Publicidade
As mulheres e o casamento: saiba TUDO o que mudou no último século!

As mulheres e o casamento: saiba TUDO o que mudou no último século!

O dia 8 de março é uma data super importante para as lutas femininas de todo o mundo e vários direitos adquiridos pelas mulheres impactam diretamente no casamento. Saiba quais são e comemore conosco as conquistas de mais de um século!

  • Vida a dois
  • Conselhos
  • Tendências
  • Noiva

O dia 8 de março é uma data super importante para as lutas femininas de todo o mundo e vários direitos adquiridos pelas mulheres impactam diretamente no casamento: na liberdade da escolha do marido, na realização da festa e também na vida do casal.

É claro que ainda existem muitas batalhas que devem ser vencidas, mas hoje é um dia para recordar e celebrar essas conquistas tão relevantes não apenas para as mulheres, mas para toda a sociedade.

Falando em direitos e deveres iguais, saiba como dividir as tarefas do casamento com 7 dicas para subir ao altar com amor e sem estresse. Casal afinado é casal feliz no dia do casamento e em todos os outros!

salvardri castro1Saiba mais sobre “Dri Castro Fotografia”
Foto: Dri Castro

Até chegarmos ao ponto de a mulher escolher com quem iria casar e poder ceder o próprio sobrenome para o marido, muitos buquês foram arremessados. Confira alguns marcos dessa transformação:

  • Hoje, a mulher tem o direito de amar e escolher com quem vai casar. Você sabia que ainda no século XIX era o pai quem escolhia o casamento da filha?
  • As mulheres também podem escolher abrir mão do casamento e não querer ter filhos. Essa história de “ficar para titia” ficou lá no passado!
  • E se uma mulher tiver vontade de casar com outra moça, também PODE!

Conheça todo o histórico casamento homoafetivo no Brasil retratado em um documentário incrível!

salvaraline e jeanne
Foto: Eduardo Lopes – Imagem Paulista
  • Mulheres podem sair sozinhas e trabalhar fora de casa. Acredite se puder, mas até 1962, as mulheres casadas só podiam trabalhar  se o marido permitisse.
  • O tópico acima significa que, agora, as moças podem dividir com o companheiro as despesas do casamento e fazer a própria lista de convidados, sem interferências dos pais (a não ser que não se importem).
  • Elas podem usar o vestido de noiva com a cor, decote, formato, tecido, modelo e estilo que quiserem. E não precisam mais passar fome para entrar nele. Afinal de contas, ninguém quer a noiva desmaiando em pleno altar. Saúde e autoestima é o que interessa!

Geração “Y” e o casamento: desvendamos quem são, o que querem e como se casam!

salvarezio philopt1
Foto: Ezio Philot
  • Ter que provar “honestidade” para receber herança paterna é coisa do passado. Leia “honesta” como uma mulher recatada e quieta.
  • Diferentemente do que era imposto às mulheres do século XIX, hoje em dia as mulheres podem ou não, adotar o sobrenome do companheiro. O marido também pode acrescentar o sobrenome da esposa ao dele. Se quiserem, podem continuar com os nomes de solteiros. Liberdade é tudo de maravilhoso, não é mesmo?
  • Toda essa liberdade confere aos noivos o poder de definir que tipo de festa vão realizar: rústica, moderna, romântica ou um casamento geek… O importante é que o casamento tenha a cara dos noivos. Festa fora da caixinha é o que há de melhor. Nós AMAMOS surpresas!
salvarthrall photographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography
  • Agora, mulheres e homens são iguais e ambos podem opinar sobre TODAS as questões da família. Até a Constituição Federal de 1988, a “chefia da sociedade conjugal” era exercida apenas pelo homem; a mulher era só uma colaboradora do marido.
  • A Constituição Federal de 1988 trouxe diversos ganhos para a mulher. Um deles foi o emprego da palavra ‘pessoa’ no texto, o que insere a mulher no âmbito dos direitos e deveres.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Super antenadas, as noivas modernas sabem exatamente quais são as tendências de casamento ULTRApassadas e não caem nestes erros!

salvarD. LimaSaiba mais sobre “D.Lima”
Foto: D.Lima Produções
  • A comercialização da pílula anticoncepcional, em 1961, proporcionou a revolução sexual e a libertação das mulheres que não desejavam ou não podiam engravidar.
  • Ninguém é mais obrigado a continuar casado se não estiver disposto ou se o casamento fracassa. A Lei do Divórcio deu aos cônjuges a oportunidade de terminar o casamento e constituir uma nova família.
  • Essa lei também substituiu o regime da comunhão universal de bens para o da comunhão parcial de bens.
  • E casar grávida, pode? ÓBVIO! Só não pode casar sem amor.

Daniela & Giordano: Casamento clássico super romântico com noiva grávida LINDA!

salvareveline diasSaiba mais sobre “Eveline Dias”
Foto: Eveline Dias
  • Casamento é para ser feito apenas de amor e respeito. E a Lei Maria da Penha garante segurança às mulheres que sofrem ou podem vir a sofrer algum tipo de violência doméstica (esperemos que isso acabe de uma vez por todas!).
  • Se antes diziam que mulher não poderia ter amigos do sexo masculino, hoje muitas amizades sólidas proporcionam padrinhos ma-ra-vi-lho-sos. Atenção: até o início do século XX, homens e mulheres não podiam estudar juntos.
  • A liberdade religiosa também é um direito que tanto a mulher, quanto o homem, usufruem. Isso quer dizer que os noivos podem ter religiões diferentes e optar por um casamento onde quiserem ou escolher um celebrante que crie uma cerimônia exclusivamente para eles.
  • Nada é proibido e tudo é permitido nos casamentos. Por isso, as mulheres estão livres para escolher o que quiserem para esse dia tão especial.
  • Morar junto antes de casar, também pode. E vários casais estão optando por esse “teste” antes de preparar uma festa.

Saiba quais são os 7 sinais que indicam: é a hora de MORAR juntos! E verifique se já está na sua hora!

salvarFoto: Lidiane GomesSaiba mais sobre “Lidiane Gomes”
Foto: Lidiane Gomes
  • E ao dividir o mesmo teto, as contas da casa também fazem parte do orçamento da mulher.
  • O aumento da licença paternidade para 20 dias está prestes a ser aprovado. Com isso, as mulheres terão o apoio do pai nos primeiros dias de vida do bebê.

Os direitos conquistados pelas mulheres também significam muito amor para o mundo! Se pudéssemos voltar no tempo e contar a uma daquelas grandes batalhadoras que lutaram pelos direitos que usufruímos hoje, certamente elas ficariam orgulhosas e felizes.

Para celebrar grandes nomes femininos do Brasil e do mundo e comemorar este dia, recompilamos 19 frases de amor inspiradoras ditas por mulheres influentes: apaixone-se! Quem sabe uma delas não vai parar no seu convite ou votos de casamento? Feliz dia da mulher à todas e a todos!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Lidiane Gomes Fotógrafos para casamentos
Philot Studio Fotógrafos para casamentos
Dri Castro Fotografia Fotógrafos para casamentos
Thrall Photography Fotógrafos para casamentos
Eveline Dias Hotéis e pousadas
D. Lima Produções Fotógrafos para casamentos