Cerimonialista de casamento: saiba por que ele é tão importante para tudo dar certo no seu grande dia!

Expectativa, ansiedade, nervosismo… só quem está na batida dos preparativos para o casamento sabe, de fato, o que é viver todas essas emoções de uma só vez! Ainda bem que, nessa história, existe um personagem que vai tornar tudo muito mais fácil e agradável até o grande dia (e não, não é o noivo nem a sua mãe!): o cerimonialista. Se você ainda tem dúvidas sobre o papel desse profissional multi-tarefas e sempre disposto a tirar todas as suas dúvidas, confira neste post tudo sobre o Cerimonialista de casamento: saiba por que ele é tão importante para tudo dar certo no seu grande dia!

Cerimonialista: seu anjo da guarda!

Há quem ainda não entenda muito bem para que existe o serviço de cerimonial em um casamento. Existe até quem considere esse trabalho algo dispensável – o que, obviamente, é um ledo engano.

Anos atrás, quando as mulheres ainda não tinham uma profissão ou carreira a seguir, poderia ser até mais fácil organizar todos os detalhes de seu próprio casamento. Hoje, porém, a realidade é outra, e as noivas tê muito pouco tempo para se dedicar ao planejamento. É o que explica Luiza Abreu, diretora da La Cita Eventos e Produções, um dos vencedores do Prêmio ZIWA 2017:

Como as mulheres estão cada vez mais ativas em suas profissões, precisamos pensar em tudo por elas, principalmente em aspectos que podem passar despercebidos pelos noivos“, conta ela, frisando que quando a organização é bem feita desde o início, o risco de algo dar errado é quase nulo.

cerimonialista minas gerais
La Cita Eventos e Produções. Foto: Agência Uai

Procurar fornecedores? Deixa com o cerimonial!

Uma das atribuições do cerimonial é fazer o filtro dos melhores fornecedores para seus clientes, levando em consideração seu estilo e verba disponível. Isso já é uma ajuda e tanto, dada a oferta imensa de fornecedores de todos os segmentos. Além de tudo, um bom assessor pode trazer vantagens financeiras aos noivos, já que tem bons parceiros e fará negociações diferenciadas.

Auxiliamos no planejamento financeiro e prazo para contratação de cada um. Ajudamos nas escolhas, programamos, coordenamos, confirmamos, revemos e acompanhamos tudo bem de perto, garantindo que todos os envolvidos façam seu trabalho corretamente e no tempo certo“, explica Luiza.

Para a diretora, estar por dentro e ajudar nas decisões traz muita tranquilidade à noiva, já que no dia, ela estará segura de que sua assessora está cuidando de tudo. Assim, ela se preocupará somente em curtir a festa ao máximo!

Escolhendo o cerimonial

É comum que os serviços de cerimonial ofereçam diferentes pacotes de assessorias para atender os noivos. A La Cita Eventos e Produções por exemplo oferece 4 tipos: a completa, a parcial, a de indicação e a básica, sendo que todas contemplam o serviço de cerimonial – ou seja, a organização, coordenação e preparação para o dia do evento.

Com tantas boas empresas no mercado, a recomendação é fechar com a que os noivos mais se identificam, com quem terão liberdade de se expressar e mostrar tudo como querem. Independentemente do modelo contratado, o principal na escolha do assessor é a empatia e segurança, que deve vir dos dois lados.

É primordial que o assessor também tenha essa liberdade com os noivos para conseguir apresentar as melhores soluções para o evento, o que bate também na questão da confiança. A noiva precisa estar segura enquanto se prepara para seu grande dia que seu cerimonial vai cuidar de tudo tanto quanto ela mesma faria. Além desses pontos, os noivos devem levar em conta principalmente o comprometimento, a dedicação e a agilidade, opina Luiza.

cerimonialista minas gerais
La Cita Eventos e Produções. Foto: Oswaldo Marra e Jane Magalhães

Atentando para todos esses aspectos que fazem total diferença no resultado final, a La Cita Eventos e Produções trabalha de maneira exclusiva e personalizada, bem intimista e próxima aos noivos. A sintonia vai se desenvolvendo e, no dia do evento, já existe um perfeito entrosamento com o casal. Aí, é só seguir de forma natural tudo o que foi planejado, como explica Luiza:

Procuramos entender o que querem, qual o estilo, quanto pretendem investir e quais são suas prioridades para personalizar o evento e poder cuidar de todos os detalhes. Com carinho e transparência, vamos apresentando as melhores soluções, sejam através de boas negociações ou sugestões para o grande dia“.

O cerimonial no grande dia

No tão esperado grande dia, o cerimonial se torna os olhos dos noivos no evento! Um bom serviço precisa executar da melhor maneira possível tudo aquilo que os noivos programaram. Para isso, é necessário uma equipe experiente e comprometida que fique inteiramente responsável por todos os detalhes, como:

  • Coordenar e conferir toda a montagem dos serviços contratados, como buffet, música, decoração, som e iluminação, bem-casados, etc.
  • Vistoriar se tudo está sendo entregue, montado e realizado da forma como foi contratado e no horário programado, fazendo ajustes, se necessário
  • Garantir que todas as clusulas dos contratos assinados pelos noivos estão sendo cumpridas
  • Modelar o evento, integrando todos os contratados e cuidando dos imprevistos e eventuais problemas
  • Organizar toda a parte da cerimônia e festa, como organizar o cortejo e as entradas, os cumprimentos, assessorar os noivos, receber e acomodar os convidados, executar e coordenar momentos protocolares, etc.
cerimonialista minas gerais
La Cita Eventos e Produções. Foto: Agência Uai

Vivendo os preparativos com tranquilidade

Sabe toda aquela tensão que falamos no início do post? Com um bom cerimonial, certamente dá para evitar! Para isso, busque sempre boas referências, pesquise e opte por uma empresa que tem no seu DNA o desejo de realizar sonhos.

Sempre digo que esse tempo de preparação e organização para o grande dia deve ser leve e prazeroso, pois o dia em si passa muito rápido. Procuro orientar meus noivos sempre a fechar com fornecedores de fácil acesso, de contato rápido e direto, para evitar ansiedade e indisposição ao não conseguir contato. Sugiro sempre ter calma e cautela ao escolher um fornecedor e não se preocupar com mínimos detalhes. Evento vem de eventualidade, tudo pode acontecer!“, aponta Luiza, que é experiente profissional apaixonada por eventos.

Para dar toda atenção, exclusividade, carinho e dedicação que essa ocasião merece, a La Cita Eventos e Produções opta por fazer poucos eventos ao longo do ano. Casamentos sempre foi o cargo chefe da empresa, que de um tempo para cá, vem se dedicando somente a esse tipo de evento.

Gostamos de ver a magia acontecer e o sonho se realizando. As coisas foram acontecendo de forma natural, pois amo, pesquiso, comparo tudo sobre casamentos, o que acaba conquistando as noivas, pois o sonho delas vira o nosso”, derrete-se Luiza.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Saiba como escolher o convite certo para cada estilo de casamento
Saiba como escolher o convite certo para cada estilo de casamento
Convites clássicos, rústicos, modernos, criativos... o que importa é o convite combinar com você e com o seu grande dia!
Foto: Aloha Fotografia
O que os padrinhos devem dar aos noivos? Pode ser mais barato do que você pensa!
Quando somos convidados para padrinhos ou madrinhas de um casamento, uma das grandes dúvidas que surgem é como presentear o casal demonstrando carinho e originalidade. Se ainda não encontrou o presente perfeito, confira as dicas de nossas especialistas sobre o que os padrinhos devem dar aos noivos!
La Ville Casa - Foto: divulgação
Descubra tudo que pode ser alugado para o seu casamento!
Se o seu orçamento já se encontra bastante comprometido e está em busca de formas para economizar, aposte no aluguel! Aproveite nossas dicas e descubra tudo que pode ser alugado para o seu casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações