Como convencer seu noivo a fazer um ensaio pré-casamento: 9 razões infalíveis!

Como convencer seu noivo a fazer um ensaio pré-casamento: 9 razões infalíveis!

A fotografia é um dos elementos mais importantes a considerar durante o planejamento do casamento. Desde o namoro, passando pelo noivado, até chegar ao grande dia, o casal vive muitos momentos, por que não recordá-los com bonitas fotos pré-casamento?

  • Foto e vídeo
  • Conselhos
  • Recomendações
  • Ar livre
  • Bosque
  • Campo
  • Cidade
  • Frente ao mar
  • Jardim
  • Lago
  • Mar
  • Montanha
  • Na praia
  • Parque
  • Pôr do sol
  • Noiva
  • Noivo
  • Noivos
  • Amor
  • Artístico
  • Beijo
  • Divertido
  • Emotivo
  • Felicidade
  • Original
  • Casal
  • Humor
  • Brasil
salvarSaiba mais sobre “Flavia Soares”
Foto: Flavia Soares

fotografia é um dos elementos mais importantes a se considerar quando a tarefa é organizar um casamento perfeito.

Quando o grande dia chega ele pode passar tão rápido, que contratar o fotógrafo de casamento ideal fará toda a diferença, afinal são as lembranças que ficam.

Então que tal começar os registros com fotos de ensaio pré-casamento super originais?

É verdade que muitos casais, ou melhor, noivos, não estão tão dispostos a encarar as câmeras! Se esse é o seu caso, não se preocupe, pois nós do Zankyou estamos aqui para te ajudar!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Falamos com fotógrafos experts em ensaios pré-casamentos e listamos algumas dicas para que você e o seu noivo se empolguem e façam desse dia uma lembrança inesquecível da história de vocês.

O fotógrafo Alexandre Caipora adora fazer esse trabalho, pois “os casais gostam de se divertir” e enquanto “eles ficam à vontade eu faço o registro da diversão do casal”. 

salvar
Foto: Ivan Silva Fotografia

1. Aproveitar a sessão de fotos para relaxar, namorar e se divertir

Realizar um ensaio pré-casamento é uma boa oportunidade para aproveitar um ensaio diferente e íntimo e fazer fotos incríveis do casal antes do momento do sim.

Igual a você, o seu noivo poderá ter uma infinidade de recordações da relação de amor, com que guardará para sempre os momentos mais emotivos.

O que melhor que um ensaio pré-casamento para desconectar do mundo e conectar com quem está ao seu lado?

É por isso que a Lentes Claras Fotografia define o ensaio como “o momento de sair do estresse do casamento para relaxar, namorar e se divertir”.

salvar
Foto: Alexandre Caipora Fotografia

2. Conhecer o fotógrafo antes do grande dia

“O ensaio pre-wedding é incrível e só tem a acrescentar para o dia do casamento. Quando chegamos para o wedding day, os noivos já nos conhecem o suficiente e vice-versa, então, todo o processo making of + casamento se torna a extensão daquele dia que ficou ma memória deles” afirma a empresa Lentes Claras Fotografia.

Para aproveitar ao máximo o ensaio pré-casamento é essencial que os noivos já conheçam o trabalho do fotógrafo e tenham uma conversa com ele para definir o estilo do casal. Além disso é uma boa oportunidade de conhecer mais aquele que irá fazer os registros do grande dia e estabelecer uma relação mais estreita para conseguir fotos de casamento mais bonitas e ainda mais naturais.

salvar
Foto: Ivan Silva Fotografia
salvarSaiba mais sobre “Karen Branta Fotografia”
Foto: Karen Branta Fotografia

3. Se sentir confiante em frente da câmera

Carol Ottolini conta que “o início de uma sessão é sempre mais tenso, afinal, não é uma situação comum pra eles. Mas, normalmente este mal-estar diminui muito após os 30 minutos iniciais e eles começam a ficar mais relaxados, nesta hora começam a surgir as melhores imagens”.

O ensaio pré-casamento deve ser o mais divertido possível aos noivos. Como nem sempre estamos acostumados a estar de frente para a câmera, pode surgir um certo temor “o que faço”, “como faço”, “como devo estar”, “para onde olho” etc.

Por isso esse ensaio deve ser como um passeio do casal, em que o fotógrafo não deve interagir demais, para que ele possa captar um momento de emoção real do casal.

Carol afirma que “A melhor maneira de conseguir que um noivo faça o ensaio numa boa, é garantir que ele não terá que ‘pagar mico’, se não quiser. É preciso respeitar o estilo individual de cada um e depois o estilo do casal como um todo. Já fotografei casais em que o noivo começou a sessão perguntando se já havia acabado depois de cada click, e no final, ele tinha gostado tanto que queria marcar mais uma em lugar diferente.”

Estar conectada com os noivos é super importante, por isso Flavia Soares sempre está “em contato com as noivas para que eu possa extrair o máximo do que elas gostam e assim personalizar bem as fotos. Dou muitas dicas para que a beleza das imagens saiam no dia do ensaio e casamento. O ensaio pré-casamento é muito bacana fazer para que os noivos  sejam apresentados à câmera, ao modo como a fotógrafa trabalha. Isso facilita muito no dia do casamento.” 

salvar
Foto: D. Lima Produções

4. Conseguir imagens espontâneas

O ensaio pré-casamento é fundamental para que o fotógrafo possa se mover com mais soltura e intimidade no dia do casamento, já que essa é a melhor maneira para captar as imagens espontâneas e naturais.

“Não adianta eu querer que o noivo fã de rock sente na beira da praia com um ar de apaixonado, uma camiseta amarela com um coração desenhado no meio, ele provavelmente não quer isso” conta a fotógrafa Carol Ottolini.

Que o seu noivo não duvide, realizar um ensaio pré-casamento é a melhor maneira de garantir fotos incríveis.

Alexandre Caipora aponta como o diferencial dos ensaios a diversão e frisa que “As fotos ficam mais naturais! E se tem uma coisa boa nessa história toda é a sintonia do casal e a interação. Procuro deixar os casais bem à vontade e tornar o ensaio algo agradável e divertido”.

salvar
Foto: D. Lima Produções
salvarCarol Ottolini (1)Saiba mais sobre “Carol Ottolini Fotografia”
Foto: Carol Ottolini Fotografia

5. Oportunidade para o fotógrafo conhecer o casal

Assim como os noivos devem conhecer o fotógrafo e o seu trabalho, ele também deve conhecer os gostos e expectativas do casal para o grande dia.

Carol Ottolini dá muita importância à essa relação, por isso faz “questão de presentear o casal com uma sessão de fotos antes do casamento pra estreitar o meu relacionamento com eles, assim eles me conhecem um pouco mais, conhecem o meu jeito de trabalhar e vão se sentir confiantes e à vontade para o grande dia, mas a parte fundamental é saber como eles se comportam diante da câmera”.

Visualizar as fotos da sessão pré-casamento dá a possibilidade não apenas dos noivos verem o seu retrato refletido no trabalho do fotógrafo, mas também do fotógrafo imprimir a sua percepção do casal e buscar os melhores ângulos e cenas.

Para que a naturalidade aflore, os fotógrafos da Lentes Claras Fotografia realizam muitas brincadeiras e afirma que “o ensaio pre-wedding dá mais liberdade com o casal para o dia do casamento. Outro fator importantíssimo é a auto estima do casal que fica altíssima”.

salvar
Foto: D. Lima Produções
salvarSaiba mais sobre “Flavia Soares”
Foto: Flavia Soares
salvarSaiba mais sobre “Carol Ottolini Fotografia”
Foto: Carol Ottolini Fotografia

 6. Ter uma recordação para toda vida

A relação antes do casamento, ou seja, durante o namoro ou noivado deve ser tratada de maneira especial, assim como o grande dia, afinal sem essa fase, antes do casamento, não haveria casamento, não é mesmo?

Para o ensaio os noivos devem esquecer dos preparativos por um dia, desconectar e focar na relação, aproveitando um espaço especial e por quê não marcante ao casal?

salvar
Foto: Lentes Claras Fotografia
salvarSaiba mais sobre “Flavia Soares”
Foto: Flavia Soares

7. Possibilidade de realizar em ensaio temático

Se você quer algo totalmente único e que tenha realmente a cara de vocês, que tal propor ao seu noivo a ideia de um ensaio temático?

Podem surgir possibilidades realmente novas e divertidas para o casal e os elementos escolhidos podem proporcionar mais descontração e desinibição do casal em frente a câmera.

Inove nas fotografias! O campo, a praia, a cidade ou a montanha podem ser cenários super divertidos e podem contrastar com o cenário do grande dia.

Confira o o ensaio desse casal que explora a movimentada São Paulo em ensaio cool pré wedding.

“Não tente obrigar seu noivo a fazer fotos que vão na direção contrária de sua personalidade, a melhor forma de convencer alguém a fazer o que não gosta, é garantir que o seu jeito de ser será respeitado” diz Carol Ottolini que recomenda os casais: “conheçam o profissional escolhido, veja seus trabalhos, mostre ao seu noivo e falem sobre o estilo das fotos, escolham algo que tenha um pouco de cada um e dos dois. Isso tornará a sessão descontraída e aproximará vcs para o grande dia gerando imagens com muito mais sentimento.

salvar
Foto: Ivan Silva Fotografia
salvar
Foto: Alexandre Caipora Fotografia

8. Conservar para sempre um ensaio cheio de naturalidade e espontaneidade

Não se trata apenas de um ensaio, mas das fotos de casal mais incríveis, que retratam a forma que o casal lida no dia a dia um com o outro.

É como uma espécie de book com imagens cheias de naturalidade, por isso devem ser simples, limpas e representar o sentimento, o momento, esse “algo” que nada sabe explicar, mas, os fotógrafos são capazes de ver.

“Muitas vezes as noivas contratam e os noivos ficam um pouco na dúvida se irão gostar ou não. Mas ao final recebemos os abraços e eles dizem que fazia muito tempo que não passavam um dia tão agradável” afirma Lentes Claras Fotografia.

Ivan Silva dá uma dica preciosa as noivas que ainda estão em processo de convencimento:

“Uma das razões que sempre uso para convencer o noivo a fazer o ensaio é que ele vai se divertir pois não serão fotos posadas e não vou fazer nada que ele não goste. Quero deixá-los o mais à vontade possível e só capturar emoção. Passo uma tarde com eles, não somente fotografando, mas tomando um café da manhã ou almoço sempre antes de fotografar, isso ajuda o casal a confiar em tudo que fizer durante o ensaio”.

salvar
Foto: Lentes Claras Fotografia

9. Uma grande experiência

Um “fato extremamente emocionante é ouvir dos nossos casais, após algum tempo depois do casamento que eles querem novamente ser fotografados por nós” frisa Lentes Claras Fotografia.

Vocês podem escolher uma cidade, uma praia, uma aventura! A experiência do ensaio é sempre muito positiva e os noivos terão a lembrança de um dia de muita sintonia e carinho. Por isso é super importante que eles estejam super descontraídos, se emocionando, rindo e compartilhando o amor que existe entre eles.

salvarSaiba mais sobre “Flavia Soares”
Foto: Flavia Soares
salvar
Foto: Lentes Claras Fotografia

Compartilhe olhares, carícias, sorrisos e muitas emoções, são esses os detalhes que formarão as recordações.

E faça o seu noivo saber quais são os motivos e razões para vocês realizarem um ensaio pré-casamento! Talvez ele se deixe levar e quem sabe, não acaba gostando?

Com essas dicas ficará mais fácil encontrar o fotógrafo ideal para registrar tanto o seu ensaio pré-casamento, como o seu dia “D”, então que tal começar essa pesquisa agora?

Confira qual fotógrafo se adequa melhor às suas necessidades e estilo de casamento desejado através do Guia de Fornecedores de casamento do Zankyou, e conheça também as melhores opções de profissionais para o vídeo do seu casamento.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Carol Ottolini Fotografia Fotógrafos para casamentos
D. Lima Produções Fotógrafos para casamentos
Flavia Soares Fotógrafos para casamentos