Como escolher as músicas para o seu casamento em 5 passos

Como escolher a música do seu casamento em 5 passos
Crédito: Shutterstock

A música é um dos principais elementos do casamento. Muitas vezes ela não é suficientemente valorizada, mas seu poder é vital para acompanhar sentimentos, situações e despertar emoções. Com o grande dia em mente, faça um menu musical de acordo com suas expectativas, procurem equilíbrio e, aproveitem ao máximo para que essa seja uma das lembranças mais importantes do casamento de vocês.

Não se esqueçam que a música tem um efeito extraordinário na vida em geral e pode suavizar ou melhorar todos os tipos de sensações. Vocês querem a melhor trilha sonora possível para o seu casamento? Sigam estes cinco passos e comecem a sentir o ritmo.

Passo 1. Personalidade

Mais uma vez, lembrem-se de que o casamento é de vocês. Vocês são os protagonistas deste evento e ninguém pode ganhar mais destaque, principalmente no tema musical. Apesar dos gêneros mais comerciais que estão na moda, cada pessoa tem um estilo. A música é muito pessoal!

No entanto, devemos pensar também nos convidados. Uma vez que a música é um elemento quase permanente em uma celebração como essa, deve acompanhar a noite sem pecado de extravagância ou tédio. Embora vocês tenham que manter seus gostos, tenham em mente que seus convidados devem estar confortáveis. O casamento é de vocês e deve ter esse toque pessoal, mas também é organizado pensando nas outras pessoas. Portanto, evite os gêneros radicais e aponte para o equilíbrio.

Como escolher as músicas do meu casamento
DJ Scarlet – Foto: Divulgação

Passo 2. Cerimônia: clássicos vs. contemporâneos

Depende muito do tempo da cerimônia. No caso das celebrações religiosas, apostem nos clássicos que preencheram espaços espirituais por décadas, geralmente em versões apresentadas por um coral ou um quarteto de cordasEstes geralmente incluem, entre o seu repertório, música clássica conhecida ou desconhecida, mas também versões acústicas de músicas atuais que, realizadas por músicos experientes (da Igreja ou escolhidos pela noiva e noivo), animam no ponto certo os diferentes momentos da cerimônia como a entrada da noiva, entre as leituras, após a troca de alianças, após a comunhão e a saída dos noivos da Igreja. Informem-se sobre os serviços oferecidos pelo espaço da celebração, talvez vocês não precisem contratar um grupo.

Nos casamentos civis, a música é menos limitada e aparece de várias maneiras. A contratação de uma banda é a opção que mais recomendamos. Eles podem reinterpretar as músicas favoritas do casal, muitas delas escolhidas apenas para a ocasião, e imprimem um brilho especial, geralmente adequado para um evento que pretende ser emocionante e solene. Neste caso, a voz é um dos mais importantes “instrumentos”, e há mais variedade de instrumentos, como a percussão, presente em estilos como o jazz, blues ou rock. Se você ainda não tem uma banda, dê uma olhada no Guia de Fornecedores do Zankyou, ele está cheio de profissionais especializados neste tipo de celebração.

Veja como fazer um casamento com música ao vivo desde a entrada dos noivos. Sucesso garantido!

Como escolher as músicas do meu casamento
Coral Del Chiaro – Foto: Divulgação

Passo 3. Momentos especiais e intermediários

Ao longo da noite, que geralmente dura várias horas, é conveniente que a música perca a destaque até o final da festa, mas que, por sua vez, não desapareça completamente. Deve sempre estar lá e definir os momentos mais importantes da noite, bem como os momentos intermediários.

Durante o coquetel, recomendamos o uso de música de fundo, seja com banda ao vivo ou com músicas que toquem em todo o ambiente. Também durante o grande jantar, desde que não incomode os convidados e simplesmente adicione “um pouquinho de sal” à ocasião.

Nos momentos especiais, como a entrada dos noivos ou corte do bolo, a música deve aumentar de volume. Em caso de banda ao vivo, isso pode animar os diferentes momentos e, assim, os convidados. Para fazer isso, dê uma olhada nos profissionais que vocês podem contratar para um dia inteiro.

Confira as músicas para a primeira dança dos noivos: as 25 melhores do mundo!

Passo 4. A primeira dança

A escolha desta música depende unicamente de vocês. Felizmente, é a hora do casamento em que vocês podem ter uma maior liberdade musical e vocês podem se arriscar em todos os tipos de gêneros, mesmo os mais radicais que excluímos dos momentos anteriores. Vocês gostam de tango? Uma música heavy metal? Poucos noivos recorrem às canções tradicionais e geralmente escolhem algo da sua coleção pessoal para sentir essa conexão única que só a música é capaz de proporcionar. Ao escolher um tema do casal, ele adquire um nível de conexão único durante a dança, e os noivos tendem a se sentir como se fossem as únicas pessoas no mundo naquele momento. Nesse sentido, a dança não precisa ser uma valsa, mas sim determinada pelo gênero musical da canção escolhida.

Outra opção, e uma das mais divertidas, é fazer uma coreografia. Pode ser só entre os noivos ou também com a participação dos padrinhos. Embora os nervos possam atrapalhar um pouco, especialmente se vocês não são muito hábeis nesta arte, vale a pena adicionar a originalidade que os casamentos mais lembrados costumam trazer.

Como escolher as músicas do meu casamento
DJ Wagner Tacla – Foto: Amor & Nós

Passo 5 . A balada e o equilíbrio.

A balada é a cereja no topo do bolo. Mas também é perigoso se vocês não conseguem alcançar o equilíbrio, aquele que satisfaz a maioria dos participantes. Por esta razão, insistimos que vocês não se deixem levar completamente pelos seus gostos, porque muitas vezes eles chocam com os da maioria e em um casamento todos devem estar à vontade. Isso não implica que vocês só coloquem músicas 100% pop e modernas, mas, dentro desse escopo, vocês podem escolher as músicas que vocês mais gostam, com pequenas contribuições pessoais.

As pessoas mais velhas estarão satisfeitas com as músicas mais melódicas que lhes permitem remover um pouco o esqueleto na pista de dança, mas para o resto das pessoas é preciso combinar clássicos com músicas modernas. Apostar em hits do momento, lembrando sempre do gosto musical de vocês, garante o sucesso na pista de dança.

Como escolher as músicas do seu casamento
Foto: Lentes Claras Fotografia

Se vocês quiserem estruturar as etapas da festa, comecem com músicas tradicionais e continuem com o pop atual nacional e internacional, um pouco de axé e sertanejo (se esse for o estilo dos noivos), R&B dos anos 2000 e 2010, a música de ontem e hoje (vocês já sabem, os dos anos 80, 90 e 2000 que nunca saem de moda) e rock sempre para o fim.

Faça o nosso teste e descrubra qual é o tipo de música perfeito para o seu casamento!

Quer mais dicas? Confira o nosso vídeo!

Deixe seu comentário

Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Escolher o fotógrafo para o seu casamento não é nada fácil. Por isso, te contamos quais são os 5 passos para eleger o profissional que vai captar as lembranças do grande dia da sua vida da melhor.
Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o sapato de noiva para o meu casamento em 5 passos
Antes de escolher seus sapatos de noiva, leia nossos 5 conselhos para não errar. Lembre-se, é o seu grande dia e para estar linda, é preciso estar confortável para aproveitar todos os minutos até o final da festa.
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer
O buquê é um dos acessórios mais importante para uma noiva. Eles podem ser de diferentes formatos e cores. Conheça os 5 passos para acertar na escolha do seu buquê.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações