Casamento em BH: 10 passos para organizar seu casamento na capital mineira

Casamento em BH: 10 passos para organizar seu casamento na capital mineira

Você tem o sonho de realizar seu casamento em Belo Horizonte? Bel Ornelas acompanha o mercado de casamentos mineiros e hoje veio contribuir com o Zankyou e contar quais os passos que você deve seguir para planejar seu casamento dos sonhos!

Casamento em BH: 10 passos para organizar seu casamento na capital mineira
Foto: Lutterbach Fotografia
  • Planejando o casamento
  • Recomendações
  • Guest-blogger
  • Minas Gerais

BH é uma cidade que mescla vários estilos de casamento, desde os mais tradicionais que acontecem em suas belíssimas Igrejas, até os mais modernos em praças, parques e casas de festas.

Mas vamos ao planejamento? Nesse artigo vou falar um pouco sobre cada um dos dez passos que você precisa seguir para realizar um casamento em BH:

  • Passo 1: Defina o estilo do seu casamento
  • Passo 2: Defina a data do seu casamento
  • Passo 3: É hora de montar a sua lista de convidados
  • Passo 4: Definindo seu orçamento
  • Passo 5: Contrate uma assessoria
  • Passo 6: Feche o contrato com o local do seu casamento
  • Passo 7: Hora de pensar nos fornecedores únicos
  • Passo 8: E os demais fornecedores?
  • Passo 9: Os mimos que a gente ama!
  • Passo 10: Está chegando a hora! Vamos entregar os convites?
  • Passo 11: Aproveite, é hora de relaxar e curtir

    salvarcasamento em BH
    Foto: Lutterbach Fotografia

    1.Defina o estilo do  seu casamento

    Não perca as últimas novidades para o seu casamento

    Assine nossa newsletter

    O primeiro passo para começar a planejar o casamento é definir o estilo pelo qual vocês vão optar. Existem várias formas de se celebrar um casamento em BH e começar a ter uma noção do que se pretende e fundamental. Qual o real desejo de vocês? Uma grande festa? Uma festa só para os mais íntimos? Esse é o momento de fazer esse rascunho inicial do seu evento.

    A seguir alguns estilos de casamento para você se inspirar:

    • Casamento com festa
    • Casamento sem festa
    • Casamento por adesão
    • Bolo com champagne
    • Elopement wedding
    • Mini wedding
    • Micro wedding
    • Casamento civil
    • Almoço de casamento
    • Destination wedding
    • Brunch
    • Festa coquetel

    Esses são os estilos mais comuns de casamentos em BH, mas você pode definir um outro estilo qualquer, como por exemplo, um charmoso café da manhã com sua família ou um sofisticado churrasco com amigos.

    Veja também: 7 estilistas de vestidos de noiva TOP em Belo Horizonte

    salvarCasamento em BH
    Foto: Alexandre + Cristina Lima

    2. Qual será a data do casamento?

    Tendo definido o estilo do seu casamento é hora de pensar na data.  É o momento de escolher o melhor ano, mês e dia para seu evento. Lembre-se de pegar um calendário do ano em questão para avaliar feriados que possam interferir na sua escolha.

    Pense também no horário, porque ele também pode influenciar a data. Por exemplo: se a sua ideia é fazer um casamento à noite, que dure até de madrugada, o ideal é escolher uma sexta ou um sábado para seu evento.

    Todos esses dados estão atrelados e ao decidir um você acaba interferindo no outro.

    salvarNoiva momentos antes de casamento em BH
    Foto: Ana Slika

    3. É hora de montar a sua lista de convidados

    A lista de convidados é o conto de terror da maioria dos casais. É um tarefa difícil e extremamente delicada definir os convidados da sua festa, principalmente se você tem um orçamento limitado e precisará restringir o número de pessoas devido a esse orçamento.

    Ela envolve uma série de relações afetivas e é preciso ter muita cautela no momento de fazer seus cortes. É preciso respeitar os pais, os sogros, os laços familiares e de amizade que eles normalmente querem resgatar através de um evento importante como o casamento de um filho, mas também é preciso respeitar o espaço e a vontade dos noivos.

    Por outro lado temos as relações de amizade e aquele sensação de obrigação de ter que convidar todo mundo que se conhece. É no diálogo pacífico que essas questões devem ser resolvidas.

    Não se afobe que essa lista só ficará 100% pronta depois de alguns meses. A ideia nesse momento é só ter uma noção da quantidade de pessoas para qual esse casamento será planejado.

    Confira também: Os 9 melhores buffets de casamento em BH!

    salvarMadrinhas e noiva em casamento em BH
    Foto: Aproximar Fotografia

    4. Definindo seu orçamento

    O orçamento é um outro desafio de praticamente todos os casais.

    A principal dica aqui é: comecem definindo quanto pretendem/podem investir no seu casamento. Eu sei que nesse início vocês ainda estão muito perdidos e não fazem a menor ideia de quanto custa um bolo de casamento ou mesmo o aluguel de um espaço de festas para um casamento em BH.

    Mas a verdade é que existem casamentos que cabem em TODOS os bolsos. O mais importante é saber quanto vocês querem se propor a gastar e somente depois disso definir qual será o tipo de casamento ideal para vocês.

    É bem provável que essa estimativa seja alterada ao longo do tempo, conforme  vocês forem entendendo melhor do mercado e das alternativas que possuem. Mas para esse pontapé inicial o fundamental é terem em mente quanto será possível investir no casamento.

    Esse também é o momento de ter algumas perguntas respondidas: quem vai arcar com os custos do evento? Somente os noivos? Os pais vão ajudar? Em caso positivo, com qual percentual?

    De posse de todas essas informações essenciais, siga para o próximo passo.

    salvarCasal em ensaio pre wedding
    Foto: Camilla Magalhaes

    5. Contrate uma assessoria

    De posse dos dados mais importantes do seu casamento, é hora de colocar a mão na massa e começar as suas contratações.

    O primeiro profissional que você deve procurar é a sua assessoria. É a assessoria que vai te ajudar a encontrar todos os outros fornecedores do seu casamento.

    O papel do assessor é te ajudar a organizar todo o evento, desde o início. São eles que vão te ajudar a tirar as ideias do papel e trazerem para o mundo real.

    Seja cautelosa na escolha desse profissional. Opte por alguém que tenha referencias e experiência em realizar casamentos em BH.

    salvarSócias da assessoria Oba
    Foto: Divulgação/Assessoria Oba

    6. O local do seu casamento

    Aqui é o momento em que seu evento começa a tomar forma e sair efetivamente do papel! Com a ajuda da assessoria essa é a hora de procurar o espaço ideal para seu casamento.

    Esse é um contrato importante de ser fechado rapidamente porque as agendas dos espaços que fazem casamentos em BH são limitadas já que  eles só tem como fazer um evento por dia. Mas é um contrato muito gostoso de se fechar.  É uma delícia fechar os olhos e ter o cenário definido para sonhar com seu dia especial.

    Veja também: 9 espaços para seu mini wedding em Belo Horizonte

    salvarEspaço de festas Casa Bernardi em BH
    Foto: Divulgação/Espaco Casa Bernardi

    7. Os fornecedores únicos

    Com o espaço definido, é hora de escolher aqueles profissionais que também tem agendas limitadas, que fazem poucos casamentos por final de semana.

    É o momento de fechar o contrato com aquele fotógrafo que vocês adoram, aquele videomaker que vocês são fãs…

    Peça ajuda à sua assessoria para elencar quais são esses profissionais e não correr o risco de deixar ninguém de fora.

    salvarBuffet para casamento
    Foto: Divulgação/Buffet Chá com Nozes

    8. Os demais fornecedores

    Depois de garantir aqueles profissionais com agenda limitada, é hora de procurar os demais. Decidir quem vai fazer os doces, os convites, começar  procurar seu sonhado vestido de noiva…

    Para que seu casamento em BH seja perfeito, cuide de cada uma dessas fases focando sempre na organização e no planejamento cuidadoso.

    salvarVestido de noiva Danielle Benício
    Foto: Divulgação/ Danielle Benício

    9. Os mimos que a gente ama

    Depois de tudo pronto, é hora de pensar nos mimos! Aqueles itens que não são fundamentais mas que podem fazer a diferença. A cereja do bolo, sabe?! Hora de pensar nos presentes de pais e padrinhos, nas lembrancinhas do casamento, no perfume que você vai usar no dia…

    É um momento também de fazer a lista de presentes, preparar os chás e fazer a sessão de fotos pré wedding.

    Veja também: 13 cerimoniais de casamento TOP em Belo Horizonte 

    salvarNoiva com madrinhas momentos antes de casamento em BH
    Foto: Divulgação/Bitar e Paiva

    10. Hora de entregar os convites

    Está chegando a hora!! Chegou o momento de entregar os convites e começar a receber aquela chuva de amor dos convidados. Já está tudo pronto e esse é o momento de começar a receber o carinho e cuidar dos detalhes finais que ainda não foram fechados.

    Esse também é o momento de começar a escrever seus votos para já começar a entrar no clima do que está por vir…

    salvarConvite de casamento em BH
    Foto: Divulgação/Convite Biscoito Maria

    11. É hora de relaxar

    Estamos na reta final, o momento agora é de cuidar de você. Pense em atividades que possam te relaxar, procure a companhia de pessoas que te fazem bem. O momento pede calma, tranquilidade.

    Todo o planejamento, o trabalho árduo, já foram feitos. Agora é curtir e sonhar com o grande dia!

    salvarNoivos saindo da igreja após casamento
    Foto: Cacá Lanari

    Sobre Bel Ornelas: “Há 11 anos, os casamentos fazem parte da vida profissional da Bel Ornelas. Sempre com a proposta de ensinar os casais a construírem eventos cheios de significado, personalidade, identidade e amor. Um nome através do qual você vai poder encontrar tudo sobre organização de casamento. E tudo sendo tratado de forma autêntica e com muito afeto. Tem coisa melhor?”