Buquê de noiva DIY: faça você mesma!

Diz a lenda que fazer seu próprio buquê de casamento é uma tarefa impossível. Mas, ora, vejam só: isso é apenas uma lenda! Se você é uma pessoa habilidosa e que procura colocar sua alma nos detalhes mais delicados do seu casamento, descubra todos os segredos sobre o buquê de noiva DIY e faça você mesma!

Antes de colocar as mãos na massa, inspire-se com as tendências para Buquê de noiva 2017: aposte em cores e flores diferentes!

buquê de noiva
Foto: Alina Stepushina

Neste tutorial, ensinaremos como montar um buquê simples – feito com apenas um tipo de flor – e de formato redondo pois, além de combinar com a maioria dos modelos de vestidos de noiva, é o mais fácil de preparar. Você pode fazer um teste antes do casamento e, depois de pegar a prática, ousar com a mistura de flores e folhagens de sua preferência!

Aprenda como combinar o vestido de noiva com o buquê: as melhores dicas!

Alex Tome
Foto: Alex Tome

Flores para as novatas

Aposte nas flores mais firmes – como as rosas – que são mais fáceis de ajeitar e mais resistentes ao manuseio. Para fazer um buquê de noiva com cerca de 20 centímetros de diâmetro, basta seguir as instruções abaixo. Você precisa reservar entre 30 e 60 minutos para a sua produção e, em média, 30 a 60 ramos de flor.

Novas tentativas

Você adora a profusão de cores e flores, ou este é o atrativo principal da decoração do seu casamento? Não tem problema! Após uma primeira tentativa usando este passo a passo, adapte estas dicas para montar um buquê volumoso e colorido. Na hora de escolher as flores, consulte todos os fornecedores de flores ao seu alcance, veja quais oferecem os melhores preços para cada tipo – e saiba que não tem nenhum problema comprar flores de diversos fornecedores diferentes – pesquise a sazonalidade das suas espécies favoritas e arrase na sua produção sem medo!

Buquês de noiva ENORMES e super estilosos: saiba como usar!

Enfok2
Foto: Enfok2

Monte seu espaço de trabalho

Cozinhas são ideais, pois são mais fáceis de limpar. Se você tiver um balcão espaçoso, melhor ainda! Um espaço ao ar livre também funciona perfeitamente. Mantenha todas as flores em baldes grandes.

Você vai precisar:

  • 30 a 60 ramos de uma flor resistente como a rosa (20 a 40 para cada buquê de dama de honra);
  • Baldes;
  • Toalhas de papel;
  • Fitas, rendas ou qualquer acabamento à escolha da noiva (em uma cor complementar), de 2,5 a 5 centímetros de largura;
  • Elásticos de borracha ou fita floral verde encerada;
  • Cortador de haste ou faca bem afiada;
  • Descascador de haste;
  • Alfinetes retos ou alfinetes de cabeça perolada;

Veja também: Buquê de noiva com flores silvestres 2017: um toque boho chic deslumbrante!

buquê de noiva
Foto: Alex Tome

Etapa 1: Preparando as Flores

  • Use as mãos ou um descascador de haste para remover o excesso de folhagem e espinhos, e retire as pétalas externas danificadas ou sem atrativos;
  • Encha uma pia ou balde com água e, segurando as hastes debaixo d’água, use o cortador de haste ou faca afiada para retirar cerca de 5 centímetros da base das hastes (em um corte diagonal);
  • Permita que as flores se hidratem por alguns segundos, com os caules inteiros debaixo d’água e, em seguida, coloque-as em um balde cheio até metade da água fria até que você esteja pronta para usá-las.
  • Mantenha os caules longos enquanto você trabalha e deixe para cortá-los para o comprimento desejado quando tiver terminado de construir o buquê.

Dica: Se você está trabalhando com rosas e as cabeças ainda não estão abertas, você pode forçar seu desabrochar colocando os ramos em um balde de água quente. Mas só faça isso por alguns minutos antes de usar as rosas, senão você pode matá-las.

Apaixone-se por estes buquês de noiva com anêmonas: românticos e originais!

buquê de noiva
Foto: Alina Stepushina

Passo 2: Montando as Flores

  • Pegue um ramo de cada vez com uma mão e use a outra mão para segurar as flores no lugar.
  • Monte quatro flores em uma altura uniforme, formando um quadrado. Estes estarão no centro do círculo.
  • Envolva este primeiro grupo com fita floral. Deixe de 3 a 4 centímetros de caule exposto na parte superior e entre 10 a 12 centímetros na parte inferior.
  • Organize as outras flores, uma a uma, em torno das flores do centro para criar uma forma de cúpula. (Para um buquê desconstruído, não há mais regras de simetria a partir deste passo, pois você pode posicionar as flores, folhagens e enchimentos de acordo com o seu gosto pessoal).
  • Enquanto adiciona camadas de flores, continue a envolver seu buquê com fita floral.

Dica: Tente ficar em frente a um espelho enquanto monta seu buquê, assim pode testar seu progresso segurando-o em sua mão enquanto conclui cada passo.

Buquês de noiva com tulipas 2017: para suspirar e se inspirar!

Félix Faura
Foto: Félix Faura

Etapa 3: Protegendo o buquê

  • Use um elástico de borracha ou uma fita floral encerada (de preferência verde) para ligar as hastes no local onde elas se juntam naturalmente (cerca de 8 a 10 centímetros abaixo das cabeças das flores).
  • Repita a ligação nas extremidades dos ramos, deixando cerca de 5 centímetros de excesso de caule sob a fita para aparar mais tarde.
  • Coloque os caules na água e envolva-os mais tarde, ou continue na Etapa 4.

Fique atenta à nova tendência de buquê de noiva com Protea 2017: você vai se apaixonar por essas flores!

buquê de noiva
Foto: Sergey Zinchenko

Etapa 4: Finalizar a haste do buquê

  • Corte as extremidades dos caules para que eles fiquem todos do mesmo comprimento (cerca de 18 a 20 centímetros de comprimento).
  • Seque as hastes com uma toalha de papel.
  • Corte uma tira de fita três vezes mais comprida que a haste de seu buquê.
  • Enfie uma extremidade da fita entre a ligação superior dos ramos e comece a envolver a haste em uma espiral para baixo.
  • Quando alcançar a base, enrole em uma espiral para cima da haste.
  • No topo, dobre a extremidade cortada da fita por baixo e prenda com um par de alfinetes enfiados através da fita para dentro dos caules. Se você quiser os caules arqueados abaixo das flores, corte uma tira de fita à parte e para amarrá-la logo abaixo das cabeças das flores.

Conheça as 7 tendências de buquês de noiva que estão arrasando: escolha o seu!

Laia Ylla Fotografía
Foto: Laia Ylla Fotografía

 Passo 5: Preservando o buquê

  • Enrole o buquê em um tecido.
  • Guarde-o na geladeira até que você esteja pronta para sair para a cerimônia.

Dica: Para garantir o máximo de frescor, é aconselhável montar o buquê na manhã do casamento. Uma vez montado, mantenha as hastes nuas na água o máximo de tempo possível e borrife as flores de tempos em tempos para que fiquem bem hidratadas. Então, quando você estiver pronta, enrole os caules.

buquê de noiva
Foto: Ksniya Antonova Wedding Photographer

Transforme este momento em um evento especial, afinal, não é todo dia que você monta seu buquê para casar, não é mesmo? Envolva sua mãe, irmãs, amigas e, comece a curtir o casamento antes mesmo do horário marcado! Se você não está tão segura quanto a produzir seu próprio buquê, mas não dispensa vivenciar esta experiência, considere a ideia de montar os buques de suas madrinhas e daminhas! Neste caso, consulte nosso catálogo de fornecedores Zankyou e encontre os melhores especialistas em flores e buquês! Não deixe de ler também: E se o seu buquê de noiva falasse? Confira o significado de cada flor! e Para quem você daria o seu buquê de noiva? Nossas leitoras respondem!

Mais informação sobre

Comentários (29)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Buquê de noiva: 5 tendências originais e lindas que você não pode perder!
Buquê de noiva: 5 tendências originais e lindas que você não pode perder!
Com flores silvestres, com suculentas, grandes, pequenos. O buquê é o acessório mais importante de uma noiva e deve ser a sua cara!
Você é uma BRIDEZILLA? Faça o QUIZ e descubra!
Você é uma BRIDEZILLA? Faça o QUIZ e descubra!
Se coloque nessas 10 situações pré-casamento e responda com toda sinceridade para saber se você é, ou não, uma Bridezilla!
Foto: Daniel Henrique Fotografia
Como saber se o fotógrafo é o ideal para o seu casamento: escolha o mais indicado e premiado por outros profissionais da mesma área!
Um dos melhores fotógrafos de casamentos do Brasil, o premiadíssimo Daniel Henrique dá dicas valiosas para ajudar na escolha do profissional que vai registrar as memórias do dia mais importante das suas vidas

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações