
Você já ouviu falar no termo “beleza atemporal”? O adjetivo atemporal, que também pode ser mencionado como intemporal, faz referência àquilo que está além do tempo. O atemporal, portanto, é aquilo que não está ligado às tendências do momento.
A década de 80, por exemplo, foi muito marcante, visto que, as noivas optavam pelo o uso de visuais com muito volume, brilhos, cores e, ainda, as famosas ombreiras. O histórico vestido da Princesa Diana é o grande ícone dessa fase e não me deixa mentir.
Hoje, provavelmente, os registros dos looks dos casamentos desta década, são considerados ultrapassados, quando falamos de tendências. Já por outro lado, embora o casamento de Grace Kelly tenha ocorrido em 19 de abril de 1956, até hoje ele é um ícone de glamour e elegância. Ainda hoje ele é fonte de inspiração quando o que se busca com o visual é que ele seja clássico, atemporal.
Toda mulher sonha em se sentir linda no grande dia – não importa qual seja a intenção que tenha em comunicar com ao look escolhido. No entanto, é preciso levar algo em consideração: devo seguir a moda – que provavelmente daqui há alguns anos terá “desaparecido” ou, optar pela tendência da naturalidade na maquiagem, por valorizar a beleza natural e ser atemporal, evitando futuros arrependimentos por não ser uma “trend” do momento.
As tendências de make, o que está em alta e aquelas referências que são vistas como uma escolha “ousada”, são exemplos muito claros daquilo que não pode ser considerado uma beleza atemporal.
Tudo bem, é fácil definir o que não é beleza atemporal. Mas, por outro lado, classificar o que é uma produção atemporal exige mais pesquisa, um aprofundamento maior em conceitos, práticas e produtos que mostram que o visual não será considerado “old” rapidamente com a passagem do tempo.
Por isso, a minha dica é optar por cores mais neutras e que são sempre usuais, usar brilho de forma mais comedida e adequada para a iluminação do evento. Além disso, evitar contornos muito marcados, a não ser que seja sua marca registrada “da vida”, entre outras características.
O visual da atriz Thaila Ayala em seu casamento – que para mim com certeza foi à noiva do século, indiscutivelmente maravilhosa, segue uma proposta atemporal, inspirada em modelos dos anos 50, porém romântica, mas sem descartar o mood descolado e moderno. O penteado leve e solto, junto à maquiagem bem clean e suave, fazem com que ela nunca saia de moda e seja referência por muitos anos ainda.
A minha proposta como Maquiador e Visagista, é assegurar as minhas noivas com visuais que durem no longo prazo e evitar elementos que configurem tendências, pois, elas passam, mas seus registros ficam.
A Meghan Markle, esposa do príncipe Harry , por exemplo, também trouxe uma composição atemporal em seu visual de noiva, mas desta vez num estilo clássico – que contou com o tradicional coque baixo acompanhado de um véu extremamente elegante e fino.
Estas são as minhas dicas para que o da mais especial de sua vida seja inesquecível em todos os aspectos, mas lembrando, não existem regras. O importante é que você esteja confiante e use sempre a beleza que melhor te representa.
Artigo do Wedding Beauty Euler de Castro: Com formação em cosmetologia, fotografia e trabalhos para TV, Euler atua há 21 anos no mercado de casamentos como beauty artist.
Não perca as últimas novidades para o seu casamento
Assine nossa newsletter
Deixe seu comentário