X

Como dividir as tarefas do casamento: 7 dicas para subir ao altar com amor e sem estresse

Se a festa de casamento é a celebração do amor e da cumplicidade de um casal, nada melhor do que os preparativos serem feitos a quatro mãos. Afinal de contas, não parece uma boa ideia a noiva ficar sobrecarregada ou o noivo ser coadjuvante na própria festa. Todos querem ver um noivo feliz e uma noiva radiante no altar.

Pode parecer impossível, mas sim, é possível! Veja as 10 ações para você ser uma noiva extremamente feliz e tranquila!

Saiba mais sobre “Fabio Oliveira Fotografia”
Foto: Fabio Oliveira Fotografia

Pensando nisso, listamos 7 dicas para tornar a organização do casamento de vocês, algo prazeroso e divertido, tanto para noiva quanto para o noivo!

1. Converse sobre a divisão de tarefas

Antes de definir os detalhes, o casal precisa conversar! Pegue todas as dicas para noivos que estão a caminho do altar, organizem-se para conversar sobre cada tema. Se a noiva espera participação ativa do noivo, ela deve ser clara. Caso o noivo queira dar pitacos em todas as escolhas, ele precisa se manifestar. “Fui sincera desde o começo. Disse ao meu marido que o casamento não era somente meu e que eu queria uma festa com a nossa cara. E foi!”, conta a jornalista Amanda Serra.

Amanda e Diogo compartilharam as tarefas do casamento. Foto: Carol Guasti.

Há também quem não se importe em resolver tudo sozinha, como a designer Beatriz Coimbra. O importante é todos estarem à vontade. “Eu curti cada momento, mas sempre pedia a opinião em tudo. A participação dele era mais tímida, aprovando tudo”, brinca a designer.

2. Distribua as tarefas de acordo com a afinidade de cada um

Quando os noivos assumem missões prazerosas, de acordo com as suas facilidades e preferências, a obrigação vira diversão. “O Renato ficou responsável pelas atividades que mais gostava: bebidas, música e buffet. Mas ele opinou em tudo, inclusive nas frases do convite de casamento, e fomos juntos a todos os fornecedores. No final, a festa estava do nosso jeito. Ninguém ficou sobrecarregado e temos apenas boas lembranças desse período”, comenta a publicitária Paula Miranda.

Saiba mais sobre “Mira Cerviño”
Foto: Mira Cerviño

3. Respeite a opinião do outro

Lembre-se de que você não está casando sozinho ou sozinha. Portanto, ouça a opinião do seu noivo ou noiva antes de tomar qualquer decisão. Os dois precisam estar de acordo com o que será decidido. “Se as opiniões forem completamente divergentes em determinado item, cabe ao casal conversar e ceder um em prol do outro”, afirma a cerimonialista Fernanda Gurjão.

4. Compartilhe as informações

O diálogo é fundamental durante o planejamento do casamento. Assim, os dois sempre estarão cientes de cada detalhe e ninguém será surpreendido. “O dia do casamento não pode ser uma caixinha de surpresas”, ressalta a cerimonialista Giane Marques.

Saiba mais sobre “Mira Cerviño”
Foto: Mira Cerviño

5. Entre em sintonia com os fornecedores

Deixe claro para os fornecedores do seu casamento que noivo e noiva querem receber todas as informações e atualizações. “Meu namorado é presença garantida nas reuniões e criou uma planilha online para que pudéssemos editar em conjunto”, conta a tecnóloga em gestão empresarial Maiara Batista.

6. Peça ajuda quando precisar

Não assuma mais responsabilidades do que você consegue. Se você não estiver dando conta ou está ficando muito cansado, acione seu noivo ou noiva. “Quando percebi que ele não estava ajudando o suficiente no planejamento do nosso casamento tivemos uma conversa séria. Depois disso, ele aprendeu até a fazer lacinhos Tiffany melhor do que eu!”, comenta a administradora Laryssa Cuelar, que também dividiu com o marido Anderson Nascimento a confecção de outros itens da festa.

Veja também várias opções de lembrancinhas fáceis de casamento diy e low cost!

Saiba mais sobre “D.Lima Produções”
Foto: D. Lima Produções

7. Pratique o amor

Os possíveis desentendimentos não podem atrapalhar o relacionamento. “Para que não haja problema, a dica seria a mais simples possível: encontre a tampa da sua panela. As chances de se estressar com peculiaridades do casamento são praticamente certas, mas se você está com a sua outra metade, vocês vão se ajustar”, finaliza Laryssa.

Sabemos que um relacionamento não é fácil, mas confira os 10 segredos que farão de vocês um casal mais feliz!

Laryssa e Anderson. Foto: Gregory Kauffmann

Depois de tudo pronto, prepare-se para caminhar até o altar e aproveitar todos os minutos da melhor festa da sua vida!

Quer ver mais fornecedores de casamento? Confira os melhores para seu casamento no guia do Zankyou!

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação