Casamentos de tarde precisam de iluminação? Descubra a resposta com alguns dos melhores especialistas!

Casamentos de tarde precisam de iluminação? Descubra a resposta com alguns dos melhores especialistas!

Perguntamos a três verdadeiros mestres quando o assunto é iluminação de casamentos, e eles nos deram o veredito final. Confira qual foi a opinião deles!

Casamentos de tarde precisam de iluminação? Descubra a resposta com alguns dos melhores especialistas!
  • Planejamento
  • Recomendações
  • Equipe de iluminação

Casar à tarde e ao ar livre tem sido a opção de muitos casais que não apenas desejam um cenário naturalmente deslumbrante para o dia do sim – ele também tem sido uma escolha comum por aqueles que querem economizar os custos com a iluminação do ambiente. Mas será mesmo que os casamentos à tarde dispensam a necessidade de luzes e refletores? A resposta é: quase sempre não! Perguntamos a três verdadeiros mestres quando o assunto é iluminação de casamentos e eles explicam o porquê para a gente. Confira!

Ve+ja também: Como escolher as datas e outros itens perfeitos para quem quer economizar no casamento

salvar
Foto: Gabi Nehring

A maquiagem da festa

Carlos Eduardo, responsável pela Carlos Eduardo Som, Luz e Imagens, é especialista em montar lindíssimas soluções personalizadas em iluminação. Para ele, mesmo os casamentos à tarde exigem uma atenção especial para a iluminação ambiente:

A iluminação é como se fosse a “maquiagem” do evento, ou seja, é ela que vai realçar e finalizar a decoração, deixando o lugar lindo. Mesmo que o casamento seja de tarde, normalmente às 18h já está escuro e aí é preciso de uma boa luz para aparecerem todos os detalhes da festa, como doces, bolos e lembrancinhas.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Planejando o grande dia? Veja 7 itens que você vai esquecer se não contratar um cerimonialista: previna-se!

salvarFelipe Mendes Fotografia e Filmes
Foto: Felipe Mendes Fotografia e Filmes

Ele lembra que uma boa iluminação está diretamente ligada ao resultado final das fotografias do casamento, destacando a beleza natural do dia ou da noite. Para isso, os refletores utilizados são escolhidos com equilíbrio, conhecendo a decoração antes de tudo.

Hoje, temos mais de 200 lâmpadas diferentes e o cuidado de escolher modelos específicos para cada tipo de planta. O planejamento é o que vai dizer que caminho tomar, por isso vemos as ideias da decoradora, apuramos como será o evento e todos os detalhes necessários para criar a iluminação perfeita“, garante Carlos Eduardo.

Entre as tendências de iluminação mais pedidas, ele aponta:

Gambiarras com lâmpada bolinha, e as lâmpadas vintage com filamento de carbono, muito usadas para lounges e mesas de bolo. Elas são muito boas também para ambientes que não têm luz indireta como áreas verdes grandes.

Comece seu checklist: veja como organizar um casamento sem estresse em 365 dias: siga esses 107 passos!

salvarCarlos Eduardo | Som, Luz e ImagensFale com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens. Foto: Chris Machado Fotografia
salvarSom 21 - Som e LuzFale com a Som 21 - Som e Luz
Som 21 – Som e Luz. Foto: Anderson Marcello

Atenção às regras

Com vasta experiência em tornar as festas de casamento um show de som e luzes de primeira, o DJ Dentinho, à frente da PlayBak, trabalha sempre munido de modernos equipamentos de estrutura de som e iluminação nos eventos. Quando perguntado sobre a necessidade de iluminação em casamentos à tarde, ele foi enfático:

“Precisa sim e muito! Normalmente, os casamentos à tarde começam a partir das 15h ou 16h da tarde e não acabam antes das 22h. Mesmo no horário de verão, quando anoitece mais tarde, há apenas 1 hora de diferença e o evento se estende noite adentro.”

DJ Dentinho apontou apenas uma exceção, mas com ressalvas:

“Apenas dispensaria a iluminação se o casamento começar de manhã ou no início da tarde, em torno das 11h ou 12h, pois quando o casamento começa esta hora, vai até, no máximo, às 17h. Ainda assim, neste caso, só em lugares abertos: se a recepção for em um local fechado, com pouca ou nenhuma luz natural, o resultado mesmo de dia pode deixar a desejar.”

salvarPlay BakAgende um horário com a Play Bak
Play Bak. Foto: Divulgação
salvarPlay BackAgende um horário com a Play Bak
Play Bak. Foto: Divulgação

Iluminação não é só para iluminar

Expert quando o assunto é iluminação de eventos, o DJ Ronaldo Xavier da Som 21 – Som e Luz está acostumado a utilizar equipamentos de última geração capazes de criar combinações infinitas de iluminação. Ele ressaltou a importância da iluminação decorativa para proporcionar a ambiência desejada em cada cantinho da festa, independente do horário em que aconteça.

O papel da iluminação decorativa é destacar elementos importantes como as mesas de bolo, buffet e doces. Sem ela, não dá para realçar toda a decoração do ambiente, seja o casamento de dia, à tarde ou à noite, principalmente se for um lugar fechado“, explica.

salvar17416115258_a4098e8699_h
Foto: Les Productions de la Fabrik
salvarCarlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens. Foto: Divulgação
salvarCarlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens. Foto: Divulgação
salvarCarlos Eduardo | Som, Luz e ImagensFale com Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens. Foto: Diego Correia
salvarCarlos Eduardo | Som, Luz e Imagens
Carlos Eduardo | Som, Luz e Imagens. Foto: Divulgação

Já para a luz de pista, Ronaldo revela um truque infalível para causar um excelente efeito mesmo quando o sol ainda não se pôs.

Há muitos casais que nos pedem uma iluminação para criar um clima de discoteca mesmo à tarde – nestes casos, temos usado os Beams, equipamentos com efeito e potência melhor que a do led. Em todos os casos, sempre avaliamos a pista, vemos como é a abertura de luz, e orientamos aos clientes se vale a pena para o lugar“, explica Ronaldo da Som 21.

salvarSom 21 - Som e Luz
Som 21 – Som e Luz. Foto: Anderson Marcello
salvarPlay Bak. Agende um horário com a Play Bak
Play Bak. Foto: Felipe Lannes
salvar17066326441_2284374b21_b
Foto: Elena Fleutiaux Photographie
salvar9570185984_5e854b06f5_c
Foto: Julian Beattie

Agora que você já sabe que, para seu casamento ficar perfeito, é melhor não abrir mão de contratar uma luz maravilhosa, que tal conferir nosso diretório de fornecedores especializados em iluminação ? Confira os melhores profissionais de iluminação da sua cidade e escolha o seu!

*post publicado a 27/05/2017 e republicado a 17/02/2019

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

SOM (21) - Som e Luz Iluminação e som
PlayBak - DJ Dentinho DJ casamentos
Anderson Marcello Fotografia Fotógrafos para casamentos
Gabi Nehring Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!