Como escolher a banda que vai tocar no seu casamento: dicas de um expert!

Pista cheia, convidados animadíssimos e muita alegria até o sol raiar. Este é o sonho da grande maioria dos casais, que desejam fechar seu grande dia com chave de ouro. Mas no momento da contratação da banda, os noivos podem se deparar com diversas dúvidas, como a seleção de seu setlist, quem se responsabiliza pelo som e iluminação, ou até mesmo, como encontrar profissionais que realmente estejam de acordo com seu estilo. Para esclarecer todas as suas dúvidas, batemos um papo com Rodrigo Falcão, músico e proprietário da consagrada Banda Prime, que nos deu várias dicas sobre como escolher a banda que vai tocar no seu casamento! 

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

Uma ideia inovadora!

Rodrigo é engenheiro formado pela Unicamp, e enquanto trabalhava, mantinha sua paixão pela música tocando e cantando por hobby. Há 14 anos atrás, uma pessoa de sua família estava de casamento marcado e pediu sua ajuda para encontrar a banda ideal para sua recepção. Porém, Rodrigo lembra que, nesta época, as bandas de casamento eram muito diferentes do que são hoje, pois possuíam um formato muito clássico, com figurinos antigos e os músicos não pareciam estar felizes no palco.

“Na época, o que chamou mais atenção, é que as bandas costumavam levar uma pastinha que continham as letras das música. Os cantores ficavam lendo e não interagiam com os convidados.

Banda Prime – Foto: divulgação

E foi desta forma que o músico descobriu uma nova oportunidade neste mercado. Decidiu juntar alguns amigos e formou uma banda para tocar neste casamento que ocorreu no ano de 2002, dando início a sua nova empresa. A visão inovadora de Rodrigo, fez com que a Banda Prime conquistasse não apenas o mercado nacional, mas também o internacional, se consolidando como uma das melhores empresas de shows do país.

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: divulgação

A Empresa

Apesar de ter seu início no ano de 2002, foi em 2005 que a Banda Prime se consolidou no mercado, pois apresentava uma proposta diferenciada, cuja essência continua envolvendo: excelente relação custo-benefício, festas com maior duração e envolvimento com os convidados, e personalização de acordo com o perfil de cada cliente. Em 2008 a Banda Prime já fazia tanto sucesso, que a empresa passou a oferecer mais 6 bandas para seus clientes:  The Flavours, Action, Neo e Summer Jam, especializadas no segmento de casamentos, além da Inova e Aventus, criadas para atender a outros tipos de eventos. Outro grande diferencial da empresa é a forma como ela trata seus clientes, sempre com muito carinho, atenção e respeito.

“Na minha empresa é obrigatório atender ao telefone no primeiro toque. Quem já é cliente possui prioridade em relação ao atendimento, inclusive implantamos uma área exclusiva com acessos mais diretos, onde os noivos podem tirar dúvidas instantaneamente. Nossa empresa é pró ativa em tudo o que faz, somos nós que buscamos os clientes já com a solução. Temos um grande escritório em São Paulo, com muitas vagas de estacionamento gratuitas, inúmeras salas de reunião e prezamos pela pontualidade. A meta é que o cliente nunca precise utilizar o sofá de nossa sala de espera! Afirma Rodrigo.

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: divulgação

Todo esse trabalho e dedicação resultou em um grande sucesso, e consequentemente em uma agenda lotada, não apenas para a Banda Prime, mas também para as outras bandas relacionadas a casamentos, disponibilizando algumas datas apenas para 2018. A banda também se destacou entre os fornecedores do casamento mais LINDO de 2016 publicado no Zankyou: festa clássica e luxuosa de Gabriela & Caio!

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: divulgação

Dicas do expert

Como a empresa não possui disponibilidade para atender casamentos durante o próximo ano, Rodrigo contribuiu com toda sua expertisse, oferecendo dicas incríveis, para facilitar a vida de casais que estão em busca de uma banda para arrasar em seu grande dia. Confira!

1. Quando contratar?

Para todo e qualquer tipo de profissional que seja único, como um fotógrafo, decorador ou banda, o prazo de contratação deve ser, no mínimo, de 18 meses de antecedência. Só para se ter uma ideia, a média de contratação para a Banda Prime é de 15 meses, mas esta média sobe para 18 meses para casamentos realizados aos sábados.

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: divulgação

2. Envolvimento profissional

O profissional deve estar envolvido com o sonho dos noivos. Quando noivos contratam uma das bandas da empresa de Rodrigo, um mês antes é marcada uma reunião onde a conversa perdura por horas, pois o empresário procura entender bem este sonho, afim de realizá-lo do jeitinho que eles querem.

Nosso expert diz que os noivos devem sempre se perguntar: “este profissional que estou contratando, está empenhado em realizar a festa exatamente da forma que eu desejo? Esta pessoa está envolvida com meu sonho?”

3. Confiabilidade da empresa

Verifique se a empresa é bem consolidada. Procure se informar bem sobre a solidez da empresa, busque referências, consulte sites como Procon, Reclame Aqui, pesquise o CNPJ, entre outras alternativas. Rodrigo comenta que os indícios de que algo não vai bem costumam surgir com pelo menos 2 anos de antecedência, então, se sua data está marcada para daqui há 1 ano, haverá tempo suficiente para se precaver e evitar possíveis problemas.

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: divulgação

4. Formação da banda

“Garanta que a formação da banda é única e que a empresa se compromete de te entregar o que você está contratando hoje, independente da antecedência com a qual foi realizada a contratação.”

Rodrigo comenta que isso diminui o risco de contratar a banda a partir de um vídeo gravado há 2, 3 anos atrás, e no momento de seu casamento se apresentarem músicos completamente diferentes. Outro ponto importante destacado por nosso expert, é que quando a formação da banda é fixa, existe entrosamento, evitando a possibilidade de desencontros no palco e o risco de algum profissional desconhecer determinada música, por isso indica que os noivos devem garantir juridicamente a formação contratada.

5. Estrutura de som e iluminação 

Tanto a estrutura de som quanto a iluminação causam um impacto na festa de duas formas diferentes:

Visual: a banda ocupa um espaço relevante no salão, repercutindo diretamente na decoração da festa. Então garanta que a banda contratada leve uma estrutura bonita, moderna e com um excelente acabamento.

Qualidade: certifique-se de que a empresa possua equipamentos de qualidade, que irão deixar o som e a iluminação agradáveis para os convidados. O som deve estar adequado para quem quer dançar, sem incomodar a conversa das pessoas que se encontram fora da pista. A iluminação deve estar no ponto certo, sem exageros ou com o ambiente pouco iluminado.

“Pouca iluminação faz com que as fotos da festa fiquem escuras, já a iluminação excessiva, incomoda os olhos dos convidados e faz com que as fotos fiquem estouradas.” Ressalta Rodrigo.

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: Edu Federice

6. Iluminação X decoração

A banda deve entender o projeto de decoração, por isso o link entre o decorador e o profissional contratado é tão importante, pois a iluminação do palco deve estar totalmente de acordo com o cenário proposto para o casamento. A Banda Prime possui diversos tipos de equipamento, que se adequam de acordo não só com o projeto decorativo, mas também com o espaço onde será realizado o casamento.

“Nós também temos o cuidado de conversar com fotógrafos e videomakers, e costumamos acender as luzes por 30 segundos antes da entrada dos noivos no salão, para que estes profissionais possam adequar suas câmeras ao ambiente.” Diz Rodrigo.

7. Exigências da banda

A Banda Prime possui uma única exigência: ter as condições mínimas para oferecer aos noivos o que eles querem. Inclusive, a empresa possui uma política onde músicos e funcionários são proibidos de consumir bebidas alcoólicas durante o evento. Rodrigo recomenda que os noivos verifiquem as exigências da banda, para ver se elas são coerentes com o serviço que será apresentado.

“Bandas que pedem quartos de hotel, vagas de estacionamento, toalhas brancas, duas garrafas de whisky, não são o tipo de banda para seu evento. O maior conforto deve ser destinado sempre para os convidados.” Conclui.

Banda Prime – Foto: Edu Federice

8. Repertório

Além de se adequar ao seu estilo, a banda contratada deve estar preocupada, antenada e informada em relação aos grandes sucessos da atualidade, pois são eles que irão animar de fato sua pista. Nosso expert dá exemplos como Despacito (Luis Fonsi e Daddy Yankee), Você partiu meu coração (Nego do Borel), Cheguei (Ludmilla), e diz que deixar de tocar músicas como estas, em um casamento nos dias de hoje, é um grande erro.

“E isto ocorre quando a banda desconhece ou não está preocupada com estas músicas que explodiram há pouco tempo. Então, além da banda estar conectada ao seu estilo, ela também deverá estar antenada para passar estas informações para os noivos, do que é importante e imprescindível para animar sua festa.

9. Pedidos específicos

Alguns casais possuem um estilo musical bem definido, como rock, funk, samba, entre outros, e em alguns casos, gostaria que sua festa girasse em torno apenas de músicas que lhes agradam. Mas como isso poderia funcionar?

Rodrigo: “tudo funciona em uma festa de casamento, desde que seja colocado em um momento adequado. Deve-se entender o perfil dos convidados: pais, tios, avós, quantas pessoas entre 20/30 anos, quantas entre 12/20 anos.”

Em uma festa com uma proporção normal de convidados, é montado o setlist variando entre músicas que estejam diretamente relacionadas com o gosto dos noivos, canções que estejam em simetria com o pedido do casal, mas que são ou já foram grandes sucessos, e pequenas inserções que atendam exatamente ao perfil dos convidados, pois o casamento deve se tornar uma balada para todos. A meta é que ao final da festa se ouça o seguinte comentário: o casamento teve tudo haver com eles e foi bom para todos os presentes!

Banda PrimeEntre em contato com a Banda Prime
Banda Prime – Foto: Danilo Maximo

10. Bandas não especializadas

Alguns casais buscam por algo diferente, como aquela banda de rock do barzinho que sempre frequentam ou aquela dupla sertaneja, que costuma tocar em locais pequenos, e possui um valor acessível para seu casamento. Se este é seu desejo, você pode e deve contratá-los.

Entretanto, Rodrigo alerta que “se a banda não é especializada em casamentos, tenha uma excelente assessoria para garantir que essa banda vai trabalhar dentro dos moldes deste tipo de celebração. Lembrando que estes profissionais não possuem estrutura de som, iluminação e técnicos, que deverão ser contratadas por fora.”

Dica de ouro!

Divirta-se! Os convidados sempre querem estar perto dos noivos, portanto, se você quer seus convidados na pista – esteja nela!

Banda Prime – Foto: divulgação

Além de ser um grande visionário, excelente músico e empresário com valores sólidos, Rodrigo Falcão se demonstrou como um ser humano incrível, e ao final da entrevista, se colocou à disposição para um papo com noivos, que não conseguiram ou puderam contratar sua banda, a fim de fornecer mais dicas por telefone ou até mesmo pessoalmente!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Christina Gall - Foto Sergio Ronaldo
Como escolher o profissional que vai fazer o seu cabelo e maquiagem de noiva: acerte o profissional que vai cuidar do seu visual
Para estar deslumbrante no seu grande dia, penteado e maquiagem devem estar impecáveis! Veja nossas dicas e acerte ...
0s 10 mandamentos para escolher o traje do noivo: Dicas do expert Eduardo Guinle
0s 10 mandamentos para escolher o traje do noivo: Dicas do expert Eduardo Guinle
Se você é daqueles que acredita que basta alugar um terno qualquer para o seu casamento, você está muito enganado. ...
Como escolher o traje do noivo: dicas para que ELES também sejam protagonistas!
Como escolher o traje do noivo: dicas para que ELES também sejam protagonistas!
As mulheres têm muitas opções para escolher o vestido do seu casamento. Mas o traje do noivo, embora mais restrito,...
Os 15 erros de beleza mais COMUNS que você NÃO vai cometer: dicas de uma expert!
Os 15 erros de beleza mais COMUNS que você NÃO vai cometer: dicas de uma expert!
Existem alguns erros de beleza que são mais comuns do que outros. Listamos os 15 mais habituais para tentar FUGIR deles, definitivamente. Para nos ajudar, perguntamos à maquiadora e hair stylist Jeane Santos, o que fazer para driblar estes errinhos que podem ser desastrosos. Anote!
Mini guia para escolher a joia perfeita do seu look de noiva: 17 dicas de uma expert!
Mini guia para escolher a joia perfeita do seu look de noiva: 17 dicas de uma expert!
Confira as dicas da designer de joias Alessandra Cazzaro para encontrar uma peça especial e que valorize o seu look.
Como escolher o vestido de festa para um casamento de dia: dicas de uma expert!
Como escolher o vestido de festa para um casamento de dia: dicas de uma expert!
Você foi convidada pra um casamento durante dia e ficou completamente sem ideia do que vestir? Separamos algumas dicas para que você nunca mais fique confusa!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Você trabalha no mundo dos casamentos?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações