Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?

Muitas noivas e futuros profissionais do mercado de casamentos, costumam se deparar com a mesma dúvida: qual é a diferença entre o cerimonialista e a assessoria de casamento? Para ajudá-los a resolver esta questão, o Zankyou entrou em contato com profissionais conceituados, verdadeiros experts da área, que nos auxiliaram a esclarecer quais as atribuições  de cada um desses profissionais e as vantagens de contratar ambos para ajudar no planejamento e organização de um casamento!

Cerimonialista

O cerimonialista é o principal responsável pelo bom andamento do evento e atua como um verdadeiro anjo da guarda, resolvendo questões ligadas a fornecedores, convidados, protocolos e formalidades. Está sempre atento a qualquer tipo de situação imprevista que possa se tornar um pesadelo para os noivos!

Juliana Neiva e Cris Almeida, sócias na empresa Verbena Ideias & Eventos, explicam que o cerimonial possui uma atuação restrita ao dia do casamento. “Seu trabalho tem como principal foco o andamento da cerimônia e da festa”.

Noiva e padrinhos
Foto: Ocaña Hernández – Zankyou Espanha

Isso inclui garantir tanto a montagem do evento e chegada de todos os fornecedores de acordo com o contratado, quanto o funcionamento do evento em si, englobando a preparação e entrada do cortejo, cumprimento de todos os protocolos e formalidades definidos, apoio aos convidados, orientação dos fornecedores, distribuição de brindes, contagem de bebidas, entre outros.

“O cerimonial é, na verdade, o grande coordenador do evento e peça essencial na hora de resolver possíveis problemas ou tomar as decisões imediatas.” Comentam Juliana e Cris.

Verbena Ideias & EventosSaiba mais sobre Verbena Ideias & Eventos
Verbena Ideias & Eventos – Foto: Rogério von Krüger

Assessoria

O trabalho da assessoria é bem mais amplo, pois este profissional é responsável por praticamente toda a elaboração do casamento. Ela traça o perfil do casal e adequa o evento de acordo com seu orçamento, gosto e personalidade, dando todo o suporte necessário para alcançar o sucesso!

Alessandra Puerta e Tahís Denker, sócias na empresa Peguei o Buquê! esclarecem que assessoria é um serviço mais completo, pois sua atuação começa desde o início dos preparativos.

“A assessoria primeiro identifica qual o perfil do casal para transmitir essa identidade para o casamento. Controle de budget, pagamentos, contato com fornecedores…. todo o planejamento até o grande dia é realizado com o suporte de alguém com conhecimento no assunto.”

Outra grande preocupação dos noivos: Lista de convidados do casamento: como administrar a sua e a do seus pais sem perder o humor!

Assessoria de Noivas

A assessoria de noivas cuida dos noivos, acompanhando de perto em todos os momentos. Maria Antônia Matarazzo, cerimonialista e fada madrinha à frente da empresa Antonietta, explica que a assessoria de noivas cuida de todos os detalhes que não fazem parte da prática da festa.

“Ou seja, a escolha do vestido, do local mais adequado, está junto em 100% das degustações e reuniões para orientar a noiva, auxilia na melhor forma de endereçar os convites, quando enviar, como organizar os cartões de agradecimento, nas provas de cabelo e maquiagem, na formulação de um timeline pra a noiva seguir no dia, e tudo o mais que a noiva precise de ajuda. O envolvimento é total.”

Desde o pedido

Foi pedida em casamento? Então não perca tempo e contrate logo uma assessoria exclusiva para cuidar de todos os detalhes. Maria Antônia Matarazzo, cerca seus noivos de mimos, trabalhando de maneira diferenciada para que o casal atravesse todo o período do planejamento com muita tranquilidade.

“O serviço é personalíssimo. Eu acompanho todos os passos pessoalmente, sem limite de número de reuniões, desde o pedido e festa de noivado até a véspera do casamento, quando eu entrego a noiva “pronta” para o cerimonial.” Explica.

Vantagens

Imagine poder passear, ir ao cinema ou aproveitar o final de semana junto ao seu amor, sem enlouquecer com o andamento dos preparativos para o casamento? Sim, isto é possível! Estes dois profissionais possuem a experiência necessária para tratar de todo o processo, proporcionando segurança e evitando determinados problemas e gastos desnecessários, que podem surgir devido a inexperiência do casal.

Barbara Grion, assessora e cerimonialista especializada em realizar eventos tanto no Brasil, quanto no exterior diz que “ao contratar o assessor, os noivos ganham tempo e segurança, pois com a orientação deste profissional as escolhas dos fornecedores serão adequadas ao perfil do casal. O assessor pensará em todos os detalhes, como na entrega de produtos e no layout da cerimônia.

Mais uma vantagem é o tema da escolha dos fornecedores, já que são totalmente de confiança, comenta a assessora.“Geralmente, a maioria dos fornecedores indicados pelo assessor já se conhece de eventos anteriores e, por isso, há uma maior sintonia durante a realização festa.”

Saída dos noivos
Foto: Jedna Chwilla

Trabalho em conjunto

Cerimonialistas e assessores possuem funções distintas, porém igualmente importantes, atuando em diferentes fases da organização. O trabalho de ambos pode e deve se complementar, pois sua atuação em conjunto se traduz em um casamento tranquilo e repleto de boas recordações!

Juliana e Cris, da Verbena, acreditam que a contratação de ambos é super importante para um casamento! “A contratação de uma assessoria evita que os noivos entrem em furadas, como contratar fornecedores ruins, assinar contratos abusivos, não receber produtos a tempo, comprar a mais ou a menos do que o necessário….

Elas comentam que o mais importante no grande dia é a tranquilidade dos noivos, que “devem aproveitar cada minuto do casamento e não devem ficar se preocupando com detalhes ou resolvendo qualquer questão! Então, definitivamente, o melhor é contratar os dois!

Confira nosso Calendário do casamento mês a mês: noivos organizados não sofrem de stress!

Saída dos noivos
Foto: Zatrzymaj Czas

Perfil dos noivos

Alguns noivos preferem colocar a mão na massa, outros têm um budget menor… Como indicar o profissional ideal para cada um destes perfis? Nossas profissionais respondem:

“O cerimonialista funciona bem quando o objetivo do casal é economizar. Mas mesmo para um casal que pretende colocar a mão na massa e contratar apenas um cerimonial, é recomendado que invista em um profissional de qualidade, que mesmo trabalhando apenas no dia esteja inteirado com o perfil do casal em questão.”  Orientam as profissionais da Peguei o Buquê!

Veja Como organizar a festa de casamento dos sonhos sem dívidas: alternativas e dicas

ensaio de fotos casamento noivos
Foto: Michael Zagorny

Então, o que escolher?

Para casais que não têm muito tempo e nem experiência em organização de festas e eventos, Bárbara Grion indica a assessoria, pois a ela será dada toda a responsabilidade de indicar fornecedores dentro do orçamento e perfil dos noivos, agendar reuniões e coordenar todas as etapas do casamento.

Esta também é a indicação de Maria Antônia Matarazzo, pois além da falta de experiência, os noivos costumam ser pessoas que não possuem qualquer conhecimento deste mercado. E ainda diz que “a assessora é a # 1 do team bride. Está lá para assegurar que tudo sairá da melhor maneira possível e que está disponível para auxiliar em qualquer contratempo.

Já para Juliana e Cris, os casais que têm pouco tempo ou paciência, são desorganizados ou têm muitas dúvidas e inseguranças, não devem hesitar em contratar tanto a assessoria, como o cerimonial. “Contratar os dois pode até ser mais caro, mas vale cada centavo! Afirmam.

Agora que já conhece as diferenças entre estes dois profissionais, saiba porque cerimonialista de casamento é sinônimo de sucesso da festa: 7 motivos que vão te convencer! E se pensa em ingressar em uma destas carreiras conheça os melhores cursos de cerimonialista do Brasil: uma profissão emocionante!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Rejane Wolff Fotografia
Qual é a ordem do cortejo de casamento? Anote!
Com certeza que você já teve dúvidas sobre como deve qual é a ordem do cortejo da cerimônia. Para ajudar à responder essas perguntas, o Zankyou conta o protocolo de como entrar e sair da igreja e algumas outras respostas!
Casamento Celta - Foto: Renata e Yuri Fotografia
Qual o verdadeiro papel do celebrante?
Você já se perguntou qual o verdadeiro papel do celebrante? Estas pessoas são responsável pela condução da cerimônia, podendo atuar em celebrações religiosas ou não. Conheça todos os detalhes sobre estes profissionais tão importantes em seu grande dia!
Foto: Amanda Francelino Fotografia
Diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!
Você já pensou sobre o local onde irá realizar a troca de alianças? Ou sobre o profissional que irá registrar o momento mais importante de sua vida? Se ainda está com dúvidas, confira nossas dicas em diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações