Fique mais segura com a Cartilha Procon para casamentos

Criatividade e inovação nos casamentos Foto: Ericvelado

Quando o assunto é casamento o mercado oferece um leque cada vez maior de serviços especializados em buffets, fotos, filmagem, trajes para os noivos e tudo que é necessários para tornar a data ainda mais especial. Com tanta oferta sempre é bom se acercar de alguns cuidados para não tornar um dia tão importante em uma tremenda dor de cabeça.
Recentemente o Procon lançou um manual para os noivos, no qual constam muitas dicas para que se possa disfrutar do dia do casamento da melhor forma possivel evitando um estresse desnecessário e a perda de dinheiro. Com esse manual o casal fica bem informado das melhores opções para todo o casamento, bem como os seus direitos ao contratar um determinado serviço.
A regra número um é sempre procurar referências sobre a empresa que se quer contratar. Na maioria dos casos, serviços indicados proporcionam uma maior tranquilidade, em relação a qualidade. Em São Paulo por exemplo a ficha dos fornecedores pode ser consultada nos sites da junta comercial de São Paulo e da Receita Federal. Segundo ponto importante para a contratação de qualquer serviço é se certificar de tudo que é oferecido. No caso do salão da festa, por exemplo, verificar se oferece buffet e se terá uma prova do mesmo antes do casamento, como funciona a bebida, se há garçons a disposição, o tipo de decoração, enfim tudo que é necessário para uma festa brilhante.

Para um bom casamento todos os detalhes devem ser tratados. Foto: Carlos Leandro

Já com a informação do que inclui cada serviço, faça um contrato onde tudo que foi acordado esteja bem especificado, para que, se em algum momento o que foi contratado não esteja de acordo, os noivos possam reclamar. Jamais contratar uma empresa sem ter todos os detalhes em papel isso é muito importante. Sempre é bom certificar-se em que situações o dinheiro é devolvido e os casos em que o serviço pode ser refeito.

Decoração perfeita e harmonica. Foto: Jeferson Romeu

E para deixar as noivas bem informadas, colocamos aqui os detalhes mais importantes para evitar problemas desagradáveis na contratação de alguns serviços:

Igreja: as igrejas realizam vários casamentos no mesmo dia. Em relação a decoração é sempre bom que todas as noivas que casam na mesma data entrem em acordo. Nunca é demais lembrar que tudo que for combinado esteja em contrato. Quando marcar a igreja certifique-se, também, sobre a música. Algumas indicam pessoas para cantar na hora da cerimônia e outras deixam a livre escolha do casal.

A decoração da igreja deve ser acordada entre os casais. Foto: Caico Viana

Convites: como a oferta é cada vez maior se recomenda que esse serviço seja contratado com muita antecedência e que na hora da entrega os noivos confirmem que tudo esteja de acordo com o que foi solicitado. Caso contrário é obrigação da gráfica refazê-lo sem custos adicionais.

O convite outro detalhe importante. Foto: Papelera.doc

Festa: sempre vistoriar os salões e buscar referências sobre o buffet antes de fechar o contrato. No salão buscar saber se existem saídas de emergência, sistema de extintores de incêndio. E no caso de bufê, pedir provas de cardápio e se possível participar de algum evento promovido pela empresa.

Um bom planejamento é sinônimo de uma festa perfeita. Foto: Rafael Porto

Dia da noiva: o número de salões de beleza e outros locais que oferecem esse serviço é cada vez maior. Um ponto importante quando se escolhe este local é saber se oferecem à noiva prova de cabelo e maquiagem. Afinal nenhuma mulher que ter alguma surpresa desagradável no dia do casamento.  Algumas noivas querem que suas madrinhas se arrumem no mesmo lugar, então é bom quando contratar o serviço confirmar se há algum tipo de pacote.

Tratamento de princesa no dia da noiva. Foto: Caico Viana

Foto e vídeo: esse é um serviço muito importante, pois são os registros que vão deixar vivo esse momento para toda a vida. Além da qualidade, alguns pontos são essenciais: procure saber se o álbum está incluído, a quantidade de profissionais que vão estar na cerimônia, a resolução de fotos e filmagem, o número mínimo e máximo de fotos que fazem parte do pacote e qual o custo das fotos adicionais. No caso do vídeo, o tempo de filmagem é muito importante.

A escolha do fotografo faz parte de um bom casamento. Foto: Rafael Porto

Lua de Mel: a fundação Procon São Paulo disponibiliza um Manual boa viagem.

Fique atenta aos seus direitos! E se você já passou por algum problemas desses, divida com a gente!

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Vestidos de noiva 2016: 8 tendências que prometem arrasar!
Vestidos de noiva 2016: 8 tendências que prometem arrasar!
Se você está organizando o seu casamento para 2016 e em busca do seu vestido de noiva, não perca estas dicas das tendências de sucesso para seu vestido perfeito!
O livro que toda noiva deve ter: Carol Hungria lançará um guia de estilo inédito para noivas
O livro que toda noiva deve ter: Carol Hungria lançará um guia de estilo inédito para noivas
Imagine todas as dicas que uma noiva precisa para se casar reunidas em um único livro, com ilustrações lindas e escrito por uma profissional renomada e que entende muito bem do assunto? Chegou a hora da estilista carioca, Carol Hungria, materializar todas as dicas que ela mesma dá às noivas que visitam seu Atelier todos os dias.
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
As 8 melhores lojas de vestido de noiva do Rio de Janeiro!
A escolha do vestido de noiva: que tarefa mais prazerosa e difícil ao mesmo tempo... Se você mora no Rio de Janeiro vai ficar muito mais fácil com esta seleção das melhores lojas que o Zankyou fez para você!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações