Cerimônia de casamento: qual o limite entre descontraído e engraçado em excesso?

Embora no Brasil, a maioria das cerimônias de casamento ainda sigam uma cartilha padrão, cada vez mais pessoas têm optado por novos formatos para a tão esperada hora do sim. Seja por motivos religiosos ou pelo fato de querer algo mais leve, todos têm algo em comum: querem uma cerimônia de casamento que fique marcada como algo bom na memórias de todos os convidados!

Um novo jeito de celebrar o ritual suscita um novo ponto polêmico, que recai sobre os celebrantes: até que ponto a descontração é de bom tom para o casamento? Um celebrante pode ser engraçado? O que pode ser considerado um excesso? Para responder essas e outras perguntas, conversamos com dois experientes profissionais e trouxemos aqui, para este post. Não perca! Qual o limite entre descontraído e engraçado em excesso?

Ilana Reznik | Casamento ColoridoEntre em contato com Ilana Reznik | Casamento Colorido
Ilana Reznik | Casamento Colorido. Foto: Divulgação

Bom-senso, sempre!

Como tudo na vida e, principalmente nos momentos mais especiais da vida, uma boa dose de noção nunca é demais! Hoje, é super normal querer um casamento mais diferente e descontraído, mas as brincadeiras precisam ser feitas no momento certo e seguirem o que foi combinado com os noivos, como defende o celebrante Paulo Ramos:

Acho que não é a função de um celebrante ser engraçado, mas sim simpático e ter bom senso para usar as palavras certas no momento certo, deixando a cerimônia mais descontraída. Um celebrante está conduzindo uma cerimônia de casamento e não se apresentando em um show de stand up comedy“, opina Paulo.

Para Ilana Reznik, da Casamento Colorido, exageros também não são bem vindos, e saber equilibrar bem é a chave para um casamento inesquecível:

A leveza vem do equilíbrio entre enxugar uma lágrima de alergia, mantendo um sorriso gostoso no rosto. Cerimônias com esses ingredientes são aquelas que os noivos e os seus convidados vão se lembrar pelo resto da vida!“, diz a profissional.

Você também vai gostar de ler: De onde vem os principais rituais e tradições de casamento? Descubra agora!

Paulo RamosEntre em contato com Paulo Ramos
Paulo Ramos. Foto: Divulgação

Histórias de amor: amamos!

Um casal que sobe ao altar geralmente tem muita história para contar. E por que não falar dos momentos mais marcantes durante a cerimônia? Para Ilana, é justamente o fascínio do ser humano pelas histórias que fez aumentar a busca por cerimônias mais  personalizadas, que tragam pro altar a vivência e a identidade do casal.

Uma história bem contada envolve, contagia, agrega. Mas além de um bom enredo, há outros recursos que o narrador, no caso, o celebrante, precisa ter: uma voz agradável, uma dicção clara, e a dose perfeita de emoção e humor“, esclarece a celebrante.

Paulo aponta também que além de este estilo ser o preferido por casais que preferem uma cerimônia descontraída, ele também costuma ser o pedido de casais que desejam deixar este momento mais leve porque passaram ou estão passando por momentos difíceis, como a perda recente de um ente querido ou familiares doentes.

Leia também Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!

Ilana Reznik | Casamento ColoridoEntre em contato com Ilana Reznik | Casamento Colorido
Ilana Reznik | Casamento Colorido. Foto: Valéria Simonin

Cuidados de um celebrante

Como falamos no início, todo celebrante precisa ter o cuidado para não “bancar” o engraçado, já que ele não é comediante. Frases prontas e decoradas também devem ser evitadas: “Sem naturalidade não terá a mínima graça!“, afirma Paulo, que antes do casamento conversa com os noivos para extrair informações que deixem a cerimônia mais divertida.

O principal, para ele, é avaliar com muito cuidado o que será dito para evitar que se crie uma situação muito constrangedora para os noivos. Ilana também procura alinhar não só o conteúdo da cerimônia, mas também o tom do texto com a essência do casal.

Se o casal é bem humorado, o humor naturalmente aparece. Só que nesse caminho do humor, o celebrante não pode perder de vista a ideia de que o foco da cerimônia são os noivos. Então, a piada pela piada não vale, pois fica parecendo que o celebrante quer roubar a cena!“, aponta ela.

Para ela, a piada vale a pena se vier, por exemplo, de um momento divertido, inusitado ou curioso da própria história do casal. Assim, os convidados provavelmente vão identificar os noivos ali, lembrar do episódio e todo mundo vai rir junto.

Ilana Reznik | Casamento Colorido.Entre em contato com Ilana Reznik | Casamento Colorido.
Ilana Reznik | Casamento Colorido. Foto: Divulgação

Naturalidade é a chave!

Em resumo, o que todo bom celebrante precisa fazer é conhecer a fundo a história, os gostos, o jeito do casal. Dessa maneira, o profissional pode sentir o que é bacana de contar na cerimônia e o que deve ficar de fora. “Quando o celebrante se dedica a conhecer bem os noivos, o discurso fica tão verdadeiro, que o humor acaba ficando natural”, explica Ilana.

Como exemplo de casamento neste estilo, ela citou o de um casal que está junto há dez anos, desde a escola. Como eles adoram séries, ela fez um paralelo entre a história deles e a história de How I Met your Mother, narrando os dez anos do casal, como se fossem dez temporadas, com inúmeros episódios.

O humor foi um super recurso! Passeamos por essa década de histórias de um jeito super divertido… Tinha horas que o casal gargalhava! Escolhi esse caminho porque sabia que era a cara desse casal: duas pessoas super jovens, descontraídas e cheias de amigos. Foi um momento super leve, o tempo passou e a gente nem sentiu“, conta a celebrante.

Gostou deste post? Então leia também Quanto tempo deve durar uma cerimônia de casamento? e Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Pó de Arroz - Foto: Divulgação.
O vestido de noiva perfeito para cada signo: qual é o seu?
Romântica, moderna, clássica, fashionista? Selecionamos o vestido ideal para as noivas de cada signo. Confira os modelos apresentados e veja se ele combina com o seu perfil.
5 estilos de vestidos de noiva com renda: qual é o seu?
5 estilos de vestidos de noiva com renda: qual é o seu?
Por sua delicadeza, a renda é um dos tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva. Confira alguns dos mais belos modelos elaborados por estilistas nacionais!
Tendências em vestidos de noiva: descubra qual estilo mais combina com você
Tendências em vestidos de noiva: descubra qual estilo mais combina com você
Não importa se você deseja um vestido moderno ou clássico, com a ajuda de uma especialista fica muito mais fácil escolher!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações