmo num espaço fechado normalmente o que tende a combinar melhor são músicas clássicas mais impactantes. “Um exemplo disso é uma orquestra e coral grandioso tocando e cantando a Marcha Nupcial de Mendelssohn para a entrada da noiva”, sugere William.

salvarContate Ricciere Coral e Orquestra
Foto: Amazing Fotografia

Veja também: Os textos mais românticos para seus votos de casamento

Música para cada momento do casamento clássico

Um casamento clássico exige músicas mais grandiosas sendo executadas por uma orquestra e de preferência com coral”, explica William Halley. O maestro sugere a seguinte ordem de músicas para cada momento da cerimônia de um casamento clássico, numa igreja, por exemplo:

  • Para a entrada dos Pais e Padrinhos: Jesus Alegria dos Homens
  • Para a entrada do Noivo: Clarins de Roma
  • Anúncio da Noiva: Clarinada da Rainha ou a de Mahler
  • Entrada da Noiva: Marcha Nupcial de Mendelssohn
  • Entrada da Dama e Pajem com as alianças: Minueto de Bach em Sol Maior
  • Benção das Alianças (Católico): Ave Maria de Gounod Música de Louvor (Evangélico): Agnus Dei – Michael W.Smith
  • AssinaturasClair de Lune – Debussy
  • Cumprimentos dos PadrinhosNessum Dorma – Turandot
  • Saída dos PadrinhosCon te Partiro – Andrea Bocelli
  • Saída do Casal: Nona Sinfonia de Beethoven – Ode à Alegria

As músicas mais pedidas em um casamento clássico

Segundo o maestro, as 10 músicas mais tocadas em casamentos clássicos no momento são:

  1. Marcha Nupcial de Mendelssohn
  2. Clarinada Zarathustra (2001: Uma Odisséia no Espaço 2001)
  3. Clarinada da Rainha Elizabeth
  4. Ave Maria de Gounod
  5. Jesus Alegria dos Homens – Bach
  6. Con te Partiro– Andrea Bocelli
  7. Nessum Dorma– Turandot (Luciano Pavarotti)
  8. All I ask of you– O Fantasma da Opera
  9. Clarins de Roma
  10. Nona Sinfonia de Beethoven – Ode à Alegria

Preparamos uma playlist no Spotify com as músicas para casamento mais pedidas pelos noivs e as mais recomendadas para cada momento de um casamento clássico. Aperta o play!

Músicas para um casamento moderno

Já num casamento na praia ou campo ao ar livre, o ambiente tende a pedir uma música mais suave. A Ricciere Coral e Orquestra sugere usar harpa e violino, flauta e uma voz popular com uma música suave como A Thousand Years, Pela Luz dos Olhos Teus para entrada da noiva, por exemplo.

Veja também: Como calcular o orçamento do seu casamento

Músicas para cada momento de um casamento moderno

Para um casamento mais moderno e descontraído, as músicas mais tocadas e pedidas que a Ricciere Orquestra e Coral executa são:

  • Entrada dos Pais e Padrinhos93 Millions Miles – Jason Mraz
  • Entrada do Noivo: Piratas do Caribe ou Coração Valente
  • Entrada da Florista: Aquarela – Toquinho
  • Anúncio da NoivaZarathustra (2001: Uma Odisséia no Espaço)
  • Entrada da Noiva: Marcha Nupcial de Mendelssohn ou A Thousand Years, do filme O Crepúsculo.
  • Entrada da Dama e Pajem com as alianças: A Bela e a Fera
  • Benção das Alianças (Católico): Ave Maria de Gounod ou Música de Louvor (Evangélico): Aleluia – Leonard Cohen
  • AssinaturasPerfect – Ed Sheeran
  • Cumprimentos dos PadrinhosPhotograph – Ed Sheeran
  • Saída dos PadrinhosParadise – Coldplay
  • Saída do CasalHappy – Pharrell Williams ou Accidentally in Love

Músicas mais pedidas em um casamento moderno

As músicas mais tocadas mudam conforme o passar do tempo, porém algumas nunca saíram da lista das mais tocadas. Podemos citar a Marcha Nupcial de Mendelssohn, Ave Maria de Gounod e A Bela e a Fera”, conta o maestro.

William Halley lista as 10 músicas mais pedidas atualmente em casamentos mais modernos:

  1. Aleluia – Leonard Cohen
  2. A Thousand Years– Tema do Filme O Crepúsculo
  3. Marcha Nupcial de Mendelssohn
  4. Photograph– Ed Sheeran
  5. Perfect– Ed Shreeran
  6. Happy– Pharrell Williams
  7. A Bela e a Fera
  8. 93 Millions Miles– Jason Mraz
  9. Que bom que você chegou (Me Sinto tão Amada) – Bruna Carla
  10. Pra Sonhar – Marcelo Jeneci

Para os casais mais modernos, também preparamos uma playlist com as músicas para casamento mais pedidas e as mais recomendadas para cada momento de um casamento mais despojado. Ouça e siga a nossa playlist no Spotify.

Dicas para acertar nas escolhas das músicas

William Halley sugere que os noivos escolham músicas que marcaram a vida do casal, pois dessa forma tudo fará mais sentido. Importante também observar a indicação da empresa para qual momento a música é mais indicada para ser executada.

“Muitas vezes os noivos gostam de determinada música, mas a as vezes não combina com o momento que eles desejam. Exemplo: a música A Bela e a Fera não é indicada para a entrada do noivo, mas pode perfeitamente ser tocada na entrada de crianças. Já a Nona Sinfonia de Beethoven não combina para momentos de crianças (florista, plaquinha, dama e pajem entrando com as alianças), pois é uma música muito impactante”, explica o maestro.

Importante também lembrar que em algumas igrejas católicas tradicionais não é permitido tocar durante a fala dos noivos e nem do padre, mas os noivos terão a orientação do maestro para saber exatamente quais momentos a música deve entrar.

William conta que a música de saída do casal é o momento ideal para diferenciar na escolha da música, pois já se passou todo o ritual religioso, civil e formalidades. “Na saída do casal uma música mais atual e animada demonstra que o casal está feliz e chama os convidados para irem para a festa comemorarem”, acrescenta.

A escolha do repertório musical fica a critério dos noivos e a Ricciere Orquestra e Coral ajuda nessa escolha e orienta da melhor forma, como usar cada música no momento ideal e o melhor aproveitamento da formação musical escolhida. Se você pretende encantar seus convidados e tornar sua cerimônia mais especial, agende um bate-papo com eles e veja como esses profissionais podem agregar valor ao seu casamento.

Veja também: 10 ideias TOPs para organizar um casamento simples e econômico

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Ricciere Coral e Orquestra Música ao vivo