X

Como escolher as cores do casamento: todas as dicas!

Na hora de começar a planejar o casamento, um dos passos mais importantes é eleger a cartela de cores da decoração. Além de tons que expressem a personalidade dos noivos, a cartela de cores pode definir, também, o estilo da recepção. A escolha e combinação de cores parece um assunto complexo, mas garantimos: não é um monstro de sete cabeças! Te contamos aqui como escolher as cores do casamento. Conheça todas as dicas!

Pantone 2017: Greenery é uma verdadeira celebração da natureza!

Condeixa Decorações – Foto: Felipe Lannes Fotografia

Segundo Cristina Flor Fernandes, decoradora da Cris Flor, o primeiro passo é entender as preferências dos noivos, as sensações que eles querem transmitir aos convidados e as possíveis paletas que os agradam. Depois, deve-se levar em consideração o espaço onde será realizado o casamento.

“Deve haver conexão entre a paleta escolhida e o espaço, uniformizando a linguagem visual. O papel do decorador é unir os desejos e sonhos dos noivos e os elementos do espaço para criar uma decoração impactante e harmônica”, afirma.

Entre em contato com Cris Flor
Cris Flor – Foto: Divulgação

Teresa Lamas, do Teresa Lamas Planejamento de Eventos completa, “A paleta de cores de casamento é um dos primeiros aspectos definidos durante a organização. Isso acontece porque os tons escolhidos pela noiva precisam combinar com outras questões importantes da cerimônia, como decoração, convites e buquê.”

Veja decoração das mesas do casamento 2017: ideias lindas e ecléticas!

Entre em contato com Teresa Lamas
Teresa Lamas Planejamento de Eventos – Foto: Divulgação

Escolhendo as cores

Tons base, como branco, bege, champagne e off-white são importantes como ponto de partida. A partir da escolha deles, pode-se adicionar outros tons complementares. Segundo Cris, quando entramos em um espaço, as nossas primeiras observações estão relacionadas às cores e suas sensações.

  • Frescor dos verdes e azuis
  • Romance com os tons de rosa
  • Acolhimento dos tons quentes de amarelos, laranjas, vermelhos.

Os tons pastel também são ótimas opções para criar um ambiente mais romântico e temático. Lembrando que tudo depende, também, do estilo do casamento. Um casamento com um tema pré definido, por exemplo, dá mais possibilidades para ousar nas cores. 

“Por isso, entender as sensações transmitidas pelas cores é essencial na composição de uma paleta”, Cris explica.

Entre em contato com a Cetim
Cetim – Foto: Tati Pinho

Teresa nos fala para pensar no conjunto da decoração, “Normalmente são escolhidas duas ou três cores centrais. Antes de tudo, imagine como você deseja todo o espaço com a decoração final. Considere a iluminação como um fator decisivo. Um foco colorido em flores amarelas, por exemplo, pode transformar completamente o cenário.” Folhagens, suculentas e musgo podem dar uma tonalidade linda com uma boa iluminação.

Entre em contato com Teresa Lamas
Teresa Lamas Planejamento de Eventos – Foto: Divulgação
Agende um horário com Cacá & Caká
Cacá e Caká – Foto: Divulgação
Entre em contato com Feitiço das Flores
Feitiço das Flores – Foto: Raissa Barbi

Combinando tons

Na hora de combinar tons, tenha em mente que a ideia principal para não errar é organizar as cores e criar uma “conversa” entre os tons. Por exemplo: não adianta escolher tons totalmente distintos sem uma base/inspiração/ligação entre eles.

Lembre-se de que escolher tons complementares também é uma opção certeira. “Qual cor complementa melhor o tom base do seu casamento?”. Faça essa pergunta a si mesmo (e ao seu decorador!) e a partir daí, escolha a cartela de cores.

Decoração de casamento estilo provençal: o lado mais charmoso da França na sua festa!

Entre em contato com Condeixa Decorações
Condeixa Decorações – Foto: Fabio Ferreira Fotografia
Agende um horário com Cris Flor
Cris Flor – Foto: Divulgação

Destaque nos detalhes

Para quem deseja escolher tons mais marcantes, vale investir nos detalhes. Quer adicionar pink, vermelho ou outro tom mais vibrante? Insira-os em pontos específicos e distintos para criar destaques discretos e especiais.

E lembre que isso vale até para os convites, pois como nos conta o pessoal da Premier Cerimonialo convite transmite a identidade de sua festa, se será uma festa mais clássica ou descontraída… as cores que em sua maioria das vezes representam as cores que serão encontradas em sua festa”.

Entre em contato com Premier Cerimonial
Premier Cerimonial – Foto: Divulgação
Agende um horário com Cris Flor
Cris Flor – Foto: Divulgação
Agende um horário com Cacá & Caká
Cacá & Caká – Foto: Divulgação

Visualmente, esses tons mais chamativos utilizados nos detalhes criam uma identidade visual de mais personalidade.

Dica: aposte em arranjos distintos, detalhes da mesa como souplats e guardanapos,etc. “Acho importante ter coragem para ousar e fazer combinações inusitadas e que dão super certo. Para isto é preciso repertório, estar por dentro das tendências em decoração de festas, design, arquitetura e interiores, moda, pois são elementos que nos ajudam a sair da zona de conforto”, finaliza Cris.

Se você está pensando em algo totalmente diferente para a sua festa veja a nossa matéria sobre 20 ideias para decoração de casamentos rústicos: crtl c + crtl v

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação