Como escolher e usar uma coroa de noiva? Confira estas dicas!

Como escolher e usar uma coroa de noiva? Confira estas dicas!

Está pensando em usar uma coroa de noiva em seu casamento? Então você precisa conferir as dicas da especialista de acessórios de noivas, Beth Bressanin, para escolher a peça perfeita para você estar deslumbrante no grande dia!

Como escolher e usar uma coroa de noiva? Confira estas dicas!
Foto: Vinícius Gasparoto
  • Acessórios noiva
  • Recomendações
  • Guest-blogger

Se você não é da realeza, mas apenas uma pessoa comum, sabe que a coroa é praticamente exclusividade das noivas e escolher a coroa de noiva certa, como usá-la e com o que combiná-la requer certo conhecimento.

Leve em consideração o que você vestirá com ela. A peça deve complementar — e não sobrecarregar — seu vestido de noiva. Por exemplo: se o vestido for adornado com contas de cristal, uma coroa de cristal seria a melhor opção, se for adornado com pérolas, uma de pérolas seria a mais compatível. O mesmo serve no caso dos acessórios. A coroa deve combinar com as demais joias, não brigar com elas. Se as outras peças são de prata e brilhantes, escolha uma coroa desses mesmos materiais.

Veja também: Como escolher os acessórios para as noivas?

O penteado de noiva com coroa também precisa ser levado em conta. Diferentes coroas  são mais adequadas a certos penteados. Se você já decidiu como usará o cabelo, escolha uma coroa de acordo. Por exemplo, um coque de noiva com coroa combina melhor com uma peça pequena do que com uma grande e longa.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Escolha uma coroa compatível com o formato do seu rosto. Não há regras definidas a respeito da coroa que cada pessoa deve usar, mas certos tipos complementam melhor certos formatos de rosto. Em geral, evite uma peça cujo formato seja oposto ao do seu rosto.

salvarcoroa de noiva
Foto: Valeska Cordeiro

Se você tem o rosto triangular, escolha uma coroa com um ápice em forma de “V”, que cria a ilusão de um rosto mais comprido. Se tem o rosto comprido, escolha uma de espessura mínima e que cubra o topo de sua cabeça homogeneamente e evite itens altos e pontudos. Se tem o rosto oval, pode usar coroas de quase todos os formatos, apenas evite uma dotada de um ápice central, que pode fazer com que seu rosto pareça mais comprido. Se tem o rosto redondo, escolha uma tiara alta ou com um ápice, que pode fazer com que o rosto pareça mais comprido. Evite coroas arredondadas.

Outra dica é dar preferência à coroas ligeiramente inclinadas. Quando ela for colocada sobre uma superfície regular, a face dianteira deve ficar ligeiramente inclinada para a frente. Isso faz com que a peça emoldure seu rosto da maneira apropriada.

Verifique se a coroa se encaixa confortavelmente em sua cabeça. Uma peça grande demais escorregaria em seu cabelo. Se necessário, entorte as hastes laterais até que ela sirva. Evite entortá-las para baixo, pois isso pode danificá-las. Da mesma maneira, a coroa não deve ser muito apertada, ou poderá causar uma dor de cabeça depois de certo tempo de uso.

salvar
Foto: Vinícius Gasparoto

Esconda as pontas da coroa caso você vá usar o cabelo solto. De maneira geral, o cabelo solto tem um aspecto demasiado casual para a coroa, comumente associada a formalidade e suntuosidade. Se ainda sim optar pelo cabelo de noiva solto com coroa, cubra as hastes do acessório com mechas do cabelo. Dessa forma, ela se mesclará melhor com seu visual. Considere a possibilidade de cachear ou ondular ligeiramente o cabelo, o que confere certo movimento e graça ao penteado. Para um estilo casual, a coroa de flores para a noiva é sempre um acerto. Uma noiva com coroa de flores é perfeito para um casamento boho e mais despojado.

Não deixe de conferir: As tendências de acessórios para noivas 2020

Se possível, crie algo em que a coroa possa se segurar. Num penteado solto, ela não terá muita aderência. Trance ou torça os cabelos da região das têmporas numa corda. Puxe essas “cordas” para trás, enrolando-as em torno do crânio, e prenda-as com um grampo logo acima da orelha. O arco da coroa será amparado por essas tranças ou feixes retorcidos de cabelo.

salvar
Foto: Vinícius Gasparoto | Produção: Jana Matias

Faça um coque alto para um estilo clássico e máxima aderência. Você pode arrumar seu cabelo num impecável coque de bailarina ou num coque frouxo e bagunçado. Trançar o cabelo ou prendê-lo num rabo de cavalo também são boas opções. Para dar mais volume ao rabo de cavalo, desfie o cabelo do topo da cabeça com um pente fino.

Uma noiva de coroa costuma ser clássica, então pense nisso antes de optar por essa opção. Há certos tipos de acessórios que caem bem com certos tipos de roupa, e a coroa é um deles. Assim como você não vestiria uma calça de moletom com uma camisa elegante, também não colocaria uma coroa com camiseta e calça jeans.

salvar
Foto: Vinícius Gasparoto

Dica

Noivas costumam contratar um cabeleireiro para ajudá-las com a arrumação no dia do casamento. Se esse é o seu caso, discuta com o profissional antecipadamente se ele pode trabalhar com a coroa e os outros acessórios que você pensa em usar.

E o mais importante: Use a coroa com confiança!

Artigo escrito por Beth Bressanin

Beth Bressanin é formada em artes e pedagogia e está no mercado de acessórios personalizados há 15 anos. A profissional trabalha com locação de acessórios e tem em seu portfólio famosas como Susana Vieira e Ana Maria Braga. Beth rebeceu o Prêmio Top of Mind como melhor empresa de Acessórios Personalizados de Ourinhos e interior de São Paulo.