Celebrante ou juiz de paz? Conheça todas as diferenças e escolha o seu!

Os casamentos modernos ganharam novos ares, pois muitos casais estão buscando alternativas como sítios, praia, salões de festas ou acabam celebrando seu grande dia em suas próprias casas, num charmosíssimo home wedding. Porém, alguns noivos têm dúvidas relacionadas à pessoa que irá celebrar sua união, principalmente em relação ao aspecto jurídico. Se é este o seu caso, não deixe de conferir nossa matéria sobre celebrante ou juiz de paz: conheça todas as diferenças e escolha o seu!

Saiba como realizar um Destination wedding + home wedding: o casamento no local dos sonhos mas como se fosse na sua casa

Filtro dos Sonhos Celebra Saiba mais sobre “Filtro dos Sonhos Celebra ”
Filtro dos Sonhos Celebra – Foto: Bia Gomes Fotografia

Definindo funções

O Juiz de paz é um magistrado que trabalha com funções jurídicas menores, incluindo a realização de casamentos civis. É nomeado pela Secretaria de Justiça e não realiza cerimônias de cunho religioso. Através de seu poder perante a lei reconhece o casamento, garantindo e estabelecendo os direitos legais dos noivos de acordo com o tipo de regime de bens determinado previamente pelo casal.

Filtro dos Sonhos Celebra Saiba mais sobre “Filtro dos Sonhos Celebra ”
Filtro dos Sonhos Celebra – Foto: divulgação

O celebrante é o profissional especializado na celebração de diversos tipos de casamentos podendo, ou não, ser um líder religioso, como um padre, pastor, rabino, etc.

Conversamos com o Reverendo Renato Dumas, expert no assunto, que explica que celebrante de casamento é um profissional que personaliz a cerimônia de acordo com o sonho e o perfil do casal.

“Ele cuidará para que a cerimônia seja romântica e poética e descreverá a história de amor de duas pessoas que desejam compartilhar suas vidas por causa do amor que sentem uma pela outra.”

Veja quais são os 10 mandamentos da noiva moderna para um casamento 100% personalizado!

Reverendo Renato DumasSaiba mais sobre “Reverendo Renato Dumas”
Reverendo Renato Dumas – Foto: divulgação
Padre Yuri Cruz Saiba mais sobre “Padre Yuri Cruz ”
Padre Yuri Cruz – Foto: divulgação

Validade do casamento

Ao contrário do que muitos pensam, o celebrante também pode realizar casamentos com Efeito Civil. Neste caso, o processo é muito simples e pode ser realizado quando o profissional faz parte de uma instituição religiosa que possua CNPJ.

“Basta o celebrante redigir um documento chamado de “requerimento”, em papel com o timbre da instituição religiosa da qual ele exerce funções religiosas, e entregar aos noivos para que eles apresentem ao cartório que corresponde ao CEP de sua residência, dentro do prazo de 90 à 30 dias antes da data da cerimônia.” Instrui Renato Dumas.

Guia completo para noivos cariocas: do cartório às lembrancinhas!

Reverendo Renato Dumas Saiba mais sobre “Reverendo Renato Dumas ”
Reverendo Renato Dumas – Foto: divulgação

Logo após a realização da cerimônia, o casal recebe um termo de casamento, o qual precisa ser levado ao cartório em um prazo máximo de 90 dias para que se possa registrar e validar o casamento. Caso os noivos não realizem este procedimento, a união não será reconhecida perante a lei.

Thrall PhotographySaiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography

Local da cerimônia

Normalmente o casamento civil é realizado em cartório, mas existe a possibilidade do casamento em diligência, celebrado em locais escolhidos pelos noivos. Isto pode ocorrer por motivo de força maior ou por um pedido do casal, desde que consentido pelo juiz. Apesar da união ser celebrada em um local diferente, são utilizados os mesmos procedimentos do cartório, onde deverão estar presentes: noivos, padrinhos, juiz de paz, escrevente autorizado e convidados.

Guia completo para casar em São Paulo: TUDO que você precisa saber!

Escreva uma carta pra Mim Cerimônias Saiba mais sobre “Escreva uma carta pra Mim Cerimônias ”
Escreva uma carta pra Mim Cerimônias – Foto: Danilo Siqueira

No caso de uma celebração religiosa, o local dependerá do tipo de congregação. Um exemplo são os padres católicos, que não têm permissão para realizar casamentos fora da igreja. Já os pastores, reverendos e outros líderes religiosos, além de profissionais especializados, podem celebrar a união em locais diversos, pré-determinados pelos noivos.

Ilana Reznik | Casamento Colorido
Ilana Reznik | Casamento Colorido – Foto: Gustavo Marialva

A celebração

O juiz de paz não tem a obrigação de celebrar a união, apenas de oficializá-la, por isso, em muitos casos os noivos acabam optando pelo casamento civil seguido do religioso. Porém, alguns destes juízes atuam também como celebrantes, realizando cerimônias não religiosas repletas de poesia, romance e encantamento.

Babi Nascimento Saiba mais sobre “Babi Nascimento ”
Babi Nascimento – Foto: Felipe Rezende

As celebrações ficam a cargo do celebrante, podendo ou não ter Efeito Civil. Neste caso, o profissional poderá realizar um casamento religioso preparado de acordo com a fé adotada pelos noivos, casamentos ecumênicos, inter religiosos, ou cerimônias não religiosas repletas de simbologias, textos ou rituais escolhidos pelo casal, como o do vinho, das areias, das velas, entre outros.

Renato Dumas comenta que “existem celebrantes de casamento que fazem cerimônias não religiosas, mesmo sendo ele um pastor, reverendo ou líder religioso. Esse estilo de cerimônia abordará o amor e o matrimônio, através de uma linguagem mais filosófica.

Conheça todos os Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!

Cláudio Tolêdo Saiba mais sobre “Cláudio Tolêdo ”
Cláudio Tolêdo – Foto: Studio Croma

Agora que você já conhece todas as diferenças entre estes dois profissionais, busque pela alternativa que mais se enquadre com o estilo de casamento que pretende realizar. Se quiser mais dicas, não deixe de conferir Noivos com religiões diferentes: saiba como realizar a cerimônia! e Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Ficou noiva? Então não deixe de conferir nossos 8 conselhos infalíveis para economizar em seu casamento e evitar despesas desnecessárias!
Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Como escolher o celebrante que vai realizar o seu casamento?
Não deixe para contratar o celebrante perto da data do seu casamento. Descubra por que esse profissional é tão importante para dar o tom perfeito à sua cerimônia de casamento!
Assessoria e coaching para os noivos: paz e tranquilidade durante os preparativos e no grande dia!
Assessoria e coaching para os noivos: paz e tranquilidade durante os preparativos e no grande dia!
Descubra a importância da assessora e de um coaching para os noivos e entenda como essas fadas madrinhas podem tornar o dia mais feliz da sua vida muito mais especial !

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações