Como decorar o meu casamento em 5 passos

A decoração dos casamentos tem se tornado cada vez mais importante nos últimos anos. Em geral, o mundo se tornou um lugar mais sensível, atento aos pequenos detalhes. Sendo assim, os casamentos, como uma representação da vida do casal, merecem um pouco dessa essência, quase sempre refletida através da decoração. Siga estes 5 passos para que você possa refletir na decoração do seu casamento todos os detalhes que você sempre sonhou.

Passo 1. Estilo dos noivos

Com certeza esse é o fator mais importante porque vocês são os principais arquitetos do grande dia e de todos os seus detalhes. No entanto, às vezes é difícil saber qual é o estilo que gostamos ou com qual mais nos identificamos e acabamos perdindos em meio a tantas opções, sem  focar em nenhuma delas. Portanto, é conveniente identificar os gostos pessoais, especialmente se seus gostos não combinam. A melhor coisa seria procurar um ponto intermediário e, acima de tudo, aprender a ceder.

Neste ponto, vocês também devem ter em mente que vocês devem decidir os detalhes da decoração. Embora os responsáveis ​​pelo espaço e os planejadores do casamento possam aconselhar, informe-os que seu estilo deve prevalecer neste casamento, independentemente das modas ou de terceiros. Não deixe que sua família e amigos influenciem significativamente nesse aspecto. Ouvir muitas opiniões pode fazer com que vocês acabem modificando seu próprio estilo. Tente ser fiel a você mesma e, a partir daí, comece a longa jornada de decoração do casamento, que inclui várias fases.

Como escolher a decoração do meu casamento
Vem Festa Por Aí – Foto: Divulgação

Passo 2. Lugar e ambiente

Sem dúvida, o estilo de vocês influenciou na escolha do lugar sem que você se desse conta. Embora o lugar tenha alguma relação com a personalidade do casal, será difícil que encaixe 100% com vocês. Para isso, tente se adaptar ao lugar para decorar seu casamento, sem esquecer esse toque pessoal que dará vida ao espaço. Vocês podem escolher um ambiente mais rural, como uma fazenda, ou na cidade, em um hotel que cumpra com as suas necessidades. São muitas opções e o estilo do casamento de vocês vai depender dessa escolha.

O local é relevante, mas está intimamente relacionado ao ambiente em que está localizado. As paisagens influenciam e mudam drasticamente se estivermos em uma cidade ou no meio da natureza. Nesse sentido, projetar uma decoração adequada é uma boa ideia para se misturar com o ambiente.

Caso vocês se casem em um ambiente rural, aproveite estilos como boho chic ou rural chic, que têm triunfado ultimamente e possibilitam diferentes variações personalizadas. Vocês podem usar elementos típicos dos contextos rurais, decorados com uma faísca sofisticada, que oferecem uma sensação acolhedora, personalizada e cheia de bom gosto. Neste tipo de decorações, a iluminação baixa e quente desempenha um papel muito importante.

Para casamentos mais elegantes e em contextos urbanos, a decoração costuma ser mais sóbria e com detalhes simples e isolados que trazem serenidade e uma atmosfera clássica que nunca envelhece. Os ambientes vintage também estão na moda, recuperando elementos do passado para decorar o ambiente, como furgões hippie, máquinas de escrever, bicicletas antigas e tons pastel. Em qualquer caso, o ambiente, o lugar e o estilo pessoal formam um todo que estabelece as bases da decoração final.

Como decorar o meu casamento
Cris Magalhães – Foto: Divulgação

Passo 3. Estação do ano

É muito importante aproveitar os pontos positivos de cada uma das estações do ano. Através delas, é fácil imaginar quais elementos irão inclinar a decoração do casamento em uma ou outra direção. Embora o estilo não tenha que estar relacionado com a estação, cada uma tem sua própria personalidade e nos permite revitalizar o estilo que tínhamos em mente.

No inverno, o Natal pode contextualizar o casamento, bem como a neve, as florestas de pinheiros, as casas de madeira no meio da montanha…

Na primavera, as flores podem assumir um papel especial e preencher a celebração de frescura e cor, aproveitando espaços abertos e paisagens cheias de vida.

O verão, assim como a primavera, pede eventos ao ar livre, especialmente à noite, com aroma de plantas e árvores, decoração leve e jardins cheios de elementos decorativos.

No outono, as cores voltam a assumir a liderança, desta vez mais quentes e perfeitas para colocar móveis em espaços abertos entre árvores ou em interiores com madeira e objetos vintage ou campestres.

Como escolher a decoração do meu casamento

Passo 4. Fornecedores

Você deve levar em conta quem são seus fornecedores, como eles trabalham e a liberdade que eles dão para que você possa participar da preparação do grande dia. Alguns espaços ou assessores de casamento têm algumas regras que podem entrar em conflito com seu estilo. Na verdade, muitos espaços têm seus próprios decoradores e, embora possam dar alguma liberdade, eles mantêm algumas bases de decoração que você talvez queria mudar. Antes de que isso aconteça, informe-se bem e certifique a sua participação no casamento, porque tudo deve girar em torno de suas decisões e personalidade.

Como decorar o meu casamento em 5 passos
Cacá & Caká – Foto: Fernanda Ferraro
Como decorar meu casamento em 5 passos
Vem Festa Por Aí – Foto: Divulgação

Passo 5. Orçamento

Quando você tiver claro como você quer que seja a decoração do seu casamento, assim como os profissionais que te ajudarão a atender às suas necessidades, tanto quanto possível, você terá que avaliar os fornecedores que estão dentro do seu orçamento. Isso é importante porque o preço pode variar de acordo com o tema e elementos escolhidos para o evento.

Se você não possui um orçamento muito alto, você sempre pode apostar pelo DIY (Do It Yourself) e elaborar sua própria decoração. Embora recomendamos que você contrate profissionais para este item do casamento, é sempre bom ter algum tipo de decoração para imprimir personalidade ao casamento.

 Confira como fazer um casamento eco-friendly: as 6 melhores dicas!

Como decorar meu casamento em 5 passos
Violeta Decorações – Foto: Divulgação

Se, por outro lado, o aspecto econômico não é um problema para você, trabalhe em uma decoração que reflita exatamente o que você está procurando, mas não exagere nem misture estilos devido à falta de conhecimento sobre o assunto. Nesse caso, é sempre positivo ter o conselho de profissionais, desde que você possa assumir a liderança ou, pelo menos, participar ativamente.

 

 

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Foto: Layla Eloá
Como organizar um casamento sem estresse em 365 dias: siga esses 107 passos!
Vocês decidiram casar e agora não sabem por onde começar? Fiquem tranquilos, pois lhe daremos uma mãozinha neste guia completo mostrando como organizar um casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações