Como fazer um casamento shabby chic: tendência que chegou para ficar!

Se você ainda não conhece este estilo de casamento, certamente irá se apaixonar! Romântico, lúdico, rústico e elegante, o shabby chic, mistura vários elementos antigos, como móveis em madeira de demolição, gaiolas, molduras, candelabros, vasos e outros itens que tenham uma aparência vintage, além de flores dos mais diversos tipos!

Foto: Julia Cantley Photography

Em sua tradução, shabby chic quer dizer gasto, velho, antigo… Mas também indica que os elementos utilizados têm a sua própria história: outrora foram celebrados como peças contemporâneas e com o passar dos anos conseguiram manter (ou inclusive melhorar) seu charme e elegância!

Aprenda Como decorar o seu casamento DIY: dicas lindas, fáceis e econômicas

Foto: Elegant Wedding
Renata Paraiso / Design de Eventos Integrados à Natureza – Foto Claudia Ruiz

Convites refinados

Se você deseja um convite que passe exatamente a impressão de como será seu casamento, procure utilizar envelopes de rendacrochê ou macramê.  O papel usado na confecção do convite deve ter uma aparência rústica e pode, inclusive, passar por um processo de envelhecimento que o tornará ainda mais autêntico!

Foto Discover Wedding
Foto divulgação Dona Amélie
Foto divulgação Silvia Strass

Louças e afins

Se você, ou alguém de sua família, possui algum daqueles faqueiros antigos e rebuscados, aproveite para utilizá-lo! Você pode, inclusive misturar peças de diferentes faqueiros – fica lindo e super shabby!

As taças podem ser lisas ou sextavadas e devem ter aquela “carinha” de antiguidade! Quanto à louça, dê preferência para pratos com pintura floral, que remetam às imagens da região da Toscana, ou ao belíssimo estilo Provençal!

Confira Decoração de casamento estilo provençal: o lado mais charmoso da França na sua festa!

Foto Julia Cantley Photography
Foto divulgação Renata Paraiso / Design de Eventos Integrados à natureza
Foto Elegant Wedding

Centros de mesa

Surgem como um grande destaque neste estilo de decoração! Muitos decoradores apostam em terrários, utilizando lampiões, bases de madeira com cúpulas de vidro ou louças antigas – fica um charme! Pequenas gaiolas também podem ser decoradas com flores e distribuídas, não apenas sobre as mesas, mas por todo o ambiente! Mas se você preferir uma decoração mais simples, garrafas antigas ou jarros podem servir como recipientes para as flores!

Confira outras ideias em Decoração das mesas do casamento 2017: ideias versáteis e maravilhosas!

Foto Weddbook
Foto Alexander Events
Realizart Decorações e Eventos – Foto Divulgação
Foto divulgação Renata Paraiso / Design de Eventos Integrados à natureza

Detalhes e outros mimos

Lembra daquela antiga escultura de pássaro, feita em metal, da sua avó? Ou o cesto que a sua mãe utilizava para guardar os ovos? Estas são as peças perfeitas para a sua decoração shabby chic! E o melhor de tudo é que você poderá contar um pouco da sua história inserindo estes, e outros detalhes, como fotos, calendários, canecas e jarros, tornando o ambiente mais íntimo e acolhedor! Abuse destes elementos, lembrando que, quanto maior o desgaste das peças, melhor!

Veja também Como decorar um casamento vintage: anote as peças fundamentais.

Dizendo Sim – Foto Douglas Carvalho
Menta & Pêssego – Foto: Flavia Valsani
Menta & Pêssego – Foto Claudia Nascimento e Leonardo Bandeira
Foto Weddbook

Mobiliário

Os móveis mais utilizados são os de madeira de demolição, em estilo provençal ou as antigas mesas e cadeiras de metal! Vários detalhes poderão ser agregados a estes móveis, como jarros, velas, e pequenas peças de antiquário! Abuse das flores distribuindo-as por gavetas, sobre as mesas ou confeccionando belos arranjos que servirão para dar destaque às cadeiras da recepção e da cerimônia!

Foto divulgação Renata Paraiso / Design de Eventos Integrados à natureza
Foto divulgação Boda Stop
Menta & Pêssego – Foto Thay Rabelo

Bolos e doces

A tão aguardada mesa de doces torna-se um verdadeiro encanto neste tipo de casamento! Neste caso, a paleta de cores Pantone deste ano encaixa-se perfeitamente a este estilo! Os próprios doces poderão ser nestes tons, como o rosa quartz e o serenity, e deverão ser servidos em louças antigas!

Dica: você pode servir doces diferenciados ou bem casados em pequeninas gaiolas com amarrações de fitas, cristais e pérolas. No final da festa elas servirão como lindas lembranças para os seus convidados!

Bárbara Trevisani – Foto: Braulio Delai
Dizendo Sim – Foto Douglas Carvalho
Foto Kara’s Party Ideas
Dizendo Sim – Foto Douglas Carvalho
nadie chudobaSaiba mais sobre “Nadia Chudoba Chocolatier”
Nadia Chudoba Chocolatier – Foto Divulgação

Um dos detalhes mais interessantes do shabby chic é a possibilidade da utilização de objetos pessoais que podem fazer parte de sua família há décadas! Até mesmo as fotos antigas dos seus pais ou avós poderão ganhar um cantinho especial na sua festa. Emolduradas ou simplesmente penduradas em varais, você vai fazer bonito ao homenagear algumas das pessoas mais importantes da sua vida!

Se vocêr gostou da ideia de fazer um casamento shabby chic, você não pode perder as nossas dicas de decoração de casamento com balões e Decoração de casamento com livros: duas tendências super modernas e diferentes!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Repertório musical do casamento: estilos que não podem ficar de fora e o que é tendência nas pistas
Repertório musical do casamento: estilos que não podem ficar de fora e o que é tendência nas pistas
Veja as melhores dicas que vão te ajudar a tomar uma decisão certeira quanto à banda e o repertório musical do casa...
Deborah e Felipe: casamento shabby romântico lindo em meio à Floresta da Tijuca
Deborah e Felipe: casamento shabby romântico lindo em meio à Floresta da Tijuca
Confira cada detalhe do grande dia de Deborah e Felipe, um lindo e romântico casamento shabby chic em plena Flores...
Como fazer um casamento HIPPIE CHIC : 8 detalhes que não podem faltar!
Como fazer um casamento HIPPIE CHIC : 8 detalhes que não podem faltar!
A tendência hippie chic pode ser a opção perfeita para casais, que estão em busca de um casamento descontraído e to...
O verão chegou: acessórios e make up de noiva que combinam com o calor
O verão chegou: acessórios e make up de noiva que combinam com o calor
Com a proximidade do verão, os casamentos a beira mar se multiplicam. E, por ser algo mais descontraído, muitas noivas preferem usar somente flores como grinalda, esquecendo que uma bela joia pode ser usada em qualquer ocasião. Aqui você encontra dicas para maquiagem e acessórios lindíssimos que combinam com o verão!
6 coisas que você deve fazer imediatamente depois de ficar noiva
6 coisas que você deve fazer imediatamente depois de ficar noiva
Finalmente ele te pediu em casamento! Agora que você já está noiva e vai dar o grande passo para começar a sua vida a dois, chega uma avalanche de ideias e to do things que te deixam maluca. Saiba o que deve priorizar e quais devem ser os primeiros itens da sua lista.
Foto: Amô de Fotografia
Bolo pintado à mão e Chalkboard cake: duas tendências que chegaram para ficar!
As novas tendências em casamentos invadiram os acabamentos dos bolos, podendo inclusive ser o ponto de partida para uma decoração fantástica. Aposte por estas duas lindas ideias!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações