Colocar ou não o sobrenome do marido no seu nome?

Colocar ou não o sobrenome do seu marido, eis a questão! Foto: Aline Machado

Mudar ou não de sobrenome depois do casamento é uma dúvida que está cada vez mais frequente. Muitas mulheres optam por manter seu nome de solteira e não colocar o sobrenome do marido por comodidade. Afinal tem todo aquele processo de mudar todos os documentos e isso leva tempo, paciência e dinheiro.

Fazer uma mudança de sobrenome é uma escolha difícil e deve ser pensada. Foto: Carla Teneyck

Fazer seu casamento na igreja e uma festa de comemoração é uma forma de guardar as tradições de umas das datas mais importantes para o casal, mas cada vez mais as mulheres acabam optando por deixar algumas tradições de lado, como é a questão de não colocar o sobrenome do marido.

Para Daniele Pires, que acaba de se casar, guardar o seu sobrenome era uma questão de afirmar sua independência e também um ato de feminismo, já que a mudança de sobrenome nos casamentos históricamente é um símbolo pela qual a mulher deixa de estar sob status da família do pai para estar sob as do marido.

A burocracia para mudar de nome é um dos aspectos a ser levado em conta. Foto: Fran Russo

Mas nem todas as mulheres vêem essa decisão da mesma forma. Querer manter o mesmo sobrenome pode ser apenas uma forma de guardar sua identidade, pois o sobrenome nos revela nossa origem e todo o nosso histórico familiar.

Mudar de sobrenome às vezes pode dar uma grande dor de cabeça, se você um dia quiser voltar atrás. Foto: Monica Salva

O mais importante é que essa decisão seja sua, e se você vai se sentir bem mudando de sobrenome, pois além de todas as mudanças burocráticas no cartório, seu novo nome estará sempre atrelado ao seu marido.

É como se fosse uma tatuagem, mudar de nome é uma linda homenagem ao noivo, mas se um dia você quiser tirar, pode dar uma grande dor de cabeça!

 

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Convidados: como sobreviver a um casamento se está solteiro e não conhece ninguém além dos noivos?
Convidados: como sobreviver a um casamento se está solteiro e não conhece ninguém além dos noivos?
Se este é o seu caso não se desespere! Receber um convite de casamento quando se está solteiro pode ser uma ótima n...
11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!
11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!
O casamento é um dia repleto de amor, alegrias e esperanças, e nada mais justo do que compartilhar este momento jun...
Vai casar e não sabe cozinhar? Não se desepere, temos a solução com 6 dicas!
Vai casar e não sabe cozinhar? Não se desepere, temos a solução com 6 dicas!
É verdade que casar engorda? Alguns casais que não sabem cozinhar acabam comprando congelados ou junkie food e sim, acabam engordando após o casamento. Mas se você não sabe cozinhar, não se preocupe, listamos algumas dicas bem simples e práticas para você garantir refeições maravilhosas na sua casa!
Dar ou não dar presentes em casamentos que não comparecerá?
Dar ou não dar presentes em casamentos que não comparecerá?
Você acabou de receber um convite de casamento lindo e criativo, mas já sabe que por alguma circustância não poderá comparecer. Como consequência, surge a dúvida: dar ou não dar um presente de casamento ao casal?
Madrinhas monocromáticas sim ou não?
Madrinhas monocromáticas sim ou não?
Foi o tempo que a noiva escolhia apenas uma ou duas madrinhas para o seu casamento. Hoje, a escolha está mais fácil e você pode comtemplar uma grande parte das suas amigas, sem que elas fiquem chateadas por não terem sido escolhidas. Quando quando escolher há muitas maneiras de convidar o casal de padrinhos, use sua criatividade! Além disso, surge a dúvida: qual vestido escolher para as madrinhas?

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações