Como escolher a formação ideal do grupo de música para cerimônia de casamento?

Muitos casais que pretendem contratar um grupo musical ou orquestra para suas cerimônias podem se perguntar: qual a melhor formação para o grupo musical do grande dia? Quantos músicos são necessários? Quais instrumentos?

Algumas denominações fazem os clientes se confundirem logo na busca pelo serviço. Coral é o nome dado para um conjunto de cantores e cantoras. Porém, virou costume chamar qualquer grupo de cerimônia de “coral”. Clarins são da família dos trompetes e não dos clarinetes, etc.

As dicas abaixo vão ajudar a elucidar algumas dúvidas constantes que podem aparecer na busca do grupo musical perfeito.

Para escolher a formação mais apropriada do grupo é pertinente definir se o casal prefere que todas ou a maioria das músicas sejam eruditas – isso quer dizer se serão peças de compositores clássicos ou até mesmo trilhas sonoras com arranjos orquestrais. Neste caso é interessante conter instrumentos que representam os de uma orquestra, mesmo que mais compacta. Esta pode conter elementos de cordas, sopros, percussão e vozes (se não for apenas instrumental).

Saiba mais sobre “Orquestra Ibarra”
Foto: Orquestra Ibarra

Um grupo compacto que atenda bem o requisito de execução de músicas eruditas pode ser: Piano (ou teclado com som de piano), violino (pode ser usado para cortejo), violoncelo, trompete (pois o mesmo músico pode fazer a função do clarim), trombone (pois o mesmo músico pode fazer a função do trombone triunfal formando um duo para a entrada da noiva), saxofone (alguns também tocam flauta transversal), percussionista, cantores e cantoras (múltiplos de quatro, no caso de arranjos para coro).

Existem orquestras com dezenas de músicos, com mais instrumentos de cordas (violas orquestrais, harpa, mais violinos), de sopros (trompas, tubas, clarinetes), cantores e cantoras (baixos, tenores, contraltos, sopranos) enfim, vai depender da intenção e também do tamanho da igreja ou do espaço onde será realizada a cerimônia.

A Orquestra Ibarra possui uma formação versátil e sem dúvida o efeito é super emocionante.

Com a facilidade da internet hoje em dia fica fácil conhecer os timbres de cada instrumento de uma orquestra, basta pesquisar pelo nome deles e ouvir. Vale lembrar que a escolha da formação do grupo depende do que o casal almeja para sua cerimônia e alguns detalhes como qual rito religioso será seguido.

Se a cerimônia for católica, os noivos podem contratar um tenor ou uma soprano para canções como a “Ave Maria”. Outras religiões já não possuem a mesma tradição. Se a noiva for entrar com a marcha nupcial e desejar uma entrada triunfal, os clarins são os mais tradicionais (o ideal são dois ou múltiplos de dois para causar mais impacto).

É possível contratar um grupo mais versátil que toca tanto músicas populares quanto eruditas, para isso é necessário pesquisar mais a fundo, pedir indicações e inclusive acompanhar o grupo em alguma demonstração para ter ideia de como é o trabalho ao vivo.

Conheça o trabalho da EmCanto Música para cerimoniais.

A Banda In Concert, por exemplo, conta com os dois estilos juntos ou separadamente, e uma novidade exclusiva, o Acoustic Group, que é um grupo de músicos que trabalha com instrumentos populares exóticos, como ukulelê, escaleta, cajón, gaitas, baixolão, entre outros. Porém, este grupo combina mais com cerimônias a serem realizadas em espaços alternativos para casamento e não para igrejas.

O importante é escolher o grupo que melhor irá executar as músicas que forem escolhidas. Claro que nenhum casal é obrigado a saber tudo sobre música, pois esta é a função dos grupos musicais, mas é sempre importante pesquisar um pouco antes, pois temos que dar a devida atenção a este momento único.

Conheça mais grupos musicais para seu casamento indicados pelo Zankyou.

Colunista

Raul Mozardo é diretor e vocalista da banda In Concert.

Você é especilalista em casamento e quer ser colunista do Zankyou? Entre em contato!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher o carro que você chegará no seu casamento? 6 dicas fundamentais!
Como escolher o carro que você chegará no seu casamento? 6 dicas fundamentais!
Umas das coisas que há que ter em conta durante a organização do casamento é a escolha do carro dos noivos. Na hora de escolher um modelo, não esqueça os aspectos do carro e o estilo da celebração.
Como escolher as flores perfeitas para a decoração do seu casamento? Conselhos MEGA úteis!
Como escolher as flores perfeitas para a decoração do seu casamento? Conselhos MEGA úteis!
Escolher as flores perfeitas para decorar um casamento não é tarefa fácil e pensando nisso, o Zankyou conversou com quem tem experiência e entende muito bem do assunto: a Perfect Flower.
Como escolher o buffet para o casamento? 10 dicas que facitam a vida dos noivos!
Como escolher o buffet para o casamento? 10 dicas que facitam a vida dos noivos!
Por isso, o Zankyou listou algumas dicas e conselhos, para que a sua escolha seja certeira e que o buffet o seu casamento torne-se um dos pontos altos da festa, deixando sabores inesquecíveis e aquele gostinho de quero mais!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações