Casar ou não casar na igreja?

Casar ou não casar na igreja? Foto: Andrea Paccini

O casamento é o sonho de muitas mulheres, porém, nos últimos anos esse modelo ideal de matrimônio está se modificando. E os casamentos tradicionais estão cada vez menos frequentes.

As mulheres hoje, estão divididas entre aquelas que sonham em manter as tradições e aquelas que querem fazer tudo novo e diferente. Desde se casar em uma igreja de gelo por exemplo, até uma festa no campo, na praia e com harpa.

Muitos casais enfrentam o dilema: casar ou juntar? E depois de se juntar, muitos optam por não fazer mais nenhuma formalidade. Com tudo isso, pode vir também a dúvida de casar ou não casar na igreja?

Casamento fora da igreja. Foto: Andrea Paccini

A decisão depende de cada um. É válido lembrar que a cerimônia de casamento com missa, em uma igreja deve ser marcada com bastante antecedência. Uma das igrejas mais requisitadas do Brasil para a realização de casamentos está localizada em São Paulo, é a Igreja Nossa Senhora do Brasil. Para se casar neste local é preciso correr para fazer reserva, pois o tempo de espera, para conseguir uma data, chega há dois anos. Além disso, a taxa cobrada é em torno de R$ 2.000, 00.

Fugindo da igreja, casando na praia. Foto: Layla Eloa

Se você não dispensa o casamento religioso, porém quer fazê-lo fora da igreja é bom se informar antes de começar a ver os detalhes. No Rio Grande do Sul, por exemplo, não é permitido que uma cerimônia religiosa seja realizada fora de uma igreja. Então se a idéia é fazer um casamento na praia, por exemplo, é bom pensar em alternativas.

Outra forma de celebrar a união de um casal, saindo do contexto da igreja, é chamar um celebrante. Este profissional não é um padre ou um juiz de paz, porém comanda a celebração do amor entre duas pessoas que dispensam a igreja, mas fazem questão de que o momento seja igualmente emocionante e abençoado.

O casamento fora da igreja. Foto: Carlos Leandro

Maurício Ehrlich atua nesta área há dez anos. O trabalho dele surgiu da vontade das pessoas em realizar o casamento fora da igreja. Segundo ele, neste período aumentou bastante o número de casais que buscam esse tipo de cerimônia para o seu casamento. “Finalmente as pessoas entenderam que a benção de um casamento está no amor celebrado e não necessariamente na religião. Sou bastante procurado por pessoas mais abertas, que são divorciadas ou sem grandes vínculos religiosos, que valorizam a celebração”, comenta. Para preparar o discurso para os noivos, Maurício busca entender a história do casal para tocar no fundo do coração dos noivos e familiares.

O casamento tradicional. Foto: Andrea Paccini

Há também o casamento religioso com efeito civil  e apenas o casamento civil. Sendo, este último uma opção que agrada cada vez mais aos noivos. Economiza-se com os gastos da igreja e se concentram os convidados em um lugar apenas.

Qual a sua opinião sobre se casar ou não na igreja?

Dúvidas ao planejar seu casamento? Precisa de sugestões e dicas para organizar um casamento? Nós do Zankyou podemos te ajudar!

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Vai casar e não sabe cozinhar? Não se desepere, temos a solução com 6 dicas!
Vai casar e não sabe cozinhar? Não se desepere, temos a solução com 6 dicas!
É verdade que casar engorda? Alguns casais que não sabem cozinhar acabam comprando congelados ou junkie food e sim, acabam engordando após o casamento. Mas se você não sabe cozinhar, não se preocupe, listamos algumas dicas bem simples e práticas para você garantir refeições maravilhosas na sua casa!
Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!
Casais que NÃO brigam não são mais felizes: 7 razões que comprovam a teoria!
Discutir é sinal de que vocês admitem as diferenças e defendem os seus pontos de vista. E para mostrar que não estamos delirando listamos aqui 7 motivos para provar que casais que brigam são mais felizes!
Não aos imprevistos: tudo o que você NÃO deve fazer próximo ao seu casamento!
Não aos imprevistos: tudo o que você NÃO deve fazer próximo ao seu casamento!
Diz o ditado que o seguro morreu de velho… Então siga essas dicas e não tenha nenhum imprevisto no dia do seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações