Cerimônia laica: 5 ideias de rituais simbólicos para fazer no seu casamento

Uma cerimônia de casamento laica é uma opção quando os noivos não pensam em fazer uma cerimônia religiosa, por seus diversos motivos pessoais, e também para quem deseja deixar seu casamento ainda mais personalizado, com um celebrante ou até mesmo com um familiar ou amigo realizando a cerimônia.

Pensando em ter um casamento ainda mais diferenciado e único, vamos apresentar cinco opções de rituais simbólicos que você pode fazer no seu e trazer ainda mais personalidade e significado para a sua cerimônia.

Casamento informal nota 10 com ZERO stress: ideias fantásticas para o seu!

Foto: Daniel Vicuña
Foto: Daniel Vicuña

Ritual da caixa de lembranças

Este ritual celebra o amor entre os noivos e também aquele que as pessoas que estão presentes neste dia tão especial sentem pelo casal.

Em uma caixa que possa ser trancada, e que também pode ser decorada da forma que o casal achar melhor, os noivos irão guardar uma cartinha feita especialmente para o seu amor. Na mesma caixa, os convidados irão guardar recadinhos para o casal, ou mesmo conselhos, além de fotos ou objetos que tenha algum significado importante.

Foto: By An Arrow
Foto: By An Arrow

Os noivos irão determinar um dia para a caixa ser aberta, pode ser em um aniversário de casamento ou no dia de alguma briga mais forte ou um momento de crise. Ler uma cartinha escrita pelo seu amor no dia do casamento vai te lembrar dos motivos que te fizeram escolher aquela pessoa para viver o resto da vida e, com certeza, vai ajudar o casal a superar uma briga ou crise com o amor renovado e ainda mais forte.

A caixa vai te lembrar ainda do grande dia do casal, do amor de seus convidados por vocês e trará lindas e emocionantes recordações.

Celebração de casamento por Paulo GodoySaiba mais sobre o trabalho do Celebrante Paulo Godoy
Celebrante Paulo Godoy – Foto: Divulgação

Envolver seus amigos e familiares no seu grande dia vai deixar seu casamento ainda mais especial e inesquecível, assim como são as cerimônias celebradas por Paulo Godoy, que busca conhecer a fundo o casal e levar os convidados a vivenciarem junto com eles essa historia de amor. Tudo isso de maneira leve, natural e descontraída.

Ritual da árvore

O ritual da árvore significa o cultivo do amor, prosperidade e fertilidade. Durante a cerimônia, o casal planta uma muda de árvore ou planta que desejarem em um vaso, que depois pode ser transferido para a casa do casal, sítio da família.

Caso a cerimônia esteja sendo realizada em uma propriedade da família, a árvore pode ser plantada diretamente no local onde os noivos desejam vê-la crescer.

De onde vem os principais rituais e tradições de casamento? Descubra agora!

Ritual da árvore - Foto: DeFoto Estúdio
Foto: DeFoto Estúdio

O ritual da árvore mostra que para a planta crescer, ela precisa de um cuidado especial e não pode ser esquecida, assim como a relação entre o casal, que também precisa de cuidado e atenção, e assim, você verá a planta e o amor e união do casal crescerem e ficarem mais forte a cada dia.

Ritual da caixa de vinho

Este ritual tem como significado o desejo de que o amor e relação entre o casal envelheçam como um bom vinho, que fica melhor com o tempo.

O casal vai escolher um bom vinho que possa ser armazenado por bastante tempo e durante a cerimônia vai guardar a garrafa dentro de uma caixa, que será trancada com cadeado. Aqui, os noivos também devem escrever uma carta um para o outro para ser guardada junto com o vinho.

Caixa de vinho
Caixa: Etsy – Foto: Divulgação

A caixa, que deverá ser guardada em um lugar de destaque na residência do casal para sempre lembrá-los do compromisso assumido por eles de fazer com que o casamento se torne ainda mais incrível a cada ano, deve ser aberta na data de alguma comemoração importante do casal, onde o vinho será bebido e as cartas serão finalmente lidas.

Em cerimônias onde costuma falar de amor e cumplicidade, o celebrante Paulo Ramos inclui rituais românticos, como o da caixa de vinho, em suas celebrações, deixando o casamento ainda mais emocionante e único.

Celebração por Celebrante Paulo RamosConheça mais o trabalho do Celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: Divulgação

Ritual das velas

Também conhecido como ritual das luzes, o ritual das velas é um dos mais populares, além de extremamente romântico e ter ainda um lado mágico. Ele representa a união de duas famílias e a criação de uma nova.

Os pais do noivo ascendem uma vela e os pais da noiva ascendem outra vela. Os noivos, por sua vez, pegam cada um a sua vela e ascendem uma terceira, que significa a nova família que está sendo construída naquele momento pelo casal.

Quer uma cerimônia única e personalizada? Um bom celebrante é FUNDAMENTAL!

Ritual das velas - Foto: David y Oriana
Foto: David y Oriana

Para o celebrante Rafael Faria o casamento é um momento especial e que merece ser único e muito emocionante. Seu desejo é de que os noivos digam “sim” de um jeito diferente, como pelos ritos. São cerca de 20 modelos de cerimônias diferentes, todas elas ainda adaptadas conforme o desejo dos noivos.

Celebração de casamento por Rafael Faria CelebranteConheça mais o trabalho de Rafael Faria Celebrante
Rafael Faria Celebrante – Foto: Divulgação

Ritual das areias

De acordo com o celebrante Paulo Ramos, o ritual das areias é um dos mais buscados pelos noivos atualmente. Durante a cerimônia, cada noivo derrama em um mesmo vidro areias de cores diferentes, para representar a singularidade do casal e indissolubilidade do casamento.

O desenho formado pelas areias coloridas no vidro é sempre único, e é isso o que torna esse ritual tão especial e procurado.

Celebração com Ritual de Areias por Celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: Kekkon Fotografia

Ao final da cerimônia, os noivos levam o vidro com as areias para casa e usam como objeto de decoração que vai sempre lembrar o casal de que o relacionamento deve ser como as areias no vidro, que mesmo sendo diferentes é praticamente impossível separá-las.

Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

Foto: Juan Téllez Fotografías
Foto: Juan Téllez Fotografías

E se vocês ainda estão na dúvida se querem uma cerimônia laica ou religiosa, conheçam a Celebrantes São Jorge.  A Celebrantes é uma empresa localizada na Região dos Lagos, formada por padres independentes, que realizam cerimônias ecumênicas, com ou sem efeito civil, sem muita burocracia. Eles priorizam alguns pilares como a personalização do casamento, a celebração descontraída e emotiva e celebrações nos diversos locais que os noivos desejarem!

Celebrantes São JorgeEntre em contato com a Celebrantes São Jorge
Celebrantes São Jorge – Foto: VipsFotos

Esses rituais combinam com diversos estilos de cerimônia, das mais tradicionais, as mais informais, no campo, na praia, e os noivos podem escolher aquela que tem o significado que mais combinam com o seu estilo.

Veja também: 10 dicas para ter votos de cinema!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Casa Lume
De onde vem os principais rituais e tradições de casamento? Descubra agora!
Além do vestido, sapatos, e outras prioridades mais, que tal entender os rituais e tradições de casamento? Porque nada é por acaso. Veja aqui!
Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!
Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!
Conheça ritos lindos utilizados em cerimônias de casamento, descubra o significado de cada um deles e escolha o que tem mais a ver com você e seu amor
Foto: Fábio Oliveira
Os 9 melhores estilistas de vestido de noiva em Belo Horizonte
Se você ainda não encontrou seu vestido de noiva perfeito para o grande dia em BH, conheça os 9 melhores estilistas da capital mineira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações