Casamento gay cresce 52% nos últimos dois anos no Brasil: o amor sempre ganha!

Casamento gay cresce 52% nos últimos dois anos no Brasil: o amor sempre ganha!

Desde a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, o número de casamentos homoafetivos cresce a um ritmo acelerado: cinco vezes mais que entre heterossexuais.

  • Atualidade
  • Tendências
  • Casal

Desde 2013, cartórios de todo o país estão habilitados a celebrar casamentos civis ou promover a união estável entre pessoas do mesmo sexo. A conquista deste direito já surtiu efeitos e no final de 2016, uma boa notícia alegrou a vida dos casais homoafetivos no Brasil: segundo o IBGE, o casamento gay cresceu cinco vezes mais do que os realizados entre homem e mulher!

salvarcasamento homoafetivo
Foto: Juno&Hera

Muitos casais que viviam juntos há anos puderam selar a união do ponto de vista legal e muito deles optaram em comemorar com tudo a que tenha direito: cerimônia, festa e, claro, muita emoção. Aqui no Zankyou também é fácil notar essa nova realidade: são cada vez mais presentes as publicações de Real Weddings (Casamentos Reais) de casais homeafetivos. Nós adoramos e nossos leitores também!

salvarfoto casamento homoafetivoSaiba mais sobre “Taty Gonini”
Foto: Taty Gonini

Números que só crescem

Para se ter uma ideia, segundo dados das Estatísticas do Registro Civil 2015, as uniões entre casais heterossexuais aumentaram 2,7%, já entre cônjuges do mesmo sexo esse aumento foi de 15,7%. Comparado com ano de 2013, quando o direito foi conquistado, as uniões civis entre pessoas do mesmo sexo aumentaram 51,7%, representando um total de 5614 casamentos entre cônjuges do mesmo gênero.

salvarfotografia casamento homoafetivo
Foto: Cecília Ganzarolli

Casamentos homoafetivos avançam em todo mundo

O primeiro país a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi a Holanda no ano de 2001. Na América do Sul, o primeiro país a realizar tal feito foi a Argentina em 2010. O Uruguai – juntamente com o Brasil – legalizou em 2013 e a Colômbia, em 2015. Naquele mesmo ano, foi a vez dos Estados Unidos, simbolizando uma importante vitória para a comunidade gay mundial e um ano histórico para os direitos civis.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Para entender melhor esse processo em um das maiores potencias mundiais, leia: Casamento gay nos EUA e no Brasil: as diferenças da união homoafetiva nos 2 países

salvarcasamento homoafetivoSaiba mais sobre “Mira Cerviño”
Foto: Mira Cerviño

É notável que o casamento igualitário avança pelo ocidente e esperamos que continue assim por todo o mundo. Até o segundo semestre de 2015, eram 23 os países que permitiam a união legal entre pessoas do mesmo sexo. Esperamos que esse número não pare de crescer nos próximos anos – ou meses (e por que não dias?). Aqui no Zankyou, o que desejamos é publicar mais e mais Real Weddings de casais homoafetivos: lindos, emocionantes e, mais que tudo, inspiradores. Afinal, o amor sempre ganha!

E por falar em inspirações, veja dois Real Weddings que bombaram: Casamento de Aline e Jeane: conto de duas fadas em Campinas e Casamento vintage de Gustavo e Rogério: de volta aos anos 20 em uma festa divertida e charmosa!

salvarcasamento gay
Foto: Dan Cabral Fotografia

Agora que você se alegrou com a gente com essa maravilhosa notícia, veja como tudo começou em Casamento homoafetivo no Brasil: conheça todo o histórico retratado em um documentário incrível! E se tudo está pronto para o casamento, só falta arrumar as malas: Conheça 5 destinos gay-friendly para você e seu amor curtirem a lua de mel.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Cecília Ganzarolli Filmagem para Casamentos
Dan Cabral Fotografia Fotógrafos para casamentos
Taty Gonini - Fotógrafia e video Fotógrafos para casamentos
Beach Style Weddings Fotógrafos para casamentos